Curitiba gosta cada vez menos de Lula, indica pesquisa
Levantamento divulgado nesta segunda, 14, mostra que o petista é aprovado por 29,3% dos eleitores na capital paranaense

Pesquisa do Instituto Paraná divulgada nesta segunda-feira, 14, indica que a aprovação do presidente Lula (PT) em Curitiba, cidade onde ficou preso por 580 dias após ser condenado no âmbito da Operação Lava Jato, é cada vez menor.
Segundo o levantamento, o petista é aprovado por 29,3% dos eleitores na capital paranaense e desaprovado por 67,4%.
Em setembro de 2024, ele tinha 36,8% de aprovação, ante 59,6% de rejeição.
O percentual de pessoas que não sabem ou não responderam era de 3,6% em setembro e 3,3% em abril.
Em março de 2024, a aprovação de Lula era de 37,1% em Curitiba. A desaprovação, 59,9%.
Avaliação de Lula
Questionados como avaliam a administração do presidente, 18,5% responderam que ela é ótima ou boa; 22,5%, regular; e 56,7%, ruim ou péssima.
Em setembro, os que disseram ver a administração como ótima ou boa eram 27,8%; regular, 20,3%; e ruim ou péssima, 50,1%.
A pesquisa ouviu 810 habitantes de Curitiba entre 6 e 9 de abril.
A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia também: Lula: “A cadeia me fez aprender a amar Curitiba”
Não é só Curitiba
A desaprovação de Lula tem crescido em todo o Brasil, conforme apontam diversos institutos de pesquisa.
Pesquisa Genial/Quaest divulgada em 2 de abril indicou que quanto mais o petista aparece, pior fica a sua aprovação perante o eleitorado brasileiro.
Segundo o levantamento, a desaprovação de Lula subiu de 49% em janeiro para 56% em março de 2025, pior índice verificado pelo instituto no terceiro mandato.
A aprovação, por sua vez, caiu de 47% em janeiro para 41% em março.
Não sabem ou não responderam foram 3% no mês passado.
No Datafolha, o índice de desaprovação do petista superou o de aprovação em levantamento divulgado em 4 de abril.
O número de brasileiros que veem o governo como ruim ou péssimo é de 38% — ante 41% na pesquisa anterior. Outros 32% classificam a administração como regular.
Lula apresentou uma leve melhora na avaliação do governo. A parcela da população que considera sua gestão ótima ou boa subiu de 24%, em fevereiro, para 29%.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Amaury G Feitosa
2025-04-15 09:36:38Mesmo dividido ainda existe muita dignidade no povo, que deixem o DITADOR criminoso ser execrado e defenestrado pelas urnas como deve ser, está morto e sabe disto, estejamos atentos à sacola de maldades que pode deixar.
F-35- Hellfire
2025-04-14 12:30:02Lula que, segundo Gilmar Mendes, implantou a "Cleptocracia" no Brasil, de maneira total, roubando em todos os órgãos do governo, em todas as estatais, em todos os fundos de pensão das estatais, em todos os bancos públicos, comprando eleitores, criando os "campeões nacionais" (JBS) seguindo a cartilha de Lenin ao pé da letra, traficando influência, direta e indiretamente nomeando e comprando juízes do STF e outros órgãos do Judiciário, comprando a mídia e a imprensa com verbas astronômicas, não pensa na liberdade e no progresso do Brasil. Lula é a escória, o lixo do Brasil!
Marcia Elizabeth Brunetti
2025-04-14 10:53:52Quem acha que a administração do Lula é boa com certeza não entende nada de economia ou não quer enxergar a verdade. Estão hipnotizados pelo Houdini tupiniquim