Diante da constante evolução tecnológica, os smartphones se tornaram indispensáveis até mesmo para os idosos, uma vez que os aparelhos fornecem diversas facilidades.
Por conta disso, é essencial que os idosos aprendam a usar os celulares atuais, o que contribui diretamente para uma vida mais conectada e com mais qualidade.
E vale destacar que existem algumas dicas de acessibilidade para adaptar o celular às necessidades da faixa etária, e assim tornar o uso eficiente e seguro. Confira 6 delas abaixo:
Ajustar o tamanho da fonte
Os tamanhos padrão de fonte podem se tornar um verdadeiro desafio para os idosos, causando desconforto visual para leitura de mensagens, contatos, e-mails e páginas da internet. Contudo, é possível tornar o conteúdo mais legível da seguinte forma:
- Android: Configurações > Tela > Tamanho da fonte;
- iOS: Ajustes > Tela e Brilho > Tamanho do Texto.
Digitação e leitura por voz
Quem tem dificuldade visual ou motora pode contar com o recurso de digitação e leitura por voz, que permite interação com o celular sem a necessidade de tocar na tela, e pode ser ativada da seguinte forma:
- Android: Configurações > Acessibilidade > Voice Access e Seleção para Ouvir;
- iOS: Ajustes > Acessibilidade > Controle por Voz e Falar Conteúdo da Tela.
Facilitar o acesso aos apps essenciais
É possível disponibilizar os aplicativos mais usados pelos idosos na tela inicial do celular pressionando e arrastando os íncones desejados para a área de trabalho, facilitando o acesso à eles.
Disponibilizar informações médicas
Em casos de emergência, os celulares modernos podem ser ferramentas vitais. Além da função SOS, que permite acionar rapidamente contatos de emergência, também é possível inserir dados médicos relevantes diretamente no aparelho do seguinte modo:
- Android: Configurações > Segurança e Emergência > Informações Médicas;
- iOS: Ajustes > Saúde > Ficha Médica.
Adaptar alertas visuais e sonoros
Para tornar o uso do celular mais acessível a idosos com perda auditiva, é possível ativar alertas personalizados que incluem luzes piscando, transcrição de sons em texto e reconhecimento de ruídos específicos. A configuração pode ser feita da seguinte forma:
- Android: Configurações > Acessibilidade > Notificações visuais e Reconhecimento de sons;
- iOS: Ajustes > Acessibilidade > Áudio/Visual > Flash LED para Alertas e Reconhecimento de Sons.
Ajustar contraste e cores
Para auxiliar pessoas com sensibilidade a cores ou visão reduzida é possível ativar o modo de alto contraste e inversão de cores, que destaca os elementos importantes da tela do seguinte modo:
- Android: Configurações > Acessibilidade > Melhorias de Visibilidade;
- iOS: Ajustes > Acessibilidade > Tela e Tamanho do Texto.