Entre a milícia e o gabinete
Uma nova etapa da investigação sobre o Escritório do Crime revela personagem que doou dinheiro para uma campanha de Marcelo Crivella e presta serviços para a prefeitura do Rio
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Uma nova fase da investigação sobre o Escritório do Crime -- como é conhecida a mais antiga milícia em atividade no Rio de Janeiro -- levanta suspeitas de que integrantes da quadrilha tenham negócios com órgãos públicos. Segundo os promotores de Justiça, a milícia era chefiada pelo ex-capitão da PM Adriano da Nóbrega, morto pela polícia na Bahia, no começo de fevereiro. A nova denúncia do Ministério Público -- até aqui mantida em sigilo e obtida por Crusoé -- revela que dois empresários suspeitos de financiar o Escritório do Crime têm contratos milionários com a Prefeitura do Rio. Eles prestam serviço de locação de carros, incluindo os veículos blindados usados pelo prefeito Marcelo Crivella, sua família e assessores mais próximos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-04-07 00:17:04Portanto, apesar do ESTADO DE CALAMIDADE em que a CIDADE e o estado se encontram, a PRIORIDADE INICIAL deveria ser FOCAR nos PONTOS DE CONTATO da CORRUPÇÃO existente lá com os NÍVEIS SUPERIORES dos TRÊS PODERES, sobretudo o JUDICIÁRIO, pois sozinhas as INSTÂNCIAS INFERIORES do JUDICIÁRIO não podem SUSTENTAR a CORRUPÇÃO nos NÍVEIS MUNICIPAL e ESTADUAL.
Uira
2020-04-07 00:14:07Sendo assim, se fosse POSSÍVEL se MAPEAR as RELAÇÕES entre a CONEXÃO PARAGUAI, a CONEXÃO RJ e a CORRUPÇÃO no JUDICIÁRIO PAULISTA, em tese estas TRÊS PEÇAS JUNTAS dariam uma IMAGEM AMPLA da RELAÇÃO entre CORRUPÇÃO, CRIMINALIDADE e VIOLÊNCIA, COMPROVANDO que elas estão INTERLIGADAS e não são INDISSOCIÁVEIS. O RJ encontra-se em um ESTÁGIO MAIS AVANÇADO DE CORRUPÇÃO, mas em se DESBASTANDO esta no NÍVEL MAIS ALTO, no LONGO PRAZO a CIDADE e o estado se beneficiariam das REPERCUSSÕES.
Uira
2020-04-06 23:50:37Ali tb é RAZOÁVEL SUPOR que o VÍNCULO entre JUDICIÁRIO e CRIME ORGANIZADO seja MAIS FORTE. Considerando que não é LÓGICO que haja CORRUPÇÃO nas INSTÂNCIAS SUPERIORES sem que esta exista tb nas INSTÂNCIAS INFERIORES, pois estas precisam ser ACIONADAS, o RJ serviria de TRAMPOLIM para se LIGAR o STF e o STJ DIRETAMENTE à GERAÇÃO DE DINHEIRO DE SANGUE (em SP parece que há tb esta POSSIBILIDADE, mas lá a RELAÇÃO seria MENOS ÓBVIA e EXPLÍCITA).
Uira
2020-04-06 23:40:09No RJ, a CORRUPÇÃO ALIADA às CONDIÇÕES LOCAIS produziu um MODELO em ESTÁGIO AVANÇADOS dos EFEITOS PERVERSOS do CÂNCER DA CORRUPÇÃO sobre o SISTEMA SOCIAL. Em nenhum outro estado BRASILEIRO as ESTRUTURAS PARALELAS ainda não conseguiram CRESCER a ponto de se transformarem em um ESTADO PARALELO. Destarte, o RJ é um ESPÉCIME ÚNICO dentro da FAUNA DA CORRUPÇÃO, pois lá há um ECOSSISTEMA onde ESTADO OFICIAL e PARALELO, MEIO POLÍTICO e CRIME ORGANIZADO funcionam INTERLIGADOS.
Uira
2020-04-06 23:28:29Dadas as PECULIARIDADES lá existentes, ali tb pode se falar de uma CONEXÃO RJ que apresentaria uma SIMILARIDADE com a CONEXÃO PARAGUAI, só que com OUTRAS FACÇÕES sendo os ATORES PRINCIPAIS. Só que ao CONTRÁRIO da CONEXÃO PARAGUAI, a CONEXÃO RJ é MUITO MAIS APROPRIADA e ADAPTADA à REALIDADE BRASILEIRA, pois se a CONEXÃO PARAGUAI serve para MOSTRAR como funciona o PROCESSO de LAVAGEM DO DINHEIRO DE SANGUE, a CONEXÃO RJ serve para ESMIUÇAR a ENGRENAGEM que PRODUZ o DINHEIRO DE SANGUE.
Uira
2020-04-06 23:12:13Na verdade, a POLÍTICA não é o ÚNICO PONTO DE CONTATO entre o ESTADO OFICIAL e o ESTADO PARALELO, as RELAÇÕES SOCIAIS tb passam a SERVIR de PONTES, pois INDIVÍDUOS que pertencem a um MESMO MEIO ou fazem parte de um MESMO GRUPO tb servem de PONTOS DE CONTATO entre as DUAS ESTRUTURAS (EXEMPLO MAIS CLÁSSICO é POLÍCIA e TRÁFICO). Com MUNICÍPIO e estado constituem NÍVEIS INFERIORES dentro da ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, o RJ é um MUNDO À PARTE dentro do SISTEMA CORRUPTO BRASILEIRO.
Uira
2020-04-06 22:52:41Assim seria NATURAL que o ESTADO PARALELO realizasse "SERVIÇOS" para os INTERMEDIÁRIOS visando MANTER o EQUILÍBRIO do SISTEMA e ELIMINAR ELEMENTOS ESTRANHOS, como Marielle Franco. Ou seja, a VIOLÊNCIA NATIVA do ESTADO PARALELA MIGRA parcialmente para o ESTADO OFICIAL e passa a integrar a ESTRUTURA DE PODER deste, pois quem não faz PARTE DO JOGO tende a ser ELIMINADO, permitindo que ambas as ESTRUTURAS se mantenham INTACTAS e só se ALTEREM para continuar CRESCENDO e SUGANDO a SOCIEDADE.
Uira
2020-04-06 22:45:08Se há uma COMUNICAÇÃO entre o ESTADO OFICIAL e o PARALELO, é RAZOÁVEL SUPOR que tb haja uma PERMEABILIDADE entre eles e que a LÓGICA de um acabe por INVADIR o outro. Assim, os INTERMEDIÁRIOS conseguem INFUNDIR no ESTADO PARALELO uma LÓGICA MENOS BELICOSA e DESTRUTIVA, pois CAOS e VIOLÊNCIA em EXCESSO são RUINS para o NEGÓCIO, CHAMAM a ATENÇÃO, AUMENTAM O CUSTO, REDUZEM AS RECEITAS. Por outro lado, os INTERMEDIÁRIOS tb trazem para DENTRO DO ESTADO OFICIAL parte da LÓGICA DO ESTADO PARALELO.
Uira
2020-04-06 22:37:17Veja que, apesar de o ARRANJO ser INEFICAZ dentro de um CONTEXTO IDEAL, dadas as CONDIÇÕES AMBIENTAIS, SOCIAIS e SISTÊMICAS, ele é ÓTIMO dentro destas. Portanto, da mesma forma que no SISTEMA TRIPARTITE BRASILEIRO não é POSSÍVEL que a CORRUPÇÃO SUBSISTA nos PODERES EXECUTIVO e LEGISLATIVO sem a ANUÊNCIA do PODER JUDICIÁRIO, no RJ o ESTADO PARALELO não pode SUBSISTIR sem a "ANUÊNCIA" do ESTADO OFICIAL. O ESTADO PARALELO precisa de "INTERMEDIÁRIOS" dentro do ESTADO OFICIAL para se MANTER.
Uira
2020-04-06 22:29:46Deste modo, não é IRRACIONAL que, diante da DESORGANIZAÇÃO e da AUSÊNCIA do ESTADO OFICIAL, surja uma ESTRUTURA ou um ESTADO PARALELO, a depender do NÍVEL DE DESORGANIZAÇÃO e AUSÊNCIA. Tb não é IRRACIONAL que, em um SISTEMA ELEITORAL baseado no SUFRÁGIO UNIVERSAL e DIRETO, emerja um SISTEMA CAMUFLADO DE INTERMEDIAÇÃO realizada por POLÍTICOS. Desta forma, diante da INCAPACIDADE, INEFICIÊNCIA e CORRUPÇÃO PREVALENTES no ÂMBITO do ESTADO OFICIAL, este conviverá com o ESTADO PARALELO.