Além de garantir os melhores preços, ter a chance de escolher os melhores assentos no avião também pode ser essencial para tornar a viagem ainda melhor.
Afinal, apesar de proporcionarem deslocamentos rápidos, transformando trajetos que levariam semanas de carro em apenas algumas horas, se forem desconfortáveis, as viagens podem parecer extremamente longas.
Para além da escolha da classe, existem alguns assentos no avião que apresentam características totalmente desfavoráveis e devem ser evitados a todo custo. São eles:
Última fileira
Localizados mais ao fundo das aeronaves, estes assentos geralmente não reclinam, o que pode ser muito desconfortável durante o voo. Além disso, por conta de sua proximidade com áreas comuns, o barulho no local é constante.
Próximos aos banheiros
Embora pareçam cômodos, os assentos próximos aos banheiros podem ser desagradáveis, já que além do tráfego de pessoas, há o risco de lidar com odores desagradáveis ao longo da viagem.
Próximos às saídas de emergência
Por mais que o espaço próximo às saídas de emergência garanta mais espaço para as pernas, as poltronas geralmente não reclinam, e as bagagens precisam ser guardadas em outro local.
Próximos à área de serviço
Ao escolher um assento perto da área de serviço, é preciso estar preparado para barulho constante, pois esta é a área onde a tripulação se reúne e prepara as refeições dos passageiros.
Assentos do meio
Além de oferecerem uma vista limitada pela janela, os assentos do meio podem ser desconfortáveis devido à falta de mobilidade, já que é preciso disputar espaço com os demais ocupantes da fileira.
Assentos que não reclinam
Existem assentos, como os da fileira 15 do Boeing 737-800, que não oferecem reclinação, o que pode ser muito desconfortável em viagens longas.
Assentos voltados para trás
Em algumas aeronaves, é possível econtrar assentos voltados para trás, que por sua vez podem provocar desconforto e enjoo, além de manter o passageiro constantemente exposto ao olhar dos outros.