Embora seja mais comum em pacientes com diabetes, a hiperglicemia, caracterizada pelo elevado nível de açúcar no sangue, também pode estar associada a outras situações, como sedentarismo, desidratação e uso de medicamentos.
E vale destacar que, assim como muitas outras condições clínicas, a hiperglicemia pode se manifestar por meio de diversos sintomas, incluindo até mesmo alguns que acabam sendo ignorados por conta de sua normalidade.
Um deles certamente são as dores de cabeça, que podem ser causadas por fatores como estresse, fadiga, má alimentação, falta de sono, desidratação e até mesmo variações hormonais.
No entanto, quando ela aparece junto a outros sintomas da hiperglicemia, é fundamental redobrar a atenção e buscar controlar os níveis de açúcar no sangue.
É importante lembrar que os sintomas da hiperglicemia geralmente só aparecem quando a glicose no sangue já atingiu níveis muito elevados. Por isso, é fundamental agir rapidamente para controlar a situação.
Sintomas da hiperglicemia: como saber que o açúcar no sangue está alto?
Conforme mencionado anteriormente, além das dores de cabeça, existem muitos outros sintomas que podem indicar que os níveis de açúcar no sangue estão elevados. São eles:
- Vontade frequente de urinar;
- Sede intensa e boca seca;
- Fadiga e fraqueza;
- Visão embaçada;
- Dormência e câimbras;
- Perda de peso inexplicável;
- Confusão mental;
- Infecções frequentes.
Como controlar os níveis de açúcar no sangue?
Ao confirmar que a glicose está elevada, seja por meio do exame de glicemia em jejum ou do teste capilar, é fundamental buscar atendimento médico para avaliar a necessidade de medicação no controle da condição.
Entretanto, também é recomendável manter ou adotar um estilo de vida saudável, que inclui não só a prática de exercícios físicos, mas também o controle da alimentação.
Além de evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar e gordura, como refrigerantes e frituras, é importante manter um consumo regular de água, controlar o estresse e perder peso, em casos de sobrepeso e obesidade.