Conhecido como uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve as inscrições para sua edição de 2025 liberadas nesta segunda-feira (26).
Até o dia 6 de junho, estudantes das redes pública e privada de ensino poderão se inscrever através do site do Inep para realizar a prova, que pode garantir uma vaga nas principais faculdades do Brasil.
Caso as notas dos cursos selecionados sejam alcançadas, os candidatos poderão usufruir de programas governamentais de auxílio estudantil para ingressar no ensino superior.
Na maior parte do país, as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Sendo assim, para garantir a participação no Enem 2025, confira o passo a passo de como se inscrever:
- Inscrição online: conforme citado anteriormente, o candidato deve acessar o site do Inep e entrar na Página do Participante para inserir os dados corretamente;
- Valor da taxa de inscrição: estudantes que não tiveram direito à isenção de pagamento devem arcar com a taxa de inscrição no valor de R$ 85 até o dia 11 de junho. Somente após o pagamento, a inscrição estará confirmada;
- Formas de pagamento: a taxa deve ser paga por boleto, PIX ou cartão de crédito;
- Isenção de pagamento: estudantes da rede pública que estão concluindo o ensino médio em 2025 ou que solicitaram e tiveram aprovada a isenção previamente não precisam pagar a taxa, mas devem se inscrever no site do Inep.
Vale lembrar que nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro por conta da realização da COP 30.
Durante a inscrição, é necessário informar as seguintes informações:
- CPF e data de nascimento;
- E-mail e telefone válidos;
- Município onde deseja realizar o exame;
- Opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol);
- Se vai utilizar nome social ou precisa de atendimento especializado.
Posteriormente, o Inep divulgará o Cartão de Confirmação de Inscrição, que conta com informações como o número de inscrição, data, horário e local da prova, bem como as opções escolhidas pelo candidato.
Mudanças no Enem 2025
Candidatos que vão participar do Enem 2025 também precisam se atentar às seguintes novidades que foram definidas para a atual edição da prova:
- Pré-inscrição automática
Estudantes regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio estarão automaticamente pré-inscritos para o Enem, e só precisarão acessar a Página do Participante para confirmar as informações e definir as preferências da prova.
- Certificado de conclusão do ensino médio
Depois de 8 anos, o Enem voltará a ser usado como certificado de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos, dependendo da nota do aluno.