Após ter sido ultrapassada por empresas como a Microsoft e a OpenAI no campo das inteligências artificiais generativas, a Apple pode estar disposta a se unir com o Google para tentar se reestabelecer no setor.
Vale lembrar que, além de contar com um dos mecanismos de busca mais utilizados do mundo, a companhia, que também integra a concorrência da Apple, também é responsável pela tecnologia Gemini, que vem fazendo sucesso com usuários.
E de acordo com rumores de fontes do setor, a IA usada no Google Assistant desperta grande interesse da Apple, considerando o impacto que sua implementação representaria para a Siri.
Com a chegada do Gemini, os usuários do ecossistema Apple poderiam se beneficiar de capacidades aprimoradas de processamento de linguagem natural e interpretação contextual.
Até o presente momento, a empresa ainda não se manifestou oficialmente sobre a parceria. No entanto, acredita-se que mais detalhes possam ser revelados durante as próximas apresentações da Apple.
Estratégia modular: Google pode não ser a única parceira da Apple
Apesar do suposto interesse em usar o Gemini como motor de IA da Siri, fontes próximas ao desenvolvimento afirmam que a Apple também está construindo uma infraestrutura de IA voltada à modularidade.
De acordo com documentos de suporte, divulgados pelo portal Tech Crunch, a empresa estaria pavimentando o caminho para múltiplas integrações, envolvendo diferentes provedores deste tipo de tecnologia.
Vale lembrar que, há algum tempo, confirmou parceria com a OpenAI para trazer o ChatGPT aos seus dispositivos no iOS 18.2. Contudo, os registros indicam que não haverá exclusividade.
Para analistas do setor, a decisão da empresa pode ser extremamente vantajosa, embora desafie sua tradicional abordagem de desenvolvimento, que sempre foi totalmente focada em valorizar as ferramentas de seu próprio ecossistema.
É importante ressaltar que o novo posicionamento da Apple pode aprimorar seus já avançados sistemas como um todo, consolidando sua liderança no topo do mercado tecnológico novamente.