Criada em 2019, a conta gov.br é basicamente uma ferramenta que facilita o acesso do cidadão aos serviços públicos de forma segura e digital.
Além da própria plataforma gov.br, os usuários podem utilizar as credenciais para acessar serviços como a carteira nacional de habilitação digital, a carteira de trabalho digital, o serviço de Valores a Receber do Banco Central, o Meu INSS, entre outros.
E é justamente por conta da grande quantidade de dados importantes que o cadastro armazena que ele se torna tão visado por golpistas, no intuito de realizar diversas atividades fraudulentas.
Contudo, existem algumas formas práticas de deixar a conta gov.br mais segura, através de artifícios fornecidos pelo próprio governo. Conheça mais sobre cada um deles e saiba como ativá-los abaixo:
Verificação em duas etapas (2FA)
Também conhecida como “autenticação em dois fatores, a medida de segurança é válida para qualquer nível da conta gov.br, e adiciona uma camada extra de segurança ao processo de login.
Isso porque, além de inserir o CPF e a senha, também será exigido do usuário um código de verificação, que só pode ser gerado pelo aplicativo gov.br do titular.
- Como ativar a verificação em duas etapas?
A habilitação da função é feita diretamente pelo aplicativo gov.br, acessando a seção de “segurança da conta”. Com isso, basta localizar a opção de “verificação em duas etapas” e ativá-la.
Desta forma, em todo site ou app que houver a possibilidade de acessar com a conta gov.br, também será necessário informar o código de verificação, que é aleatório e muda após um determinado tempo.
Gestão de dispositivos autorizados
Esta segunda funcionalidade permite que o usuário gerencie quais dispositivos (computadores, celulares, tablets, entre outros) poderão ter acesso à sua conta gov.br. Dispositivos marcados como “confiáveis” não precisarão fornecer o código de verificação.
- Como ativar a gestão de dispositivos autorizados?
Assim como a verificação em duas etapas, esta funcionalidade também pode ser encontrada na seção de “segurança da conta” do aplicativo gov.br.
Ao selecionar a opção de “dispositivos autorizados”, o usuário pode visualizar a lista de dispositivos autorizados, excluí-los ou verificar o histórico de acessos.