A piada que Alexandre de Moraes contou para a Economist
O juiz que suspende o funcionamento de empresas e derruba contas de brasileiros nas redes sociais é o oposto de um liberal clássico

O ministro do Supremo Tribunal Federal, STF, Alexandre de Moraes (foto), disse para os jornalistas da revista britânica The Economist que ele é um "liberal clássico".
Só pode ser uma piada.
O juiz que não tem qualquer pudor em dar canetadas para suspender o funcionamento de empresas (X e Rumble), derrubar contas de brasileiros nas redes sociais e multar sem motivos companhias (Starlink), é o oposto de um liberal clássico.
Moraes é o símbolo da intervenção do Estado brasileiro na economia e na sociedade civil.
O absurdo da sua afirmação ainda ganha um tom de chacota porque foi dita para aquela que é talvez a revista que mais defenda os valores liberais clássicos, no país que é o berço do liberalismo de John Locke.
Classicamente radical
A contradição provavelmente não passou despercebido pelos jornalistas da Economist.
Tanto é que, no texto, antes de aparecer a afirmação desastrosa de Moraes, eles colocaram o intertítulo: "Classicamente radical".
"Seria de se esperar que um juiz na mira do MAGA (Make America Great Again, movimento de Donald Trump) fosse de esquerda. Mas o Sr. Moraes se autodenomina um 'liberal clássico' e defende um governo republicano e um papel limitado do Estado na economia. Ele só trabalhou para políticos de centro-direita. 'A virtude', diz ele, 'está no meio'. Os esquerdistas brasileiros ficaram furiosos quando ele foi nomeado para o STF, pois ele defende a privatização de empresas estatais e a legalização do trabalho informal, bem como o uso da força para reprimir protestos", afirma a Economist.
Moraes tampouco poderia ser considerado um republicano.
Esse adjetivo, ainda que de definição um pouco mais abrangente, entende que as instituições estão acima dos indivíduos, e que as leis devem ser para todos.
Quando Moraes derruba contas nas redes sociais o que ele está fazendo é censura prévia, o que é proibido pela Constituição Federal.
Quando toma decisões monocráticas, ele atropela o colegiado do Supremo Tribunal Federal, instituição que deveria valorizar.
A piada que Alexandre de Moraes contou para a Economist não tem graça nenhuma.
Assista ao Meio-Dia em Brasília:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Clayton De Souza pontes
2025-04-18 21:21:37O Moraes parece gostar de polêmicas e de holofotes. Também parece contar com a anuência dos demais ministros que são bem corporativistas
Amaury G Feitosa
2025-04-18 10:28:25Liberalismo clássico no boga dos manés no do dr. Xand é refresco de pitanga ... e 3x ao dia á de bom tamanho.