Fundada pelo bilionário Elon Musk e outros oito associados, a empresa Neuralink apresentou há algum tempo a proposta de desenvolver uma tecnologia que permitiria que pessoas controlassem dispositivos eletrônicos apenas com o pensamento.
E em janeiro de 2024, a companhia conseguiu testar o inovador experimento na prática, uma vez que Noland Arbaugh, um estadunidense, nascido na cidade de Yuma, no Arizona, decidiu se oferecer como voluntário.
Por conta de um acidente que sofreu em 2016, Noland passou a conviver com uma lesão de medula espinal que inutilizou seus braços e pernas. No entanto, tudo mudou com o dispositivo da Neuralink.
Em entrevista recente à revista Fortune, ele revelou que que sua rotina se transformou completamente, pois agora consegue dedicar horas de seu dia para trabalho, leitura e estudos através de dispositivos eletrônicos.
Para Noland, o chip implantado em seu cérebro o permitiu voltar a enxergar seu próprio potencial, bem como resgatar sua autonomia. Inclusive, vale destacar que, atualmente, ele trabalha como palestrante profissional e voltou a se dedicar aos estudos.
Fios se soltaram, mas chip da Neuralink ainda funciona
Ainda no ano passado, foi descoberta uma falha no chip da Neuralink que, a princípio, atrapalhou temporariamente os testes. De acordo com Noland, sua capacidade de mexer em dispositivos foi afetada.
Com isso, a empresa descobriu que a maioria dos fios do implante havia se soltado do cérebro. Só que para corrigir a situação, não foi necessário obrigar Noland a passar por uma nova intervenção cirúrgica.
Mesmo com apenas 15% dos conectores ativos, a Neuralink conseguiu resolver a falha apenas com uma atualização de sistema, tornando-o mais sensível aos sinais do cérebro, o que foi suficiente para estabilizar o problema.
FDA aprova instalação de novo chip da Neuralink
Em meados de 2024, a Neuralink recebeu da Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês), que é a autoridade sanitária dos Estados Unidos, a autorização para implantar seu chip em um segundo paciente.
De acordo com o portal g1, até o presente momento, a empresa ainda não revelou se um novo candidato foi selecionado, mas há expectativas para que isso ocorra em breve.