Apesar ser o CEO da Tesla, a famosa empresa automotiva e de armazenamento de energia dos Estados Unidos, o bilionário Elon Musk não recebe nenhum tipo de remuneração por seu trabalho desde 2017.
A revelação foi feita por Kimbal Musk, o irmão mais novo do empresário, durante uma entrevista ao programa Squawk Box, da CNBC. De acordo com ele, Elon está há anos sem receber salário ou bônus da companhia.
Isso ocorre pois a maior parte da sua compensação é baseada em ações valiosas, que inclusive lhe dão mais controle sobre a companhia. Apesar disso, Kimbal defendeu que seu irmão deveria ser pago, mesmo que isso dependa da decisão de acionistas.
“Acho que meu irmão merece ser pago. Vou deixar os acionistas decidirem isso”, disse o empresário, que além de integrar o conselho da Tesla, também é conhecido por sua atuação como empreendedor e filantropo.
Mesmo sem salário, Elon Musk é o CEO mais bem pago da história
Apesar das ressalvas de Kimbal quanto à remuneração do irmão, Elon Musk ainda pode ser considerado o CEO mais bem pago da história, principalmente após uma decisão aprovada pelo conselho da Tesla no começo de agosto.
Isso porque a empresa anunciou recentemente uma concessão provisória de 96 milhões de ações ao magnata sul-africano, avaliadas em cerca de US$ 29 bilhões, que garantem que ele continue no comando da companhia.
Afinal, Elon só poderá receber essas ações se continuar em uma função executiva de destaque até 2027. Além disso, as ações ainda têm uma regra que impede vendê-las por cinco anos, exceto para pagar impostos ou o valor de compra.
Vale destacar que o pacote de remuneração do empresário estava originalmente avaliado em mais de US$ 50 bilhões, mas acabou sendo anulado em 2024 por um tribunal de Delaware, que considerou a proposta injusta para os acionistas.
Em março, Elon entrou com um recurso contra a decisão. E de acordo com o comitê da Tesla, caso o valor original seja restabelecido, a atual concessão será perdida ou compensada, não havendo risco de duplo pagamento ao empresário.