O Pix é um dos sistemas de pagamentos mais populares do país, mas novas tecnologias estão surgindo e a biometria poderá ser um novo formato seguro de transações financeiras. Diante da impressão digital, formato do rosto ou até a íris, especialistas da área preveem que esse mecanismo poderá se expandir pelo Brasil.
Durante o Brazillian iGaming Summit, que ocorreu em abril, especialistas falaram sobre o assunto no painel “Cenário de pagamentos no iGaming: desafios e oportunidades na ‘Era do Pix e da Regulamentação'” e como a evolução do Open Finance será fundamental para a implantação de pagamentos por biometria, deixando as transações ainda mais rápidas de serem feitas.
Saiba mais detalhes sobre pagamentos por biometria
Quem falou sobre essa nova tecnologia foi o CEO da OneKey Payments, Cesar Garcia, ressaltando o lado positivo das biometrias: “Estamos apostando nisso como próximo passo de desenvolvimento para mudar a maneira como hoje é enxergado o Pix. O pagamento através de biometria, por exemplo, traz inúmeros benefícios, e acredito que passe ao longo do tempo a ser o principal meio de pagamento do país, porque retira toda a jornada de fricção”, disse.
Apesar do Pix ser uma forma prática de pagamentos e transações, nos últimos anos houve um aumento de golpes com esse método e a biometria se mostra eficiente nesse ponto, pois é difícil falsificar uma impressão digital ou copiar o rosto de alguém com precisão.
“Hoje, o usuário entra na plataforma e tem que abrir o aplicativo, copiar o código, sair do aplicativo para entrar no do banco, tudo isso demorar de 2 a 3 minutos, às vezes até mais, e faz com que o processo não seja fluído. Por isso, eu acredito que o Open Finance será o principal meio de pagamento do consumidor brasileiro, não só de iGaming, mas de todo o marketplace”, acrescentou Cesar Garcia.