Crusoé
22.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram
Edição semana 217

Petrobras: o fundo do poço eleitoral

Afinal, o que não fazer da Petrobras? Num momento em que a empresa sofre diversos tipos de ataque, tornou-se urgente responder a essa pergunta

avatar
Carlos Graieb
12 minutos de leitura 24.06.2022 02:22 comentários 10
Petrobras: o fundo do poço eleitoral
Petrobras: trocas sucessivas na direção, campanha de desmoralização, plano de privatização relâmpago, ameaça de CPI e proposta de MP para facilitar a ingerência dos políticos
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR
Atenção!

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Faça parte da comunidade de O Antagonista e Crusoé:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Navegação livre de anúncios publicitários invasivos
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
FAZER LOGIN
QUERO ASSINAR
VOLTAR

Nos últimos vinte anos, a Petrobras foi tema importante de todas as eleições presidenciais brasileiras. De 2002 a 2010, ela serviu de símbolo para dois modelos de desenvolvimento econômico — um conduzido pelo Estado; o outro, com papel preponderante da iniciativa privada. Em 2014 e 2018, a discussão girou em torno da corrupção. O petrolão havia sido descoberto: um esquema criminoso gigantesco, em que partidos políticos e empreiteiras trabalhavam juntos para saquear a companhia.

Diários

Por que Petro não reconhece vitória de Espriella na Colômbia

Redação Crusoé Visualizar

Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Redação Crusoé Visualizar

Janaina reclama de interferência do governo Lula na PF

Redação Crusoé Visualizar

Damares questiona governo após ataques nas redes a jovem morta em rope jump

Guilherme Resck Visualizar

Acordo de Trump com Irã é pior que o de Obama

José Inácio Pilar Visualizar

Trump trata memorando de entendimento como “rendição incondicional” do Irã

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
A IA que sumiu do mundo da noite para o dia

A IA que sumiu do mundo da noite para o dia

Visualizar notícia
A porta dos 20% da terceira via

A porta dos 20% da terceira via

Visualizar notícia
Cronicamente enlameados

Cronicamente enlameados

Visualizar notícia
Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Crusoé nº 425: Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
Falta um Dunga na seleção e na equipe econômica

Falta um Dunga na seleção e na equipe econômica

Visualizar notícia
Janaina reclama de interferência do governo Lula na PF

Janaina reclama de interferência do governo Lula na PF

Visualizar notícia
Master atinge governo Lula

Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
O Congresso quer gastar

O Congresso quer gastar

Visualizar notícia
O que faz uma delação dar certo?

O que faz uma delação dar certo?

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Arthur Lira

centrão

Ciro Nogueira

eleições 2022

Jair Bolsonaro

Lula

Petrobras

petrolão

< Notícia Anterior

Rouba, mas faz

24.06.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

A literatura engajada e a evasão de leitores

24.06.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Carlos Graieb

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

2022-07-01 00:26:41

Muito boa análise. O detalhe de que a maior parte do lucro da Petrobrás vem da exportação é muito importante. Acionistas e governo (o maior beneficiário) não estão extorquindo, portando, o consumidor interno. É um assunto complicado. Não tenho resposta para o problema. Eu proporia investir em malha ferroviária movida a etanol com o retorno do pró-alcool.


JOEL

2022-06-30 10:41:08

Essa história de que a Petrobrás é dos brasileiros é só pra inglês ver. Quando estava sendo assaltada pelos petralhas que a deixou no osso, a sociedade teve que pagar a conta, agora está ficando gordinha de novo, os políticos estão ávidos em pegá-la de novo pra dar uns amassos e saqueá-la de novo, roubando bilhões e deixando a conta de novo pra nós pagarmos. Até quando vai-se permitir esta sacanagem com a nação? Solução, privatiza. Ou o povo vai pagar a conta sempre. O. abertos meu povo.


JOEL

2022-06-30 09:26:34

Que história e essa que está rolando na rádio corredor do congresso que acionistas brasileiros teriam criado no exterior uma empresa lá, e comprado milhões de ações via esta empresa "estrangeira", e que a maioria deles são além do Luladrão, pessoas ligadas ao mesmo? Só uma CPI sobre a Petrobrás pra esclarecer a realidade. Senhores congressistas, CPI da Petrobrás já. Pressão sobre nossos deputados e senadores meu povo.


Carlos Renato Cardoso da Costa

2022-06-28 04:34:55

O cadáver da lava jato não arrefeceu sequer e os urubus estão, rapidamente, completando o plano de piorar a situação nacional para níveis pré lava jato. Depois dizem que Brasília não é eficiente, olha aí a velocidade de ação, que maravilha!


MARCOS

2022-06-27 19:17:15

… para concluir a obra começada antes da Lava-Jato, que é destruir a Petrobras, depois que todos processos foram anulados vergonhosamente pelo nosso “glorioso” STF.


MARCOS

2022-06-27 19:14:47

Os mesmos de sempre (PT, PP,PL PR PTB PDT) estão chegando com a faca nos dentes para


Sônia

2022-06-27 17:50:14

um ladrão,falando do outro! toma vergonha alcoólatra


Sônia

2022-06-27 17:47:09

o babaca do cachaceiro,roubou escandalosamente a Petrobrás,! Não tem moral para falar de ninguém ! nem do idiota dono do Bozoca!


ferreira

2022-06-27 16:12:33

Desonesto intelectual!


HERMÍNIO ANTÔNIO RODRIGUES DE AZAMBUJA

2022-06-27 10:16:05

Tem que privatizar esse M&erda


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

VINÍCIUS DE OLIVEIRA

2022-07-01 00:26:41

Muito boa análise. O detalhe de que a maior parte do lucro da Petrobrás vem da exportação é muito importante. Acionistas e governo (o maior beneficiário) não estão extorquindo, portando, o consumidor interno. É um assunto complicado. Não tenho resposta para o problema. Eu proporia investir em malha ferroviária movida a etanol com o retorno do pró-alcool.


JOEL

2022-06-30 10:41:08

Essa história de que a Petrobrás é dos brasileiros é só pra inglês ver. Quando estava sendo assaltada pelos petralhas que a deixou no osso, a sociedade teve que pagar a conta, agora está ficando gordinha de novo, os políticos estão ávidos em pegá-la de novo pra dar uns amassos e saqueá-la de novo, roubando bilhões e deixando a conta de novo pra nós pagarmos. Até quando vai-se permitir esta sacanagem com a nação? Solução, privatiza. Ou o povo vai pagar a conta sempre. O. abertos meu povo.


JOEL

2022-06-30 09:26:34

Que história e essa que está rolando na rádio corredor do congresso que acionistas brasileiros teriam criado no exterior uma empresa lá, e comprado milhões de ações via esta empresa "estrangeira", e que a maioria deles são além do Luladrão, pessoas ligadas ao mesmo? Só uma CPI sobre a Petrobrás pra esclarecer a realidade. Senhores congressistas, CPI da Petrobrás já. Pressão sobre nossos deputados e senadores meu povo.


Carlos Renato Cardoso da Costa

2022-06-28 04:34:55

O cadáver da lava jato não arrefeceu sequer e os urubus estão, rapidamente, completando o plano de piorar a situação nacional para níveis pré lava jato. Depois dizem que Brasília não é eficiente, olha aí a velocidade de ação, que maravilha!


MARCOS

2022-06-27 19:17:15

… para concluir a obra começada antes da Lava-Jato, que é destruir a Petrobras, depois que todos processos foram anulados vergonhosamente pelo nosso “glorioso” STF.


MARCOS

2022-06-27 19:14:47

Os mesmos de sempre (PT, PP,PL PR PTB PDT) estão chegando com a faca nos dentes para


Sônia

2022-06-27 17:50:14

um ladrão,falando do outro! toma vergonha alcoólatra


Sônia

2022-06-27 17:47:09

o babaca do cachaceiro,roubou escandalosamente a Petrobrás,! Não tem moral para falar de ninguém ! nem do idiota dono do Bozoca!


ferreira

2022-06-27 16:12:33

Desonesto intelectual!


HERMÍNIO ANTÔNIO RODRIGUES DE AZAMBUJA

2022-06-27 10:16:05

Tem que privatizar esse M&erda



Notícias relacionadas

Master atinge governo Lula

Master atinge governo Lula

Rodolfo Borges, Wilson Lima
19.06.2026 03:30 10 minutos de leitura
Visualizar notícia
O Congresso quer gastar

O Congresso quer gastar

Guilherme Resck
19.06.2026 03:30 8 minutos de leitura
Visualizar notícia
A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

João Pedro Farah
19.06.2026 03:30 6 minutos de leitura
Visualizar notícia
Quem decide a eleição

Quem decide a eleição

Rodolfo Borges, Wilson Lima
12.06.2026 03:30 11 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso