Garantindo a emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação a pessoas de baixa renda, o programa CNH Social segue a pleno vapor, beneficiando cidadãos de todas as regiões do país.
Inclusive, nesta semana, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Espírito Santo confirmou a abertura de 3.500 vagas para a nova fase da iniciativa, que cobre todos os custos do processo.
Englobando os custos de exames médicos e psicológicos, aulas práticas e teóricas e as taxas de provas, o CNH Social pode resultar em uma economia de mais de R$ 3 mil por pessoa.
Até o momento, o programa já entregou mais de 64 mil carteiras de motorista gratuitas no Espírito Santo. E para ter a chance de garantir uma vaga na próxima leva, é necessário se atentar ao site do Detran, por onde as inscrições devem ser realizadas.
Vale destacar que, na edição mais recente, mais de 82 mil pessoas se inscreveram para concorrer a uma vaga. Logo, por conta da alta procura, é essencial organizar a inscrição com antecedência e se atentar aos prazos.
CNH Social: detalhes e como se inscrever
Conforme mencionado anteriormente, o CNH Social tem como objetivo permitir que pessoas de baixa renda possam obter a carteira de motorista sem precisarem arcar com nenhum custo.
Desta forma, as vagas do programa podem ser preenchidas por pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), beneficiários de programas sociais estaduais e federais e cidadãos que comprovem a situação de hipossuficiência econômica.
O CNH Social é custeado com os recursos arrecadados com multas de trânsito, e embora a Lei nº 15.153/2025 estabeleça o funcionamento do programa em todo o país, os Detrans estaduais são os responsáveis pela regulamentação e pelas inscrições, podendo ter cronogramas próprios.
Por isso, interessados em emitir sua primeira habilitação, adicionar categorias à uma CNH já existente ou mudar de categoria pelo programa precisam se atentar aos canais oficiais dos órgãos de seus estados.