Por conta da identificação de um registro de gripe aviária em uma granja comercial localizada no Rio Grande do Sul, a exportação de frango acabou sendo impactada, uma vez que diversos países pararam de comprar a produção.
De acordo com informações do G1, algumas nações suspenderam integralmente a importação da ave, enquanto outros restringiram apenas regionalmente, minimizando assim o impacto para as exportações.
Ainda assim, um levantamento preliminar do Ministério da Agricultura aponta que pelo menos 36 países deixaram de receber carne de frango do Brasil, com 20 deles sendo de forma total. Confira a lista abaixo:
Restrição a carne de aves de todo Brasil:
- Argentina
- África do Sul
- Bolívia
- Canadá
- China
- Chile
- Coreia do Sul
- Malásia
- Marrocos
- México
- Paquistão
- Peru
- República Dominicana
- Rússia
- Sri Lanka
- União Europeia
- Uruguai
Restrição a carne de aves do Rio Grande do Sul:
- Bahrein
- Cuba
- Reino Unido
Além dos países em destaque, a Arábia Saudita também anunciou uma restrição contra importações do produto brasileiro, mas não especificou se ela é geral ou apenas local.
Por que suspender a importação de frango se não há risco ao comer?
Embora a gripe aviária não seja transmitida pelo consumo de frango ou ovos, o cancelamento das exportações acontece por precaução e protocolo. Inclusive, existe um acordo entre os países que força a suspensão das compras em caso de gripe aviária.
Além disso, em entrevista à Globonews na última sexta-feira (16), Carlos Fávaro, o ministro da Agricultura, relembrou que um dos maiores perigos em casos como este é a propagação da doença para outros países.
“O risco é de que seja transportada a carcaça que esteja contaminada com o vírus e contamine os plantéis comerciais daquele país. Não é o consumo humano que está com risco”, disse Fávaro (via UOL).
Ou seja, o risco de contaminação está relacionado ao contato direto com aves infectadas, uma vez que o vírus da gripe aviária não resiste ao calor. Neste caso, a orientação é evitar produtos crus ou mal cozidos ou o contato com animais mortos ou doentes.