Aos poucos, cada vez mais locais estão aderindo ao transporte público gratuito. Só este ano, estima-se que pelo menos 145 municípios já tenham adotado a chamada tarifa zero.
E vale destacar que o aumento foi bastante significativo, considerando que por volta de 2019, apenas 20 cidades adotavam o modelo, oferecendo transporte sem cobrança, total ou parcial.
A forma de arcar com os custos varia de cidade pra cidade, pois o valor pode vir de subsídios mensais, ou pode haver um acordo de contribuição direta com empresas locais.
No momento, as regiões Sul e Sudeste estão na liderança do movimento, com pelo menos 120 cidades com transporte gratuito. E a grande maioria delas é pequena, com menos de 50 mil habitantes. Confira a lista completa neste link.
Com isso, fica nítido que o modelo não precisa de grandes orçamentos para ser adotado. Caso o planejamento continue fluindo corretamente, é provável que o número de cidades com transporte gratuito volte a aumentar até o fim de 2025.
Capitais estão aderindo à tarifa zero no transporte público
Embora o processo para implementar o transporte público gratuito nas grandes capitais seja um pouco mais complexo, levando em conta as dimensões dos custos, algumas cidades já começaram a testar o modelo.
Em São Paulo, por exemplo, existe o programa “Domingão Tarifa Zero”, que fornece ônibus gratuitos aos domingos para todos os cidadãos.
Um modelo semelhante também está em prática em locais como Brasília, Belo Horizonte e Curitiba, a gratuidade em dias específicos ou para públicos vulneráveis.
Obviamente, a medida vem sendo extremamente bem aceita pela população. Mas cabe às prefeituras continuar se dedicando a adotar o modelo para que ele se torne cada vez mais presente.
Para que a tarifa zero se torne uma realidade nas grandes cidades, os custos serão muito mais altos, mas com o planejamento correto, apoio financeiro e soluções criativas, será possível garantir o funcionamento do modelo com qualidade.