Na última sexta-feira (15), foi divulgada uma Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) que apresentou dados extremamente relevantes sobre a situação de desemprego na cidade de São Paulo.
De acordo com os dados divulgados, no segundo trimestre de 2025, a capital paulista apresentou uma taxa de desocupação de 5,4%, correspondendo a 371 mil pessoas. Já o contingente de ocupados, por sua vez, foi de 6,56 milhões.
E vale destacar que o rendimento médio do trabalho principal foi de R$ 5.323, superando não só os resultados do trimestre anterior em cerca de 1,56%, mas também os resultados em comparação a outros municípios e a média nacional.
Além disso, informações divulgadas no início de agosto pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apontaram que, até o mês de junho, a cidade de São Paulo já concentrava mais de 5,029 milhões de postos formais de trabalho.
Admissões em alta em São Paulo: confira os principais setores
De acordo com as estimativas mais recentes, o setor de Serviços segue sendo o que mais tem gerado empregos na cidade de São Paulo, abrangendo áreas como comércio, serviços financeiros, e outras atividades de apoio.
No entanto, apesar das contratações do setor de Comércio e Varejo estarem mais mornas, ele ainda lidera com relação ao número de pessoas empregadas na capital.
Já os segmentos de Infraestrutura e Construção e Saúde e Ciências da Vida ficam pouco atrás por conta da quantidade de pessoas empregadas, considerando que eles contam com 569,5 e 477,9 mil vagas ocupadas, respectivamente.
Outros setores relevantes no município ainda incluem Tecnologia da Informação (TI), Finanças e Imobiliário, Transporte e Logística e Indústria.
No dia 14 de novembro, será divulgada a próxima atualização da PNAD Contínua. E por conta do recente ânimo do mercado, é esperado que os números continuem subindo.