Ter um metabolismo acelerado é ideal para quem busca uma vida mais saudável, embora ainda seja importante manter o equilíbrio para evitar problemas como fadiga crônica e insônia.
Contudo, o processo é fundamental para facilitar a perda de peso e manter níveis de energia mais altos. E de acordo com estudos recentes, estas 5 estratégias são extremamente eficazes para alcançar este objetivo:
Consumir mais proteínas
Além de desempenhar um papel fundamental para diversas funções do corpo, as proteínas são nutrientes essenciais para a dieta de quem pretende desenvolver um metabolismo mais acelerado.
Afinal, uma alimentação rica em proteínas não só promove a saciedade, como também pode aumentar a taxa metabólica. Alguns exemplos de alimentos incluem:
- Carnes magras (frango, peixe, peru, pato);
- Ovos;
- Laticínios (leite, iogurte, queijo);
- Leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, soja e derivados como tofu);
- Sementes e nozes (amêndoas, castanhas, sementes de girassol e abóbora);
- Grãos integrais (quinoa, arroz integral, aveia).
Intensificar a prática de atividades físicas
De acordo com o fisiologista James Tucker, da Universidade de Leeds, a combinação entre treinos de força muscular e cardiovasculares é “uma ótima forma de melhorar a eficiência metabólica”.
Isso porque, além de servirem para queimar calorias, estas atividades ainda mantêm o metabolismo elevado, mesmo horas após o fim da prática.
Hidratar-se corretamente
Muitos estudos também exaltam o importante papel da água para quem pretende aperfeiçoar o metabolismo, uma vez que ela pode auxiliar na quebra de gorduras e carboidratos.
Desta forma, consumir ao menos meio litro de água permite que a taxa metabólica aumente em até 30% por cerca de uma hora.
Manter uma rotina de sono saudável
Boas noites de sono também são essenciais para quem busca acelerar o metabolismo. Por isso, é essencial priorizar um descanso de qualidade.
Pesquisas indicam que períodos de sono curto, com menos de seis horas por noite, podem causar graves impactos no apetite e na capacidade do corpo de processar energia.
Consumir alimentos termogênicos
Adicionar alimentos com propriedades termogênicas a uma alimentação balanceada pode potencializar resultados importantes ao longo do tempo, pois ajudam a aumentar a temperatura corporal e, consequentemente, acelerar o metabolismo.
Chá verde, pimenta vermelha, gengibre, canela, café, óleo de coco e brócolis são alguns dos alimentos considerados termogênicos.