Atenção!
Este conteúdo é exclusivo para assinantes
Acesse esse conteúdo como cortesia da
LEIA GRÁTIS
Ou
Faça parte de O Antagonista + Crusoé e tenha acesso ilimitado com:
ACESSO ILIMITADO AOS CONTEÚDOS do site O Antagonista e das matérias semanais da Revista Crusoé
Acesso à área de COMENTÁRIOS nos sites
Converse com o nosso time de jornalismo na live HORA EXTRA (exclusiva para assinantes)
Descontos de até 70%
Notícias mais importantes do Brasil e do mundo
Reportagens exclusivas, bastidores do poder e análise crítica de quem fiscaliza o poder
A distinção entre os conceitos de diferença e de diversidade sexual remete a um conflito entre paradigmas científicos e politico-culturais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Carlos Renato Cardoso Da Costa
2025-01-09 15:33:56Pós-modernismo à parte, que é, na prática, a base teórica para o desmantelamento revolucionário de toda a estrutura da sociedade ocidental, atacando os pilares de sempre (família, religião, capital), não entendo como, para a psicanálise, é a identificação sexual que previne as relações sexuais entre familiares diretos. A minha identificação como homem não me previne por só, ter sexo com minha mãe, são meus imperativos morais que o fazem. Por isso o próprio complexo de édipo poderá ser sexual na fase infantil, pré maturidade sexual, mas se transformará em algo psicológico após a mesma, pela imposição desse mesmo código moral. Enfim, não sou ninguém perante a psicanalista e posso inclusive ter entendido errado a mensagem, mas fica aqui meu pitaco.
Marcia Elizabeth Brunetti
2025-01-06 10:12:46Muito importante esta discussão sobre gêneros, especialmente porque estamos assistindo uma palhaçada promovida pela cultura Woke. Quanto mais ele se autodenominam mais eles se excluem. Perderam a noção do que estão promovendo.
Andersson Antônio Ferreira Porto
2025-01-03 18:19:25Gostei do artigo. A Psicanálise considerada como revolucionária quando surgiu(por exemplo, a teoria da sexualidade citada no texto), é agora reverenciada como uma barreira ao "discurso" atual. Sem dúvida, a Psicanálise nos mostra a necessidade de uma "função paterna" decorrente da lei colocada pela civilização. A ausência desta lei nos leva a promiscuidade animal. Voltaríamos aos primatas. Parece que existem discursos atuais que querem isso. Sem lei não há civilização.