Manter uma boa alimentação é fundamental para quem busca uma vida mais saudável. Afinal, além de fornecer energia, existem alimentos que desempenham papel crucial no fortalecimento de diferentes funções do corpo.
E vale ressaltar que a combinação certa de frutas, grãos, carnes e verduras pode trazer resultados ainda mais promissores, embora alguns alimentos se sobressaiam entre os demais com relação a seus efeitos positivos.
Inclusive, em março deste ano, especialistas da Mayo Clinic, referência em pesquisas médicas nos Estados Unidos, divulgou uma lista com os 10 melhores alimentos para a dieta, e o 1º lugar foi ocupado por um concorrente nada óbvio.
Isso porque as amêndoas foram classificadas como sendo extremamente saudáveis, superando até mesmo frutas como a maçã e verduras como o brócolis e o espinafre.
Contudo, a classificação não foi totalmente aleatória, pois além de serem uma excelente fonte de gorduras saudáveis, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, as amêndoas desempenham um importante papel no controle da saúde cardiovascular, glicemia e peso.
Alimentos mais saudáveis: confira os demais itens da lista
Embora as amêndoas tenham se destacado no ranking da Mayo Clinic, elas não estão sozinhas, uma vez que estes outros alimentos também foram considerados os mais saudáveis do mundo:
- Maçã: rica em fibras, antioxidantes e vitaminas;
- Mirtilo: contam com propriedades anti-inflamatórias e são repletos de antioxidantes;
- Brócolis: ótima fonte de fibras, vitaminas e minerais;
- Feijão vermelho: além do alto valor proteico, possui fibras e minerais essenciais;
- Salmão: fonte rica de ácidos graxos, omega-3, proteínas e vitamina D;
- Espinafre: apresenta um alto nível de minerais e vitaminas de qualidade;
- Batata doce: rica em fibras, vitaminas e minerais igualmente excelentes;
- Sucos de vegetais: dependendo do que for inserido na mistura, estas bebidas podem se tornar fontes riquíssimas de vitaminas, minerais e antioxidantes;
- Gérmen de trigo: fibras, vitaminas, proteínas e minerais presentes em altos níveis.