Apesar das quedas ou contato indevido com líquidos estarem entre as causas mais comuns de danos em celulares, existem alguns hábitos que também contribuem para isso.
Embora pareçam inofensivos, esses erros podem comprometer seriamente o desempenho e a durabilidade do dispositivo. Por isso, confira 5 erros comuns que devem ser evitados:
Brilho da tela
Embora seja necessário em ambientes de muita claridade, utilizar o brilho da tela no máximo com frequência pode desgastar a bateria, bem como superaquecer o dispositivo.
Além disso, telas OLED e AMOLED podem sofrer com o chamado “burn-in”, que deixa marcas permanentes no visor. Mas para evitar problemas como estes, é ideal ativar o brilho automático ou lembrar de regulá-lo manualmente, principalmente quando estiver em ambientes internos.
Carregadores
Por mais que carregadores genéricos sejam mais baratos, seu uso pode custar caro, uma vez que eles não seguem os padrões de segurança da Anatel.
Como consequência, esses dispositivos podem causar falhas no carregamento, além de representarem risco de sobrecarga e curto-circuito, o que pode até provocar incêndios em situações mais graves.
Calor excessivo
Por serem extremamente sensíveis, os componentes internos do celular podem sofrer danos permanentes quando expostos a altas temperaturas.
Por isso, é importante lembrar de manter o celular sempre à sombra e em locais ventilados, e se possível, evitar de fazer longas gravações ou utilizar aplicativos pesados em ambientes quentes.
Bateria
Diferente dos celulares antigos, os smartphones modernos contam com baterias de íon de lítio, que podem sofrer estresse químico quando descarregam totalmente.
Sendo assim, não é necessário aguardar que a carga do telefone chegue a 0% para recarregá-lo, pois isso pode acelerar a degradação da bateria.
Limpeza
Acreditar que a limpeza do telefone se resume à estética é um erro comum. Mas vale lembrar que o acúmulo de poeira e fiapos pode até mesmo comprometer a usabilidade do aparelho.
Portanto, realizar limpezas frequentes no aparelho pode evitar o comprometimento de entradas de celular ou fone e até mesmo danos à placa-mãe.