Apesar de ser vista como uma alternativa para quem quer aproveitar eventos sociais, mas não pode consumir bebidas alcoólicas, a cerveja sem álcool conta com diversos outros argumentos positivos a seu favor.
Afinal, de acordo com diversos nutricionistas, a bebida é muito mais saudável que as cervejas tradicionais, já que seu teor alcoólico quase nulo minimiza os efeitos nocivos da substância no organismo.
Além disso, a cerveja sem álcool é uma excelente opção para quem deseja adotar hábitos mais saudáveis, principalmente por conta de fatores como os seguintes:
- Preservação da massa muscular: enquanto as bebidas alcoólicas aceleram a utilização do músculo como fonte de energia, a cerveja sem álcool não afeta a estrutura;
- Menor quantidade de calorias: estima-se que a cerveja sem álcool possua de 50 a 70 calorias por latinha, que equivale à metade da quantidade de uma tradicional;
- Fonte de antioxidantes e vitaminas: além da grande quantidade de antioxidantes presente em ingredientes como a cevada, o malte e o lúpulo, a cerveja sem álcool ainda conta com boas doses de vitaminas do complexo B;
- Isotônico natural: a fermentação da cerveja sem álcool faz com que ela conte com carboidratos e sais minerais em sua composição.
Aprecie com moderação: os riscos da cerveja sem álcool
Mesmo com todos os seus aspectos positivos, a cerveja sem álcool ainda deve ser consumida com moderação. Até porque, vale lembrar que, apesar de ser menos calórica, ela ainda é uma bebida industrializada.
Logo, além de ainda ser calórica, podendo levar ao aumento de peso se for consumida em excesso, a cerveja sem álcool ainda contém carboidratos, aditivos como conservantes e aromatizantes, e alto teor de sódio em algumas marcas.
Além disso, é importante ressaltar que o teor alcoólico destas bebidas é baixíssimo, mas nem sempre é nulo, podendo chegar a até 0,5%, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Portanto, a cerveja sem álcool não deve ser consumida por gestantes, crianças, adolescentes, animais e nem mesmo por pessoas com alcoolismo, considerando o risco de dependência.