Fabio Pozzebom/Agência Brasil

Os patrocínios ocultos do ministro

Crusoé obteve, com exclusividade, a lista de empresas que repassaram mais de 7 milhões de reais ao instituto do ministro do Supremo. Dela surge uma revelação: os insólitos “patrocínios secretos”, em que empresas de diferentes setores doam, mas preferem não aparecer. Os patrocinadores, invariavelmente, têm interesses no Supremo Tribunal Federal
11.05.18

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem.

500
  1. ter um ministro da justiça como um dos maiores articuladores de esquemas de corrupção como mostra a matéria, quais são as esperanças do Brasil? temos de ficar revoltados com este tipo de conduta, mas me pergunto… a quem recorrer?

  2. O nosso STF envergonha qualquer brasileiro de bem. Existem lá pessoas honestas e honradas, mas, os que não o são , denigrem vergonhosamente o todo. Quando estudei Direito, aprendi a encarar e respeitar o Supremo como a instituição mais séria e honrada do país.
    Triste e deprimente engano. Pobre país !!!!!!

  3. Definitivamente, De Gaulle tinha razão! Tristemente! Se fosse um país minimamente sério, esses grandes marginais estariam presos, e não soltando tantos outros iguais a eles…corruptos!

  4. Não é a toa que; ele defende os bandidos com unhas e dentes, isso mostra como somos bons em termos de visualizar os nossos “ministros” e saber que estão á venda sempre, só dependendo de quanto recebem para soltar os corruptos, isso me dá nojo

  5. Fica claro o conflito de interesse o que gera a incapacidade de imparcialidade e julgar questões que envolvem patrocínios ao instituto devendo pela correção o mesmo ser afastados de todos os processos que geram conflito de interesse.

  6. Sendo um membro da mais alta Côrte da Justiça brasileira, no mínimo, em nome da ética, caberia ao magistrado Gilmar Mendes, se declarar “suspeito” para posicionar o seu voto. O ideal seria que nenhum representante do STF pudesse ter algum vínculo ou brecha, dando motivos para dúvidas e desconfianças.

  7. Sugiro incluir as decisões desse gilmar que favoreceram as empresas, bem como investigar se houve benefícios das empresas do Rio de Janeiro, pela libertação dos corruptos daquele estado.

  8. Eu não sou flamenguista, mas tem cheirinho…, de sujeira, nesses envolvimentos não tão transparentes com um do alto escalão na esfera judicial do Brasil. Vale isso para a Corte “suprema”?

  9. É um absurdo. Uma promiscuidade que um juiz do STF, instância suprema do Judiciário brasileiro, tenha interesses comerciais envolvidos e que podem influenciar no dia a dia dos seus julgamentos. É uma verdadeira aberração. Pior ainda é Gilmar Mendes levantar suspeitas contra Barroso, quando ele próprio tem telhado de vidro.

  10. Esse ministro é mais um espertalhão que usa dessa prerrogativa para se dar bem – anonimamente – e se livrar dos laços da lei. Assim como anda fazendo também – libertando réus genuinamente condenados e com provas claras de culpabilidade – quem pode afirmar que não é através de sacolas de dinheiro enviadas a ele sorrateiramente na calada da noite? Enquanto isso o povo se f… Até quando? Ainda creio que “a justiça tarda, mas não falta”, como me ensinou minha mãe.
    Quando o câncer começar…

  11. Agora, ficou claro porque os votos dele, em algumas matérias, acabaram sendo na contramão dos interesses do povo, do país. O seriado de televisão “O Mecanismo” também nos dá uma visão de como as coisas acontecem em nosso país, já há bastante tempo. Sei que não será fácil, mas “o mecanismo” e sua operação precisam ser eliminados.

  12. Casos assim mostram a necessidade urgente de que sejam revistas as formas de se lotar os cargos de ministros de tribunais superiores, bem como de que se estabeleçam critérios de avaliação para a permanência deles nos cargos. E critérios eficazes que deem realmente à sociedade condições que permitam seus desligamentos destes cargos quando deixarem de cumprir suas obrigações.

  13. Reportagem muito interessante e esclarecedora . Na politica e nos negocios no Brasil nao existe o que nos EUA se chama “Conflito de Interesses ” que regula as interacoes entre partes em negocios e entidades . No meu caso , na area medica ,nos EUA nem uma caneta com logo de uma empresa pode ser deixada se ha potencial conflito de interesses . Esse principio na minha opiniao e um elemento basico para evitar que partes interessadas possam comprar influencia nos orgaos reguladores .Deve ser impeach

  14. Este país é mesmo uma república de banana, um imenso bananal e também um imenso laranjal. Temos laranjas em todos os escalões. Que país sério do mundo civilizado, aceitaria que um ministro da sua suprema corte tivesse interesses particulares tão conflitantes com a sua atuação institucional? Só no Brasil varonil se tolera uma imoralidade dessas. Pode até não ser ilegal, mas é totalmente imoral!

  15. Gilmar Mendes, a escória da moralidade neste país. Enquanto não legalizarem o lobby no Brasil, as instituições: Executivo, legislativo e judiciário se lambuzam.
    Isso para mim é abuso de autoridade.

  16. O pessoal do Google está acostumado com os jornalistas quando não medíocres ou preguiçosos são pilantras (= cúmplices do mecanismo) e não esperava, ao dar a sua resposta, que os josnalistas do Crusoé iam averiguar mais os fatos e constatarem que só no evento do IDP o nome do Google não aparecia… não me surprenderia de um dia ler a notícia que a Google seja enquadrada no “corruption act” dos EUA…

  17. Temos que ajudar o Sérgio Moro, Bretas e os outros juizes que estão do lado da grande maioria dos cidadãos brasileiros, vencer a nossa guerra visando a destruição do mecanismo que gerou e gera corrupção/proprina/burocracia sufocante (= criar dificuldades para vender facilidades) e de seus adeptos, cunha, cabral, lula, gleisi, Dirceu, temer, gedel, jucá, renan, sarney, aecio e seus amigos togados do stf e outros órgãos de justiça e milhares de outros vigaristas ou assaltantes dos cofres público

  18. MUito estranho estes patricionios ocultos. A transparência seria a melhor forma de mostrar a credibilidade e lesura do instituto. Há algo de podre no reino de Gilmar Mendes

  19. Parabéns, Senhores! Só essa reportagem já valeu a assinatura da revista. Continuem irredutíveis no encalço dos corruptos e escancarem o que tiver de ser exposto – principalmente em relação às falcatruas no Judiciário! Esse é o único caminho para recriar o país em moldes decentes.

  20. EMPRESÁRIO E JUIZ DA MAIS ALTA CORTE. ESSE, O BEIÇOLA-SEBOSO-, É O MAIOR REPRESENTANTE DOS INTERESSES DESSA CASTA QUE NOS IMPEDE DE TERMOS O MESMO CRESCIMENTO DA CORÉIA DO SUL.

    1. Gilmar Mendes, Levandowisk,Dias Toffoli, são a escória do stf “apequenado”. Fico muito preocupado com a aproximidade do mês de setembro/18 , qdo esse advogadinho petista assumir a presidência do stf. Fora o Barroso , ninguém enfrenta esse *#*#€¥ coronel do stf. Temos que dar um basta nessas múmias , que ficam por três horas falando merda, para no final dá o seu voto a favor de políticos e empresários corruptos, pq essas múmias não soltam bandidos comum? Pq, não ganham nada com isso.

  21. Como todo mundo já comentou, e bem, o óbvio, só tenho a perguntar: esse homem é feio, emburrado e botocudo assim mesmo, ou ele faz por querer, ou “vocês da imprensa” usam fotoshop? Crendeuspá!

  22. Lamentável e profundamente preocupante a conduta do ministro Gilmar que faz do Supremo um balcão de trabalho e gerencia interesses próprios e escusos em detrimento de todo o país. Vergonhoso senhor Gilmar. Mais uma nódoa neste momento tão nebuloso do Brasil

  23. Não tenho um comentário, mas um pedido. Gostaria que vocês organizassem/publicassem um resumão (se chegar até o mensalão, melhor) apenas de fatos formalmente reconhecidos:
    – quem foi preso
    – quem devolveu dinheiro e quanto
    – quanto a Petrobrás e outras reconheceram de prejuízos, etc..
    Nas discussões sempre esqueço de alguém, alguma coisa…
    Um abraço

    1. Alfonso,..concordo em gênero e número contigo…Crusoé nós tb pedimos que vá em frente e nos ajude a esclarecer estas questões que precisam ser melhor esclarecidas, agora com a ótica de um jornalismo série e competente….

  24. Eu acredito que o Sr.Gilmar Mendes, deveria se afastar do STF, já que ele está julgando causas de empresas que financiam o seu instituto, e é anti-ético a sua participação nos referidos julgamentos. Cabe a ele agora refletir e tomar uma atitude decente.Como faria seu irmão Chico Mendes, uma pessoa digna, que combatia as coisas erradas, e por isso foi assinado.Fica aqui a minha modesta colaboração.

  25. Não resta nenhuma dúvida de que o Gilmar Mendaz, ops, Mendes, é um juiz que desmerece a toga e envergonha a Magistratura! Um misto de maldade e desonestidade “com pitadas de psicopatia”.

  26. É uma vergonha que um ministro do STF receba dinheiro e que mantenha isento na hora de votar processos de interesse dessas empresas. Só no Brasil acontece isso. Impeachment nele.

  27. Ninguem pode servir a dois senhores. É impossivel seervir a deus e ao diabo, nem mesmo o gilmaar mendes. Quem pode confiar em um tribunal que tem ministros como o glmar?

    1. Ah, meu filho, se você for se preocupar com isso, passará o dia inteiro corrigindo. Relaxe, não fique bravo. Você deve ser daqueles que têm o olhar clínico para ortografia, né? Ô, sofrência! Eu sei como é.

  28. Como podemos acreditar , em ministro , que não é concursado
    Sua esposa e advogada de condenados , a serem julgado por ele , ele dono de um instituto , palestrante , idêntico ao instituto Lula e seus patrocinadores !!
    Isto prova que o STF é formado por afilhados dos Reis , a serviço destes !! Ao povo a lei , ao rei 🤴 ouro e 👏👏👏👏👏👏👏🍾🥂

  29. O Gilmar não é pessoa confiável, escorregadio , sai sempre pela tangente A nomeação da mulher para ITAIPU, COM SALÁRIO NABABESCO para se apresentar uma vez ao mês , deixa margem para divagações.

  30. Fosse um país sério Gilmar Mendes já teria sido defenestrado do STF há muito tempo. Essa história é absurda – empresas patrocinando atividades comerciais de um ministro do STF. Só aqui na Bobolândia, mesmo…

  31. Conheci em Brasilia muitos procuradores e juristas que davam aula em universidade, e naturalmente recebiam como professores tanto em universidades privadas como públicas. Mas não conheci algum que fosse abertamente proprietário ou sócio de algum instituto privado. Qualquer pessoa que seja proprietário ou sócia de empresa privada precisa se licenciar para poder assumir cargo no governo. Posso estar desatualizada, mas pelo menos é o que conheço sobre a lei que regula essa matéria.

  32. Algo um tanto esdrúxulo esse conflito de interesses. Muito pouco provável que Gigi esteja ou se sinta isento para julgar alguma empresa ou algum integrante dela que tenha feito altas contribuições ao tal IDP.

  33. O Brasil precisa ser Higienizado. Temos que criminalizar o comunismo, o socialismo e renovar o congresso; A corrupção, hoje e desde há muito, é institucional. Já me pergunto se o narcotráfico, também não o é?!! É só esticar os olhos ao Rio de Janeiro!! Essa atual composição do STF é vergonhosa, para dizer o menos. Resultado direto e gritante do lulopetismo e antes dele, dessa esquerda que domina o país desde 1.984. Hora da Limpeza.

  34. A reportagem teria sido mais completa caso se tivessem pesquisado todos os processos envolvendo os doadores ocultos que tramitaram pelo STF sob relatoria de GM para constatar se ele chegou a NEGAR algum pedido de seus patrocinadores. A conclusão, a partir desta constatação, seria ainda mais fácil.

  35. Isso aí foram pequenos valores que foram contabilizados.
    E o custo-liberação da bandidagem?
    Todos sabem que ele tem um coração fraco, não pode ver um bandido rico preso que ele começa a chorar, … de alegria. ,, kkk”

  36. O Sr. Gilmar Mendes é um dos maiores CORRUPTOS do nosso país , juntamente com Lula e cia Ltda. Deveria ser preso imediatamente e explicar sua densa fortuna . Ladrão , assim como praticamente todos os olímpicos do Brasil!! VERGONHA !!!

  37. O simples fato do Ministro ter essa relação com doadores, sejam eles, ocultos ou não, já não se trata de uma baita falta de ética e um possível conflito de interesses? Como explicar, por exemplo, decisões favoráveis para as empresas em processos que dependam/dependeram do seu voto?

  38. excelente reportagem investigativa… mostra inicial dos investidores “inocentes” que esse Juiz em seus negócios tem e reforça a conclusão que qualquer pessoa inteligente pode tirar frente aos posicionamentos sempre inoportunos e favoráveis a corrupção.

  39. Onde a isenção que deve ter um magistrado? O critério de escolha de ministros do STF deveria ser poe concurso. Parabéns pela reportagem! Obrigada peli maravilhoso trabalho investigativo e informativo.

  40. Gostei das infromações mais tenho um projeto que seria me candidatar a Dep. Federal para fazer uma Lei que proibisse os dois poderes, o Executivo e o Legislativo de receberem altos salários e sim uma ajuda de custas de 1 a 2 mínimos na esfera Municipal de 3 na esfera Estadual e t5 na esfera Federal, assim acabaria com todas as formas de querer chegar ao poder para ganhar altos salários, ficar famoso e ter oportunidade de fazer falcatruas. Creio que com esse projetos o Brasil exportaria ética/mor

  41. Achei a reportagem interessante, mas esta não me permitiu formar um juízo pleno a respeito do personagem central, ou seja, o dono da IDP.
    É mais uma reportagem que tangencia nossa dúvida quanto a lisura do personagem, mas não permite uma conclusão.

  42. SÓ TEMOS A LAMENTAR O COMPORTAMENTO DESTES RATOS, NESTE PAÍS NADA ACONTECE COM ESTES CRÁPULAS, AINDA ESTÁ LONGE O DIA EM QUE A HONESTIDADE, A ÉTICA E A HOMBRIDADE FARÃO PARTE DO CARÁTER DOS HOMENS PÚBLICOS. INFELIZMENTE.

  43. Esses patrocinios sao suspeitos .O Ministro deveria se abster quando as causas envolvesse seus clientes .Esta sendo ferido um principio basico da Justiça de SER CEGA Mas manchou sua reputacao na causa das empresas de onibus do Rio de Janeiro

  44. E o distinto é ministro do STF. O que estão esperando os Srs. Senadores para tirá-lo de lá? É só uma perguntinha para reflexão. O País está carcomido pelo compadrio político. O Brasil está precisando de ter brio, é o país mesmo.

  45. Excelente matéria. Acho que vcs devem prosseguir na investigação e cotejar todos os processos que estão com o Gilmar com os anunciantes “ocultos”. Como a grande imprensa nem repercutiu nada do que está aqui?

  46. Sem dúvida alguma, nosso pior inimigo é o STF.
    Alguns Ministros camuflados e outros totalmente expostos ( Gilmar Mendes , a turma Petista , as vezes Mello tambem ).

    Pergunto : é melhor ou pior , as FORÇAS ARMADAS , tomar o poder ?

  47. Se pegar um pauzinho e remexer essa “M”, com certeza irá feder e a correria será geral. Ninguém da dinheiro de graça só por conta da cor dos olhos de outrem. Este Sr. nos decepciona com suas atitudes nada republicana e cria uma mancha no poder Judiciário, se não o mais importante pilar de uma democracia, e último bastião que deveria cumprir a CF em pro da nação e dos cidadãos. Sinto asco após ter lido a reportagem acima.

  48. Onde vocês colocarem a mão, vão encontrar “sujeira da grossa”. É um país corrupto!!!! Torço pelo nosso Brasil, mas confesso que estou desanimada.
    Estou amando a Crusoé. Parabéns e sucesso.

  49. Como esse tipo de relação pode ser permitida?Nós médicos,quando em congresso somos obrigados a declarar conflito de interesse antes de uma palestra.Agora um ministro que julga a Lava Jato,cujas empresas que o patrocinam no IDP são as mesmas envolvidas nos escândalos ,pode continuar na ativa?É o escárnio…

  50. Diogo, boa noite! Meu comentário nada tem haver com a reportagem acima. Estou assistindo o Manhatan agora e estou estranhando vc dizer que J.Barbosa poderia ser um bom presidente. Como vc pode dizer isso, se sabidamente J.Barbosa é um petista de carteirinha, que foi contra o impeachment da Dilma, que votou em Lula e Dilma e nao se arrepende, que teve tudo nas mãos para nos livrar do Lula na época do mensalão e não o fez, e por aí vai com toda sua arrogância?
    Sinceramente , gostaria de saber.

  51. O ministro Gilmar Mendes deveria ser depostodo STF. Sua atividade de empresário, paralela à de ministro do STF, culmina com – no mínimo, tentando ser o mais ingênuo possível – um grande conflito de interesses.

  52. É EVIDENTE QUE, MENDES, COMO MINISTRO DO SUPREMO NÃO DEVERIA RECEBER DINHEIRO E DEPOIS ARBITRAR OU DECIDIR PROCESSOS. DE SEUS DOADORES. ISSO TERIA QUE SER CRIME. COISA DE VAGABUNDO.

  53. É muito, no mínimo, estranho que um instituto pertença a um ministro que se mostra constantemente ao povo brasileiro, ao julgar processos de interesse do país, com decisões completamente evasivas à luz do bom direito. Este posicionamento diante de patrocínios de empresas interessadas em processos que tramitam na Grande Corte deixam as pessoas cada vez mais descrentes quanto ao posicionamento deste juiz, já tantas vezes desacreditados…

  54. Cargo de Ministro do Supremo deveria ter prazo determinado, como acontece no Legislativo e Executivo, para que não aconteça de um Juiz permanecer por “dezenas” de anos tomando decisões “isentas”.

  55. Me incomoda muito a insistência em não usar crase em “A Crusoé” já que se refere à revista Crusoé. Então pelo menos usem “Para a Crusoé” se o problema for a inclinação à esquerda do sinal gráfico kkkkk. Obrigado.

  56. A revista se vendeu como uma ilha do jornalismo, mas está simplesmente requentando matéria velha já publicada na Piauí. Sou consumidor do Antagonista desde sempre e espero mais da Crusoé.

  57. Essa reportagem deveria ser aberta para todos no antagonista para maior numero de pessaos tomem conhecimento da gravidade e pensem mais no Pais que estamos vivendo,
    fe pessoas tmem conhecimento

  58. Dr Carvalhosa, é simples assim? Empresas poderosas e com interesses escusos compram todos nós três poderes e teremos que acreditar que as instituições ainda funcionam. O que temos visto e que somente a Lava Jato funciona neste país. República neste país e uma mentira, o Sr. Concorda?

  59. Esse cidadão precisa ser defenestrado do STF. Se um juiz de primeira instância fizesse e falasse 1% do que esse senhor fala e faz, estaria liquidado. Porém, há uma blindagem espessa em torno do GM. Isso tem que acabar.

  60. Gostaria de saber a opiniao dos parça do STF. Alguem viu por aí algum comentario de algum deles? Bandido protege bandido, por isso esse Gilmar Cara de Bunda jamais vai ser processado ou impichado! Este Brasil ta fudido!! Um pais que tem uma Corte desse naipe, vamos esperar o que? Bolsonaro neste bandidos de toga.

  61. Quando o povo vai chutar aqueles falsos juízes daquele tribunal fajuto e refazer o STF? Enquanto isso não acontecer, Gilmar Mendes e outros dão de ombros. O negócio dele lembra Lula e duas palestras fajutas….um escárnio.

  62. É necessário achar um elo entre a soltura de bandidos por este juiz e as razões para assim agir. Elo comprovado, pois suposições já existem de sobra. Mas precisamos saber o porquê.

  63. Colegas,, tenho graves problemas de visao,,, nao consegui selecionar o conteudo para o leitor do MacPRO ler…
    poderiam por gentileza habilitar este plug in no site.
    e mesmo tambem permitir que plug ins do ANDROID, leiam o conteudo…
    perdoem minha ignorancia, caso ja esteja habilitados, peco que seja mais amigavel, ou seja, que apareca facilmente esta possiblidade.
    cao, nao esteja habilitados, solicito aos nobres que encaminhem este pedido ao TI, pois e’ facil fazer.
    Grato, e obrigado

  64. Nem nos próximos 500 anos a tal da “Suprema Côrte” vai conseguir se emporcalhar e perder toda a sua credibilidade , se é que algum dia teve, como nesses tempos. Suas sessões são tão sérias quanto uma declaração de renda do Jáder Barbalho ou do
    José Sarney.

  65. Muito triste, para mim que sou um cidadão comum, pagador de impostos, ver um pulha, um pústula desses tomar decisões que a gente tá vendo que é por pura conveniência entre os amigos criminosos do poder e eu aqui, assim como muitos reles mortais, sem poder fazer nada, só tendo que assistir esse festival de horrores…… Bye

    1. Amigo Fernando! Esqueça, isso nunca vai acontecer mas se acontecer vai ser no dia 30 de fevereiro de dois mil e não sei quando…… kkkkkkkk. Então, como disse, esqueçe. Bye

  66. Sem dúvida as regras para o supremo tem q mudar! Este Gilmar usa o supremo para interesses particulares e escusos. É trata seu posto de ministro como um emprego secundário!

  67. É amoral um ministro do stf ter rendas de outra empresa que patrocina os eventos feitos por esta empresa.
    Um ministro do stf deveria, moralmente se desligar de quslquer empresa que tenha participação.
    Os brasileiros conhecem o caráter deste ministro e se fosse investigado deveria estar na cadeia.

  68. Não há como ser aceito esta situação anti ética e ilegal. Este cidadão sabe de muitas falcatruas das “otoridades” por isso não sofre um impeachment
    Inaceitável !!!

  69. CRUSOÉ é o retorno ao jornalismo investigativo sério, há tempos esquecido no Brasil. Brindemos à revista e aos leitores, que encontraram a ilha da verdade há tanto procurada!

  70. Sugiro uma reportagem sobre os vultuosos honorários dos parentes de ministros que são advogados e que defendem seus clientes junto aos tribunais superiores (o ideal seria chegar até os parentes dos desembargadores e juízes em geral)

  71. É isso que espero dessa revista. Dedo fundo em feridas abertas ou não. De direita ou esquerda. Sem essa exposição, gente como esse senhor, se sentem livres para maquinar qualquer coisa em prol…..sabe se lá de quais interesses. O próprio já fica bem patente. E o resto?

  72. Só no Brasil acontece este tipo de coisa. Em qualquer país civilizado, e com democracia consolidada, o membro da mais alta corte já tinha sido impeachmado. Essa coisa de dizer não benificio de tal coisa, é conversa pra boi dormir.

  73. Valores pífios. Certamente não é nas contas oficiais que está o pote de ouro do leprechau da boçalidade. Sigam o arco-íris. Não é de hoje que ele facilita a vida de amigos, ou porque não dizer clientes. E esse tipo de “facilidade” não custa barato. Pra não dizer da obviedade que o advogado de defesa pede, mas quem assim tem o peso da caneta. Portanto, o defensor não pode ter honorários mais altos que a caneta. Sednem Ramlig.

  74. CNA e SENAR tem grande interesse, na medida em que, será julgado no STF a constitucionalidade do FUNRURAL. Dependendo do resultado, CNA, SENAR e J&F serão os grandes beneficiados.

  75. Há quem acredite q o setor público e o privado estão em lados opostos no Brasil. Nada mais falso: há agentes públicos interessadíssimos numa aproximação com o setor privado e vice-versa com um único objetivo em comum: o LUCRO. Sinto asco! Fora Gilmar Mendes!!!!!!

  76. Cena que gostaria de ver. O Capitão Nascimento, o personagem não o ator comunista, dizendo ao Gilmar Mendes pego firme pelo gasganete: – Pede para sair, pede para sair…

  77. na verdade o que desanima é o fato que apesar do bandalhismo a materia é feita quase que como se tudo estivesse dentro de um parametro assim digamos normal… aceitável… isso aí é caso de forças especiais…

  78. Inicio citando o conselho que foi dado à mulher de Cezar.
    Não duvido da importância do IDP. Creio que seria útil á sociedade o surgimento de outras entidades correlatas. Porém regidas por dispositivos legais inflexíveis.

  79. Pela reportagem, fica evidente que o Ministro Gilmar Mendes descobriu uma maneira para ganhar dinheiro aproveitando a brecha legal da legislação. Agora com a porteira aberta, outros juízes em posição análoga poderão recorrer do mesmo recurso para pedir e aceitar patrocínios de empresas enroladas na justiça. Que empresa nessa situação cometeria a loucura de negar patrocínio a um juiz que poderá vir a julgá-la um dia. Será que isso não é imoral?

  80. Um ministro do STF não deveria estar envolvido em nada que envolva patrocínio (dinheiro). Daí as decisões estapafúrdias e dúbias. Sem credibilidade, pode-se confiar nesse juiz da mais alta corte do País ???
    É triste e incentiva a desobediência, mal maior para a sociedade.

  81. O comportamento e as atitudes desse senhor envergonha ainda mais a já desprestigiada suprema corte do país. O interesse privado desse canalha sempre esteve acima dos interesses do Brasil e da Constituição.

  82. Realmente é preciso desvendar as maracutais que os “poderosos” fazem para si e condenam as dos outros. Transparência sempre, e mesmo assim ainda irão existir espertos que pensam no lema do Gerson. Aliás, coitado, imagino que o objetivo desta frase era um, mas acabou tendo uma outra conotação, direcionada para o lado do mau.

    1. poxa vida… isso é o que desanima… vc quer só isso pra ele… esse cara já deveria estar numa masmorra

  83. Mais vergonhoso ainda é os dirigentes e membros das INSTITUIÇÕES com responsabilidade sobre o caso ficarem olhando, como não pudessem fazer nada.
    .
    O PIVETE Maia fica sentado em cima dos 20 pedidos de IMPEACHMENT de ministro-empresário-da-máfia-do-direito e não toma nenhuma atitude.
    .
    A presidente do STF não abre nenhum processo administrativo para expulsar esse bandido.
    .
    Pedidos de IMPEACHMENT não examinados pela Câmara deveriam ser levados a PLEBISCITO nas eleições.

  84. Simplesmente nefasto, com a aquiescência de seus tutores senadores, de seus colegas, de ex-presidentes da república, de deputados federais, além do “apoio” de grupos empresariais “filantropos”, todos envolvidos de um lado ou de outro em gravíssimas pendengas bilionárias na justiça federal!!! É rir para não chorar!!! Esses fatos e provas mostram que os três poderes estão totalmente apodrecidos!!! Esses é o Estado Democrático de Direito que NÃO QUEREMOS MAIS!!! BASTA!!!

  85. Independente de qualquer vantagem que o ministro possa ter tirado, isso deveria ser proibido! A atenção de um ministro do STF deveria ser exclusivo para o serviço público. Qualquer desvio atinge o trâmite célere dos processos. Afinal, ele ganha para ser ministro!!!! Não se pode continuar a conviver com leis elaboradas para proveito próprio, como essa da magistratura!

  86. Gilmar é sinônimo de grandessíssimo FDP! Deveria ser impedido, banido e preso pelo mau que faz ao país! Institucionalizou a prostituição e olha que respeito as prostitutas que vendem o que lhes pertence! Esse cretino não, burla e vende benefícios a corruptos que em conluio arrasaram o Brasil e mais que dinheiro, nos arrasaram ética e moralmente ! E depois como óbvio detona quem lhe aponta o dedo no plenário da Casa da Luz Vermelha, cujo nome “fantasia” é STF!

  87. É inadmissível que com estas denuncias
    Não seja afastado para ser julgado…que país!!!
    Ontem solta Paulo preto cuspindo na cara de TODOS
    Vai fazer como o Lula???
    cadê as provas???E continua canetando a JUSTIÇA do país

  88. SÓ E SOMENTE SÓ BOLSONARO “RELHO DE AÇO” PRA CORRER COM O GILMAR BEIÇOLA, O CORRUPTO MÓR DA JUSTIÇA BRASILEIRA A RELHADAS.
    SOLUÇÃO? OXENTE! BOLSONARO PRESIDENTE!

  89. O recente acordo dos planos econômicos em que destaca Febraban e Idec “representando” os poupadores escancaradamente roubados tem muito mais fatos ocultos, sombrios e mal explicados do que se viu até agora. Chega a dar pena, se não nos consumíssemos de nojo.

  90. esse serviçal imundo Nunca foi juíz, e por estar na suprema Corte por interesses privados e partidários, ele é um dos maiores inimigos da nação junto com o resto do quadrilhão q há no STF.

  91. esse serviçal imundo Nunca foi juíz, e por estar na suprema Corte por interesses privados e partidários, ele é um dos maiores inimigos da nação junto com o resto do quadrilhão q há no STF.

  92. Gilmar Mendes é uma VERGONHA para o Judiciário Brasileiro! Soltar Paulo Preto, operador do PSDB, é a mais desavergonhada explicitação de seus conchavos espúrios feitos com a cúpula tucana! NOJO!

    1. E o pior é isso mesmo, tu nao mentistes em nada no q acabaras de dizer: esse serviçal imundo Nunca foi juíz, e por estar na suprema Corte por interesses privados e partidários, ele é um dos maiores inimigos da nação junto com o resto do quadrilhão q há no STF.

    2. E o Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está nadando de braçadas, também, nas praias do Caribe?

  93. Hoje, no final da tarde, foi divulgado a notícia de que Paulo Preto fora solto por Gilmar.A primeira coisa que me veio a mente foi que esse senhor “adora”desafiar a opinião pública..
    A despeito disso, com o conhecimento de seu envolvimento, através do IDP, com pessoas com processo tramitando no Supremo, se for legal (?), me parece extremamente imoral! Há de ter algo ou alguém, que possa dar um basta nesse senhor!

  94. Está tudo muito claro, usou o cargo para enriquecer e no momento oportuno ele cai fora exatamente como fez o humilde menino pobre Joaquim Barbosa. Imaginem quanto vale uma canetada que soltou o Paulo Preto.

  95. Podem anotar e registrar aí em suas agendas: gilma vai pedir o boné e cair fora do STF assim que for desenrolado o caso das empresas de ônibus do RJ. O “nosso”super ministro optou por ser empresÁrio e não mais juiz..e já está preparando o terreno..

  96. Patrocínios emblemáticos estes destas empresas. Ninguém de sã consciência empresarial pregaria um prego sem estopa. Por outro lado, conhecendo a engrenagem da justiça, ficamos atônitos com o poder que um Ministro do STF possui em suas mãos.

  97. É uma verdadeira piada….se não fosse verdade, seria de morrer de rir….muito melhor que Sai de Baixo, Escolinha do Professor Raimundo….ou uma boa pornochanchada ….combina mais com esta última .

  98. Excelente matéria! Mas com certeza o resto da imprensa “vendida” irão ignorar os absurdos que Gilmar Mendes faz agora porque estão muito ocupados em acusar o que nossos militares possam ter feitio à meio século!

  99. Uma bela matéria, seria muito bom se todo brasileiro tivesse condições de assinar e ler reportagens como essa, talvez assim nosso país estivesse melhor, mais quem sabe um dia chegaremos lá !!!!

  100. Pela postura desse Ministro no Supremo, não é nenhuma surpresa ele receber patrocínios. Mas patrocínios ocultos é muito grave porque o próprio patrocinador já está de má-fé e como se trata de quem recebe é Ministro do Supremo, a situação é gravíssima. Olha em ponto a situação chegou.

  101. Muito estranho ,sao 20:00 hs,e ninguém comenta algo tao grave ,como este furo da Crusoe.Os próprios Antagonistas nao estao falando mais.Espero que nao tenha sido pressão das empresas envolvidas neste escândalo.

  102. Está caracterizado um conflito de interesses, em que um sujeito que recebe altos valores em troca de favores, visto que os patrocinadores têm interesse em causas no Supremo. Esse é o Gilmar Mendes o paladino da justiça brasileira.

  103. Diante do que li, a operação Câmbio recém deflagradas irá apontar muita gente com dinheiro irregular fora do país! Que Crusoe não perca o foto e marque em cima das novidades dessa operação! Aguardo ansiosa!

  104. Engraçado o Bendito Gilmar nao se sinta impedido e nem ache conflito de interesses!!! Tudo normal . E o que faz o orgao que deveria nos proteger desa Justiça OAB….também patrocina o IDP…é uma cambada de malfeitores !!

  105. O que comentar depois disso ??? O cara é como os outros..um baita de um bandido de toga, que usa o cargo a seu favor..
    Repasses = Propina..
    Somente isso .
    O que me interessa é o resultado desta reportagem , ele foi bem atingido , o que responderá ???

  106. Certamente, no caso do TST, houve algo parecido com o SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS, destinada a selecionar proposta mais vantajosa para a administração pública. Né? Ou me enganei?

  107. Parabéns Crusoé.
    Ótima reportagem…
    Agora está tudo explicado..
    Às vezes, ele me parece mais um advogado de defesa dos réus, do que um ministro..
    Engraçado..
    Tudo que tem instituto no meio, não cheira bem..

  108. Quem não sabe que esse Sr. ministro é um pilantra. Basta ver suas declarações nas decisões do Supremo. Ele muda de acordo com os interesses no momento. Em um ano decide de uma forma e em outra ocasião, de outra. É um cara de pau. Deveria ser impedido de atuar como ministro. É uma vergonha termos um ministro deste porte.

  109. Não há quem -em sã conciencia- deixe de linkar uma coisa a outra!! Gilmar tmb é mercenário, e penso que o onus da prova do “desinteresse profissional” é do instituto. Gilmar não me cheira bem, e sua situação deveria servir de exemplo para mudanças nas regras do STF.

  110. Aceitar doações de quem tem questões na corte onde atua diz muito sob quais valores Beiçola Mendes edificou seu caráter e ajuda a entender porquê o instituto da suspeição, uma ferramenta que protege o magistrado, é encarado por ele como ofensa pessoal.

  111. Como se diz…não basta ser honesto, tem que parecer honesto!!! O interesse desse senhor em determinadas causas, o fato de mudar radicalmente de ideia com relação a algumas teses, deixa evidente a parcialidade do julgador. Mas o que mais impressiona é o deboche para com o povo brasileiro e aquele sorriso cínico de quem tem certeza de que jamais será atingido pela Lei. Enojante!!!

  112. Itaipu é fruto de um Tratado entre Brasil e Paraguai. Tudo que ela consome, seus gastos operacionais compõem a tarifa que é cobrada da Eletrobras e, em uma análise compõe a tarifa que é cobrada pelas concessionárias na nossa conta de energia. Por quê diabos a ITAIPU e ELETROBRAS patrocinam o INSTITUTO DO GILMAR?

  113. Da gosto de ver o porquê deste energúmeno está agindo como um Ministro do STF decente e isento nas últimas semanas! Sentiu a fungada do Crusoé no cangote. Esse é outro que adoraria ver preso e humilhado!

  114. Com ou sem a brechinha da lei, o servidor público, quase em geral procura de uma forma ou de outra um geitinho para sempre se dar bem. Nunca se satisfazem com o que ganham e, já contam com a benesse do da estabilidade que não é pouca coisa!.
    Vejo aí no mínimo um tremendo conflito de interesses.

  115. Parabéns pela reportagem! Tenho certeza que de agora em diante nada ficará por “debaixo dos panos”. Temos que saber de verdade quem são esses nossos “representantes” ou “servidores públicos” – que servem somente a interesses próprios. Sucesso à revista e que ela ajude a descobrir todas as mazelas deste nosso país e contribua na investigação de tudo que estiver errado.

  116. A unica entidade que está funcionando para o bem da população é a POLICIA FEDERAL.
    No supremo este acontecimento, no minimo é comprometedor, deveria ser investigado por ser o maior poder desta nação e deve dar o exemplo.

  117. A assinatura já foi paga pelo que vocês em apenas dois números nos entregaram: o dia e e a noite, o bom e o mau, Moro e Gilmar. E sigamos pivoando e reflorestando a ilha…Parabéns!

  118. Como é que fica agora?
    Bradesco emprestou R$ 36,4 milhões ao IDP, prorrogou cobranças e reduziu juros. Em uma das reduções de juros, o banco abriu mão de ganhar R$ 2,2 milhões de juros. (Resumo de um artigo de 2017 do Filipe Coutinho)
    Modesto Carvalhosa deveria acrescentar mais esse motivo para o impeachment de Gilmar. Agora são 10 os motivos.

  119. Não é de hoje que, Institutos, ONGs, Fundações, Universidades e até Igrejas são utilizados como verdadeiras “lavanderias”. Atenção nisso aí Ministério Público, Polícia Federal e o Poder Judiciário.

  120. Todos nós já sabíamos que ele tinha o rabo preso, só não sabíamos onde estava preso, agora vcs deram nome aos bois. Muito bem, assim vamos descobrindo que o buraco é sempre mais embaixo. Cada vez mais chocada com esses canalhas.

  121. Totalmente incompativel com o cargo de ministro do STF estas funcoes extras do Gilmar Mendes. Como ele pode agir em processos que envolva a JBS ? Como ter IMparcialidade ? Impeachment seria pouco para este senhor.

  122. Finalmente começamos a saber detalhes da vida do Sr Ministro tão descompensado.
    Parabéns Crusoé.
    Eu venho dizendo que era preciso investiga-lo.
    Uma forma de enfrentar tanta arrogância e prepotência.

  123. E agora gilmar? Como resolver esse imbróglio? É absolutamente antiético seu comportamento, tanto como magistrado, quanto como dono/sócio do IDP. Belo exemplo que o senhor está dando aos brasileiros de bem, que lhe pagam o salário e as benesses de que usufrui.

  124. Esse senhor parece que está acima da lei. Nada lhe acontece apesar de todas as atitudes inadequadas que ele e suas empresas cometem. Não é possível um magistrado deixe em dúvida a grandeza moral que deveria ter, principalmente pelo cargo que ocupa. Até quando vamos assistir essas pessoas agirem impunemente?

  125. A constituiçãoZECAzinha de 1988 só permite o acúmulo de 1 cargo de professor com 1 cargo técnico.
    .
    Se há legislação anterior à constituiçãoZECAzinha de 1988 que a contraria, nossos ministrECOzinhos TABAJARAS julgam-na inconstitucional.
    .
    Agora, se há uma brecha legal que permite nosso mini$trECOzinho, gilmar mende$, acumular o cargo técnico de ministro do SUBpremo COM O DE EMPRESÁRIO, cuja acumulação não é permitida, então, nesse caso, É A CONSTITUIÇÃO QUE ESTÁ ILEGAL.

  126. Francamente, isso dá margem a que não se tenha do ministro a imparcialidade necessária em julgamentos em que estejam envolvidos eventuais colaboradores do seu instituto.

  127. Tenho 65 anos sou aposentado pelo Inss, trabalhei 38 anos em empresas Multinacionais sempre na área comercial. O nome desses patrocinios do Gilma no metie é vortupção branca, paga-se com vista ao futuro, como pode se negar um pedido de um representante de Deus na terra…É pura pressão é coação sobre as empresas é crime disfarçado, por baixo da toga.

  128. Já me desculpando pela chatice do preciosismo – Na frase: “A Crusoé, oTST informou que fez acordo com o IDP…”, tive que reler para entender (a despeito da virgula), pela falta da crase, rs. Atenção à gramática :- ” À (com crase) Crusoé” – preposição A + artigo A ( subentendido que se trata de A revista Crusoé e não do personagem Crusoé).

    1. Concordo plenamente com o comentário de Élide. Brasileiro, infelizmente, anda sendo muito mal alfabetizado. Não que considere o repórter analfabeto. Mas, suponho que haja alguém lendo e conferindo o texto antes de publicá-lo. Dessa maneira acho que caberia sim uma crase no “À Crusoé..”. O texto refere-se à revista Crusoé. De resto, parabéns a todos pela nova revista. Valeu super a pena fazer a assinatura. Continuem assim.

    2. Pois concordo com a (o?) Élide. Assinamos por que confiamos e queremos o melhor para a revista. Mas a matéria é mesmo importantíssima. Quem, com processo no Supremo, negaria um pedido de patrocínio?

    3. Isso aí, Élide, confiabilidade e boa reputação também são construídas com o uso do bom Português, e quem enxerga no seu comentário elitismo e desprezo é alguém que não sabe respeitar o direito a opinião e nem capacidade de entender uma argumentação mais complexa.

    4. Destinem um tempinho de pesquisa e verão que antes de Nome próprio a crase é facultativa. Exemplos e artigos sobre o tema não faltam. O que falta é estudo…

  129. Para ficar legal, quando vocês colocarem alguma imagem, tabela, figura, como é muito pequeno, coloquem opção de clicar em cima e ampliar, dessa forma conseguimos visualizar, essa lista do IDP por exemplo, quem é que enxerga? Obrigado.

  130. Eu sempre soube que cargos públicos exigem dedicação exclusiva do funcionário, não podendo este exercer atividades remuneradas em outras instituições, sejam públicas ou privadas. Parece que para alguns funcionários mais graduados há aí umas brechas legais que se tornam exceções à regra. Isso, por si, mesmo não sendo ilegal, dá margem a mutretas e ginásticas financeiras por parte do servidor público. Vai depender apenas do caráter do indivíduo não passar do legal ao imoral.

  131. essa informação deveria ser encaminhada a todos os membros do STF… só para informá-los do que está vindo a público e que, cada vez fica mais óbvio o por quê das muitas decisões controversas/descabidas de Gilmar e de seus coleguinhas.

  132. Um fator que considero ainda mais repugnante é que fica implícito que uma empresa correta é prejudicada se não oferecer um patrocínio ao supremo senhor ministro, deixando então de ser correta.
    Assim o império da imoralidade reina no STF.

  133. Por mais correto que estejam os repasses a dúvida permanecerá. Já foi dito por Julio Cesar, em outros termos, ¨A mulher de César não basta ser honesta, é preciso parecer honesta.¨

  134. Tomar conhecimento desses fatos e não ter um sentimento de revolta e desanimo, tendo um ministro como esse no mais alto tribunal do pais eh muito difícil. O que se vê e se constata, no dia a dia, eh uma cambada de pessoas comprometidas e com rabo preso, cuidando de seus interesses pessoais e chafurdando nas vergonhosas mordomias brasilienses. Essa figura abjeta e canalha precisa ser afastada deste horrível tribunal. A lista dos apoiadores diz tudo. Estamos diante de mais uma quadrilha.

  135. Parabéns, uma edição melhor do que a outra, agora é partir pra cima do Sr Gilmar Lula Mendes e pressionar para ele se aposentar. Em todos os casos que esse senhor julgou sempre esteve “impedido”. Que tome vergonha naquela cara lavada e suma pra Portugal e não volte nunca mais, já que não podemos colocar esse senhor atrás das grades 🍅🍅 nele dia sim, no outro também.

  136. Gilmar Mendes qdo era chefe da AGU no governo Fernando Henrique, aprovava custeio de cursos para os funcionários da AGU, no seu proprio Instituto…ganhando importância como Ministro, aumentou seu faturamento. Por isso muda de opinião ao sabor dos (pro)ventos? Só no Brasil.

  137. Ha tempos tenho a impressao que GM esta se lichando para seu posto como Ministro. Tenho uma pergunta que ninguem ate hoje conseguiu me responder. Em caso de impedimento ele sera “aposentado compulsoriamente” com todos os beneficios pagos pelo Governo? Quem souber me responda. Obrigada.

    1. Claudia, esse “a” não leva a crase. Se você substituí-lo “pelo velho e bom para” como diz o prof. Pasquale Cipro Neto, vai ficar assim: para Crusoé… Acredito que essa é a intenção dos editores. Somente Crusoé, o personagem, e não “a revista Crusoé”. Um grande abraço.

  138. Adoro a revista, precisa fazer algumas reportagens aqui na Bahia, terra de ninguém só Deus sabe o que é pobreza apareça aqui jornalistas vocês vão adorar são tantas coisas.

  139. o que vamos falar disso? Asqueroso, bizarro, nojento??? Não sei qual adjetivo mais, poderia dar, tentando ser educado. Agora, no popular? É um filha da puta, safado, corrupto. Impeachement já nesse corno !!!

  140. Simplesmente imoral, igual a “ética” desse bandido, é por isso que ele foi nomeado como o melhor funcionário da JBS, tudo que está envolvido é imoral, sua ligação com Temer, com Aécio, com a JBS, etc, se analisarem porque apelidaram ele de “Ministro Laxante” por libertar CorruPTos e mais CorruPTos, provavelmente vão descobrir situações parecidas com os financiamentos ocultos do IDP.

  141. Execelente artigo, que revela no mínimo situações embaraçosas que envolvem um Ministro do Supremo, conhecido por suas decisões parciais. Cabe aos Orgãos competentes, investigações e explicações que a reportagem não conseguiu obter com os implicados.

  142. O Senhor Jesús disse: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”, João 8.32 .
    sou médico e pastor evangélico, 80 anos, a nossa oração tem sido para que a verdade venha para a luz no Brasil, e essa reportagem sobre Gilmar Mendes me alegra mais do que a prisão de Lula. Nosso

  143. Estou amando a Crusoé. Bom de ler no iPhone, conteúdo espetacular do melhor jornalismo investigativo
    Tenho feito a maior propaganda e estimulado os amigos a assinarem.

  144. Crusoé, salvo não haver distorções nas informações, e com o tempo saberemos, além de estar dando voto de confiança, lanço a candidatura da revista a um NOBEL à ser criado especialmente, ou se preferirem a candidatura à presidencia do Brasil , ou ainda ao trunfo de ser a primeira empresa a ser criada em Marte, viajando pelos foguetes do Elon Musk ou da Virgin !!! Vcs são demais !!! Caiam de pau..opsss..nas sogras !!!!

  145. Excelente material,já pagou minha assinatura.
    Temos de retirar os canalhas da zona de conforto e mandá-los para zona do baixo meretrício,de onde nunca deveriam ter saído.

  146. Pois é, por tudo isso o Gilmar Mendes não tem condições de permanecer ministro do Supremo. É completamente anti ético esse seu comportamento. Juízes não podem receber, mesmo que indiretamente, vantagens, especialmente financeiras, daqueles que dependem de suas decisões. É uma vergonha…mais uma nesse nosso Brasil. Pelo impeachment já do Gilmar Mendes!!!!!

    1. Presumo que deva ter m colega convidado a palestrar que tb não achou inapropriado massacrar a ética e o bom comportamento exigivel pelo colegiado.

  147. Caso ele venha a se tornar réu, quem o julga? O Congresso? Que lama, credo! Que povo mais podre! Esse coronel bate na mesa, mete banca de paladino da justiça, ameaça, grita, insulta outras autoridades e não se faz nada a respeito? Que bagunça!

  148. Gilmar Mendes e seu instituto agem da mesma forma que Lula e seu instituto…. e ambos contam com o apoio irrestritos dos “amigos” desinteressados… por isso a defesa veemente de Gilmar Mendes em relação à Lula… ele se identificou no “modus operandi”…

  149. Que maravilha bra$illllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllll !!!!
    Depois ainda perguntam o porque das e sempre nao Reformas de nada!
    Enquando isso e$$e$ srs e sinistros junto com os vermelhinho , vao deixando os brasileiros Povo nas Filas do nada para o nada neee
    Alguem tem que fazer alguma coisa e URGENTE !!!!
    Forca Lava Jato
    Baita abraco a Equipe

  150. É o promiscuir, da coisa pública com o privado. É onde se dá a usurpação da coisa pública, da Educação, da Saúde, da Segurança Pública, que nos leva ao caus da instituições, em prol das Privadas. Nestas privadas, que nos coloca os agentes do Estado, é que vivemos as misérias, do Estado. Infelizmente isto é uma gota d`água, no oceano das maracutaias, brasileiras. É, e nós, os pagadores de impostos, pra que serve?

  151. É escorregadio como sabão. Para os de bem, este GM não vale um ovo frito com a gema mole. Há muito a mudar. Melhora Brasil! É muita brecha para estes safados atuarem. Torço que algum iluminado encontre una brecha para pegá-lo, prendê-lo, impedí-lo de continuar a rir de nós.

  152. Tudo isso sem produzir 1 centavo de riqueza para o país. Todo dinheiro tirado, legal ou ilegalmente, direta ou indiretamente, do bolso da classe média principalmente. Parasitas!

  153. Por que a segunda turma, com o voto do ministro, desvinculou a corrupção da Odebretch das palestras, retirando do Moro a delação?
    Condena na 1a instância, condena na 2a, passa na 3a, o STF vai ter de discutir mérito como o Lula quer?
    Se estes ministros não seguem mais nem Lei nem Constituição, o que estão fazendo lá?

  154. Todos nós sabemos que a preocupação com os direitos humanos do preso LULA tem fundo garantista de toma lá dá cá. O dinheiro continua reinando sobre a moral e sobre a Justiça.

  155. Gilmar Mendes talvez seja o mais suspeito e nefasto dos togados por sua dissimulação disfarçada e sua virulência no trato. Diferentemente dos óbvios Tóffoli ou Lewandowski.

  156. Ministro do STF não poderia e não deveria ter sociedade, parceria em nenhuma empresa privada. Já recebe um salário estratosférico no STF e ainda quer levar vantagem e inocentar as grandes empresas do país.

  157. O conflito de interesses é evidente, o “óbvio ululante” que todos imaginamos. Mas a exposição destes fatos é o que esperamos. Obrigado, e em frente, Crusoé. Mas quem poderá julgar o “Eminente Ministro”? Nosso excelentíssimo Senado? A realidade é um muro.

  158. Este Senhor indicado ao cargo desonra o STF! Enquanto nas Universidades Públicas, professores com Dedicação Exclusiva, não podem dar aulas em outras Instituições, nas Instituições do Judiciário os ministros podem fazer o que bem entender, uma vergonha! Dizer que não há interesse nos processos é achar que somos todos idiotas. Basta organizar Congresso Científico no Brasil para ver esta diferença não há verba. Entretanto quando vejo Estatais e as cifras liberadas para o IDP desse Sr. é nojento!

  159. A matéria foi boa, porém poderia ter ido mais adiante. Por exemplo, poderiam ter feito uma planilha tentando cruzar as datas dos pagamentos com os julgamentos das ações das empresas no STF e qual teria sido o voto do Gilmar. Vcs mostrarm apenas dois exemplos, muito pouco.

  160. Ministro do STF envolvido com empresas que um dia precisarão dele na Côrte Suprema chega ser criminoso. Eh esse sistema que o Gilmar luta para manter,eh o Sistema do Lula,do Michel Temer, bate nos juizes e procuradores e afaga os do mesmo sistema. Ministro do STF para quem mesmo?

  161. Parabéns pela revista. Assinei a revista pois acho que o Brasil tem uma dívida com o Diogo Mainardi, porque foi o primeiro que teve coragem de denunciar o criminoso Lula. Espero que continue mostrando pra os brasileiros os corruptos…

  162. Nas culturas norte-americana e européia é compreensível e louvável aos detentores de grandes fortunas e grandes empresas, doarem à universidades, museus e afins, grandes somas, sem muita publicidade. Aqui, na cultura da “miúda”, do “debaixo-dos-panos”, a lógica estranha a lógica. É da natureza do marketing do patrocínio, APARECER. É da natureza de quem doa, pouco ou não aparecer. Essa é a lógica. O patrocínio dá visibilidade ao produto. POR QUE QUEM PATROCINA O IDP NÃO QUER APARECER?

  163. Ok denuncia publicada, mas o que fazer se o sujeito está na ultima instancia onde ninguem mexe com ele?O dinheiro que a JBS levou do BNDES nao voltou. Lula, Dilma e caterva se beneficiaram. O impeachment do Gilmar está parado. O que é possivel fazer que temos uma quadrilha enraizada no poder? Revoltante…

  164. Como um ministro que promove um esquema indireto de venda de influência pode continuar no supremo. O congresso devia cassar o direito destes ministros de exercer atividades paralelas durante o exercício do cargo e depois da aposentadoria.

  165. As palavras: SUPREMO E AUTORIDADES, PERDERAM TOTALMENTE SEUS SIGNIFICADOS. DEFINEM-SE, ATUALMENTE, COMO ESCUDO E BLINDAGEM DE PODRIDÃO, CORRUPTOS E CORRUPÇÃO NOS TRES PODERES.

  166. Ouvi de um advogado de Brasília, que Gilmar tem “negócios” pesados no Centro-Oeste, principalmente no Mato Grosso, onde é visto quase como um coronel. Vale apurar, pois parece q não é só esse instituto. Curiosa se outros ministros do STF tem essa mesma conduta. Mais pautas para vcs. Ótima reportagem.

  167. Somente essa matéria já valeu a assinatura anual que fiz, no primeiro momento da Crusoé. Jornalismo investigativo e analítico da melhor qualidade. Parabéns ao Rodrigo e ao Felipe. Continuem assim.

  168. como ter credibilidade o STF com esses fatos a rolar? …..as três instituições do Poder estão desacreditadas….e nada fazem para que isso não conste mais de sua vida funcional…

  169. Penso que a maior distorção ética e moral não está somente nos patrocínios. Estes são consequência de um mal maior: ser permitido que um Ministro do Supremo Tribunal Federal seja sócio de uma empresa, seja ela da especialização que for. Isto é um absurdo enorme, pois não há como desvincular suas decisões aos eventuais interesses dos patrocinadores e da Instituição da qual o Ministro é sócio. Um Ministro com as estas características sempre deixará ao cidadãos de bem um enorme desconfiança.

  170. Os fatos aqui expostos, expõem ainda mais o nível moral e ético de alguns “expoentes” da Suprema Corte!
    E essa situação não sofrerá nenhuma alteração significativa e positiva, enquanto vigorarem os atuais critérios de nomeação desses juízes!

  171. Só nesta república de bananas é que um mega conflito de interesses como esse é “coisa normal”. Seria interessante apurar, como comparação, quanto outras instituições de ensino, especialmente as públicas, “conseguem” obter como patrocínio para seus eventos e Congressos.

  172. É uma suruba, empresas públicas jamais deveriam patrocinar coisa alguma, e as privadas para esse tipo de evento onde um Juiz é o dono do evento é simplesmente uma aberração.

  173. Há dez anos, o nobilíssimo jurista e professor da USP DALMO DALLARI publicou artigo que gerou polêmica em que sustentava: “Gilmar Mendes no STF é a degradação do Judiciário”. Com o passar dos anos vemos que o ilustre professor estava coberto de razão.

  174. Taí o que todos já desconfiavam e a Crusoé vem provar: Gilmar Mendes é um homem de negócios que usa o cargo que tem na mais alta corte de Justiça do país para ganhar dinheiro com sua empresa. E suas decisões variam conforme os interesses financeiros. Um escárnio. Num país sério já estaria fora da Corte e respondendo a processos. Mas estamos no Brasil, né?

  175. Excelente pesquisa! Revela as brumas que envolvem o STF. Os servidores públicos de maior salário do país são ambiciosos e trilham caminhos de ética e legalidade duvidosas.

  176. Nós já tínhamos algum conhecimento desse fato, mas nunca apurado desta forma, dando nome aos bois. Quanto à Caixa é publico que ela financia o pagamento de aluguéis de prédios que sediam a Justiça Federal. Trata-se de uma parceria antiga. Quanto ao resto, infelizmente não é somente o Gilmar Mendes que se vale dessas malfadadas palestras.

  177. Pode até ter brecha na lei, que permite ao ministro estar ligado a algum negócio , mas que é imoral isso é. Qual a garantia de sua isenção em seus julgamentos ou despachos?

  178. Como um “Ministro Juíz” pode aceitar empresas investigadas, ou processada que passa, ou passará em suas mãos, aceitar tais como patrocinadoras de sua IDP???
    Só pode ser mais uma de suas mirabolantes falcatruas. Espero que vcs continuem esta matéria investigativa até o fim!!!
    Com certeza, irei compartilhar nas redes sociais. Abs…

  179. “ Que tiro foi esse?”
    Carambaaaaaaaa….. CRUSOÉ acionou o relógio da bomba.
    Ahhhhh safado Gilmar, vc tá lascado.
    Assinei a revista pela promoção do lançamento. Ficou barata demais.
    Parabéns, Meninos de Ouro!

  180. Parece que o Gilmar quer competir com Mariana. Está fazendo o seu próprio mar de lama. Um dia esse beiçola vai se dar mal, talvez com essa excelente reportagem revelação, seja o inicio de uma derrocada. Assim espero

  181. O ministro age como empresário, e não como juiz (supremo, como diz). E sob esta sua ótica, os fins justificam os meios, não o obrigando a declarar-se impedido em alguns julgamentos. Onde está a nobreza que deveria pautar suas atitudes no cargo que exerce?

  182. Maravilha! Em inúmeras matérias de denúncias políticas da assim denominada “GRANDE MÍDIA NOTICIÁRIA DO BRASIL” televisiva ou impressa, o tom de credibilidade fica por conta de O ANTAGONISTA. Por exemplo: “conforme revelado pelo site O Antagonista….”.
    Agora resta saber se os mesmos veículos de comunicação também irão divulgar “denúncias bombas” como esta sobre Gilmar Mendes, com a ênfase de credibilidade “segundo matéria publicada na REVISTA DIGITAL CRUSOÉ…”.
    A conferir. Avante Crusoé!

  183. Parabéns pelo jornalismo elucidativo e isento que estão praticando. Ja não aguentava mais os imbecis politicamente corretos e os “vendidos” da imprensa em geral. Mantenham-se assim. Quanto ao Gilmar, tudo que imaginava esta simplesmente se materializando. Esta na hora de começar o expurgo do judiciário. Precisamos urgentemente atingir níveis “médios e aceitáveis” de corrupção nos tres poderes. So isso e a vida do brasileiro melhorará em muito e rapidamente nos próximos anos.

  184. Maravilha! Em inúmeras matérias de denúncias políticas da assim denominada “GRANDE MÍDIA NOTICIÁRIA DO BRASIL” televisiva ou impressa, o tom de credibilidade fica por conta de O ANTAGONISTA. Por exemplo: “conforme revelado pelo site O Antagonista….”.
    Agora resta saber se os mesmos veículos de comunicação também irão divulgar “denúncias bombas” como esta sobre Gilmar Mendes, com a ênfase de credibilidade “segundo matéria publicada na REVISTA DIGITAL CRUSOÉ…”.
    A conferir. Avante Crusoé!

  185. Muito estranho que um magistrado possa ter uma empresa com tantos interesses de outras em patrocínios com valores tão elevados, considerando que há outras formas de divulgação de seus produtos. No minimo estranho.

  186. Segunda edição da Crusoé e se eu tivesse que ter pago o valor de assinatura anual apenas pelas duas primeiras edições já teria valido a pena. Que barbaridade de contribuição para sociedade a Crusoé já está rendendo! Sensacional!

  187. Enfim confirmado o que, por óbvio, já se sabia! Só neste país um corrupto arrogante, títere da plutocracia, consegue permanecer impune como integrante da instituição que deveria ser a máxima tradutora e efetivadora dos princípios éticos/constitucionais, também alcunhados republicanos. Hoje, equiparado aos demais poderes, o Judiciário, através de seu maior pendão, prostitui-se.

  188. Excelente matéria ! O bom mesmo é saber que Gilmar Mendes, que se acha um deus nos julgamentos, um ser impoluto, se vale de uma brecha legal para ter seu IDP, além de faturar patrocínios de estatais. Lindo ! Não tem preço uma informação dessas.

  189. Que bom que existe a imprensa! Quando honesta, livre e desinteressada, exerce a utilíssima função de auditar, vigiar e informar em proveito do público. Quem pode desejar cerceá-la?…
    A revista torna explícita uma relação suspeita (para dizer o menos) entre mais um político (sim, uma figura política, inegavelmente) e seus patrocinadores. Uma delicada questão ética_sugestiva de concussão? prevaricação?__ que não suscitou nenhum escrúpulo ao ministro da Suprema Corte!

  190. O Brasil é um país de “ocultos”. O IDP do ministro com honestidade “oculta” recebe, os órgãos “ocultos” de fiscalização da receita federal e justiça, fazem vista grossa e povo segue “oculto” paras as autoridades políticas.

  191. Sem palavras! Se este senhor tivesse o mínimo de hombridade pediria perdão ao povo brasileiro e renunciaria a toga perante o Supremo Tribunal Federal. Em o fazendo, gostaria de acompanhar quem ainda patrocinaria seus eventos.
    Parabéns pela reportagem que expõe as entranhas, os meandros e conchavos praticados por membros da mais alta corte desse país. Lamentável aceitarmos e convivermos apaticamente com esse tipo de pessoas. Esse nosso país não merce isso. Muito triste.

  192. No caso FUNRURAL, decidido por 6×5 em março do ano passado, RE718874, o voto do Minsitro Gilmar foi decisivo para salvar a JBS e os irmãos Batista do crime de apropriação indébita previdenciária (ela se apropriava dos valores). Seu voto também beneficiou o SENAR/CNA destinatárias de 10% do FUNRURAL, tributo que já havia sido derrubado pelo mesmo STF em 2010 e 2011 (RE363852 RE596177). Essa denúncia (suspeição do Min Gilmar) foi feita ontem pela ANDATERRA e será julgada pelo STF dia 17/05.

  193. Art. 36 – É vedado ao magistrado: I – exercer o comércio ou participar de sociedade comercial, inclusive de economia mista, exceto como acionista ou quotista; … Portanto, nada impede que o juiz seja o sócio ou acionista majoritário, detendo o controle das decisões da empresa.

    1. – É permitido o exercício do magistério, desde que a carga horária seja compatível com a necessária para o exercício da magistratura. Critérios na esfera discricionária de cada tribunal.

      – É permitida a coordenação acadêmica de cursos de direito.

  194. Gostaria de saber se a lei permite que um juiz , seja qual for a instância , pode fazer outro trabalho que seja remunerado , fora o seu próprio trabalho para o qual foi nomeado ?

  195. V E R G O N H A !!! E a pergunta que quer calar …O BANCO DO BRASIL, que como o nome diz é dos Brasileiros, pode financiar Patrocinar um SERVIDOR PÚBLICO DA UNIÃO ???? V E R G O N H A .

  196. Façam uma reportagem sobre os advogados desses políticos, principalmente os de Lula, conforme sugestão de Alex nos comentários.
    Parabéns pelo trabalho de todos, Crusué já é um sucesso.

  197. ESSE SUJEITO NÃO PASSA DE UM BANDIDO TRAVESTIDO DE JUIZ !!! O QUE MAIS FALTA PARA O IMPEACHMENT DESSE CANALHA ?! NÃO É POSSÍVEL QUE UMA TAL ENXURRADA DE DENUNCIAS CAIAM NO VAZIO !!! SERÁ QUE ESTAMOS TODOS FALANDO NUM CEMITÉRIO ?

  198. Vexame! No exterior, um Ministro da Corte JAMAIS poderia ser sócio e/ou dono de “Offshore”, teria que renunciar automaticamente, mas como é num país de analfabeto político, virou essa panela de agravos constitucionais.
    Como dizia Renato Russo: “Vamos celebrar nossa justiça
    A ganância e a difamação
    Vamos celebrar os preconceitos
    O voto dos analfabetos
    Comemorar a água podre
    E todos os impostos (…)”

  199. Pois é, tal como no filme do J. Padilha ” O mecanismo” também no IDP esta mecânica de procedimento parece ser a mesma. Compreende- se muito claramente porque o povo pede o impeachment do Ministro Gilmar Mendes. Triste constatar que no Brasil um IDP se vende aos envolvidos com a Justiça.

  200. É evidente que esse juiz “togado”usa dos mesmos expedientes dos políticos que defende e nem tenta disfarçar, o que podemos perceber quando a televisão divulga seus longos e cansativos votos. Falando “juridiquês” ele mostra verdadeiramente a que veio quando se exalta e ofende colegas, mulheres e homens indiscriminadamente. Essa reviravolta negando recurso do Lula deve ter alguma trapaça escondida, ele não iria de repente votar pela “colegialidade”. Il y a enguie sous roche”

  201. É por isso que eu tenho assinatura Premium da Crusoé kkkk. Gilmar Mendes, o último bastião moral da ORCRIM que estava ainda intocado pela grande imprensa nacional. Valeu!

  202. Vergonhoso. Um ministro do STF deveria ficar proibido de exercer quaisquer funções paralelas ao período de ministrado. Essas atividades exercidas pelo Gilmar Mendes como empresário e palestrante, que recebe dinheiro das maiores empresas do país, põe em xeque a veracidade é transparência da justiça do STF. Isso nada mais é que compra de interesses próprios, não importa se é certo ou errado. Mas esse é o Brasil.

  203. Lula inaugurou o modelo de negócios no Brasil com o Instituto Lula.

    Uma pergunta: Onde estava a Receita Federal e o BC que nos indagam sobre TED de venda de veículos ou recibos médicos??

  204. Parabéns Crusoé, só a entrevista do juiz Sérgio Moro e esta matéria sobre o IDP de Gilmar Mendes, já me ‘pagaram’ o valor da assinatura! A partir de agora sou devedor da Crusoé!

  205. A propina no Brasil sofre mais mutações que o vírus da gripe: já foi rebote de pagamento a publicitário, de cachê de artistas populares, pagamento de consultorias e palestras que nem mesmo precisam ocorrer… a ultima forma o virus propinia corruptium é esse “patrocínio a grupos de estudo para produçao de conteúdo premium” seja lá que merda isso for. Ô GILMAR MENDES, PRECISAVA DESSE “premium” BREGA AÍ? ACHEI QUE AO MENOS VOCÊ TINHA CLASSE!!

  206. Esse IDP é como o Instituto Lula, serve para enriquecimento de GM, tá com toda pinta de ser o caminho de fechar os honorários pelos despachos. Mas isso é só a ponta do iceberg há muito, mas muito mais sujeira envolvendo esse senhor. Eu ainda tenho esperança do nome dele vir à tona nas planilhas de delatores.

  207. Salta aos olhos com clareza, por mais que seja a ignomínia do dispositivo que oferece alguma proteção ao ministro, o comportamento despudorado e absolutamente incompatível com o nobre cargo, o quale nos ofende, diuturnamente, com seus votos e pronunciamentos descabidos e, como ora demonstrado, comprometidos, em absoluta dissonância com os anseios populares e com a moralidade. Não há como confiar totalmente em um tribunal que tenha um mandatário com esse caráter.

  208. Um país onde se tem o STF mais caro do mundo, com altos salários e mordomias permite-se de forma “disfarçada” e vergonhosa a venda de sentença escancarada diante do povo que paga alta taxas e tributos onerosos!
    É a monarquia, ou melhor, anarquia dos 3 poderes unidos para saquear a nação em proveito próprio! Nojo!!!

  209. Parabéns à Crusoé, que teve e tem a coragem de realmente colocar pra fora, as mazelas e desmandos, que ainda persistem, não importando quão poderosos possam ser atingidos. É meus amigos, é por isso que penso, que ainda teremos um penoso caminho a percorrer, até que o Brasil se torne um país, sobre o qual, poderemos nos orgulhar… Parabéns mais uma vez a Crusoé…

  210. Parece ser um modelo de pagamento por proteção praticada historicamente por milicianos, como os do Rio. Não parece ser uma troca de favores explícitos indevidos, mas sim de proteção geral, de não fazer mal. O favor do lado do agente público está em não fazer ou em ajudar na medida em que se possa, no plano fora da relação de causa-efeito. É puro Brasil-raiz. Bonita matéria, Crusoé!

  211. Relação para lá de problemática quando não conflitante com a, digamos assim, deontologia do servidor público. Bruno Dantas, vulgo kiko, em especial deve explicações. Rapaz q recebe diárias internacionais…

  212. E qual é a experiência do IDP na realização de concursos públicos? Pois foi contratada pelo maior ficha suja do país, o então presidente da Assembleia Legislativa de MT, deputado estadual José Riva, para realizar um concurso para a casa legislativa do estado. Foi cancelado posteriormente, por se mostrar incapaz de realizá-lo.
    Riva condenado e preso por duas vezes, está solto com o voto favorável do ministro GM.

  213. Interessante, patrocínio 1, patrocínio 2 e patrocínio 3….me lembraram de umas caixas numeradas que vi não me recordo onde.
    Sobre a Interfarma, sugiro a leitura de ”Medicamentos Mortais e Crime Organizado” de Peter C. Gotzsche.

  214. Muito boa a reportagem de Crusoé! Já era hora das falcatruas de Gilmar serem expostas. O Brasil está mudando e acredito que iniciativas esclarecedoras como essas, poderão, com o tempo, afastar o ministro influenciável.

  215. Caros: que salto de qualidade. Aos poucos vou entendendo a importância da revista na produção de conteúdos. E como vocês são especiais. Trabalhadores dedicados. E que amam viver perigosamente. O que vocês escrevem alimenta a alma e serena a angústia da impotência diante da realidade política nacional. Um Chateau Relais. Um Chateau Gourmet da inteligência. É o que vocês estão construindo. Obrigado

  216. Os recentes esforços de Gilmar na proteção de bandidos, muito deles envolvidos com empresas listadas na reportagem, corroboram com as quantias recebidas do “patrocínios “. A pergunta que fica é: e daí? se temos uma legislação, feita por bandidos, que abre brechas legais conforme contado na reportagem. Essa reportagem só serviu para trazer mais indignação pra uma parcela reacionária da população.

  217. Por que será que o Beiçola não respondeu aos contatos da CRUSOÉ que apontou esse comportamento condenável para quem é ministro da Suprema Corte? Tem que se explicar, Dr. Gilmar.

  218. Isso precisa acabar, ministros do supremo nao podem ter outros negocios, diretos ou indiretos, quaisquer que sejam, em algum momento a conta chegara e as decisoes serao sempre questionaveis e obscuras.

  219. De compararmos a edição número 1 da Crusoé com a número 2 teremos o nome de um filme: “Deus é o Diabo na Terra do Sol”. Se compararmos o Instituto do Gilmar com um sabão em pó, diria que o IDP lava mais branco!

  220. Além destes escarrados conflitos de interesse, qual é a promiscuidade entre professores e alunos do IDP e cargos públicos ou causas no STF? IDP/GM/STF são uma provocação acintosa às instituições. Inadmissível.

    1. Impeachment já. Este sujeito não pode estar ocupando o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal. Há claramente um conflito de interesses. Não vê quem não quer.

Mais notícias
TOPO