A dor dos ucranianos após o ataque russo que matou nove crianças
Nunca, desde o início da guerra, tantas crianças foram mortas em um único ataque como na sexta-feira, 4 de abril, quando um foguete atingiu um parquinho

Timofi Zwitok, com apenas três anos e nove meses, perdeu a vida na noite da última sexta-feira, 4 de abril, durante um ataque de foguetes russos na cidade central da Ucrânia, Kriwi Rih.
A explosão ocorreu a poucos metros de um playground onde ele brincava com sua avó. Imagens capturadas no momento mostram equipes de resgate tentando reanimar o garoto, que não sobreviveu aos ferimentos e faleceu no hospital, enquanto sua avó ficou gravemente ferida.
No total, vinte pessoas foram mortas no ataque, incluindo nove crianças. Timofi foi a vítima mais jovem desse trágico evento.
Desde o início do conflito, esse ataque resultou na maior perda de vidas infantis em um único incidente.
A tragédia reverberou não apenas em Kriwi Rih, mas em toda a Ucrânia, provocando choque e indignação. Embora ataques a civis não sejam novos na cidade, a morte de crianças tornou essa realidade ainda mais dolorosa.
Flores e brinquedos
A dor da população é visível, especialmente no playground onde a tragédia ocorreu: três dias após o ataque, moradores continuam a visitar o local em homenagem às vítimas.
Flores e brinquedos acumulam-se nos equipamentos infantis e, sob um banco coberto de ursos de pelúcia, ainda se pode ver uma poça de sangue seco.
Medo
Enquanto isso, as tentativas de diálogo promovidas pelo ex-presidente Donald Trump para alcançar o fim da guerra têm enfrentado dificuldades, apesar das afirmações contínuas de que Putin busca um acordo.
Moscou sabe que incutir medo nas pessoas é uma tática poderosa – e qual medo pode ser maior do que o temor dos pais por seus filhos? Ataques como o de Kriwi Rih são estratégias calculadas para desestabilizar a população civil.
Os alarmes já fazem parte da rotina amarga da guerra na Ucrânia; porém após o trágico ataque recente, eles provocam um temor ainda mais profundo entre os moradores.
No playground, os danos causados pela explosão da bomba são evidentes; estilhaços atravessaram estruturas metálicas dos brinquedos e destroçaram postes de luz em concreto nas proximidades. Vidros quebrados estão espalhados até centenas de metros do local do impacto. As crianças que estavam brincando na noite fatídica não tiveram chance alguma.
Alegações russas
Segundo as alegações russas, o ataque tinha como alvo uma reunião de comandantes ucranianos; alegou-se que até 85 deles teriam sido mortos em uma ação militar precisa contra um restaurante chamado “Rosemarine”, localizado a cerca de 50 metros do playground.
No entanto, testemunhas locais desmentem essa narrativa; embora o restaurante tenha sofrido alguns danos superficiais, está longe de estar destruído e continua funcionando normalmente.
Um funcionário indignado afirmou: "Aqui talvez tenha havido um soldado tomando café ocasionalmente; mas na sexta-feira à noite só havia civis aqui."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Raimundo
2025-04-10 14:34:05O presidente verborrágico se manifestou? e seu partido? e representante dos Direitos Humanos? Nada?