Zelensky pede prisão de Putin e Assad por câmaras de tortura
"Eles são cúmplices da violência", afirmou o presidente da Ucrânia no Dia dos Direitos Humanos, celebrado nesta terça-feira, 10 de dezembro
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu nesta terça-feira, 10, Dia dos Direitos Humanos, a prisão dos ditadores Vladimir Putin e Bashar Assad pelas atrocidades e violações cometidas contra milhares de pessoas que passaram pelas prisões e câmaras de tortura na Rússia e na Síria.
"O Dia dos Direitos Humanos deste ano é marcado por imagens de cortar o coração das prisões e câmaras de tortura sírias, que foram abertas depois que Assad fugiu. Pessoas foram humilhadas lá por muitos anos. Homens e mulheres. Eles foram espancados, torturados, estuprados. Milhares e milhares de pessoas passaram por esta fábrica de violência. Por décadas, o regime de Assad tem se apoiado somente na violência. E assim aparentam ser todos os regimes apoiados por Putin", escreveu Zelensky no X.
"Vimos esses tipos de prisões, câmaras de tortura, violência indizível, humilhação, espancamento, tortura, estupro e outros crimes em nosso território, em todos os locais ocupados por invasores russos. A Rússia é um estado-prisão e só pode manter as terras roubadas de outros se instalar ali suas prisões e câmaras de tortura", acrescentou.
"Desde o início da ocupação russa, os tanques foram seguidos por repressão e tortura. Vimos isso pela primeira vez em nossa terra na Crimeia, em 2014, quando a ocupação russa resultou na repressão dos povos indígenas, da maior comunidade muçulmana da Ucrânia, os tártaros da Crimeia, bem como de jornalistas e figuras políticas. Então a Rússia continuou suas horríveis violações de direitos humanos no Donbas ocupado, incluindo a notória prisão de Izolyatsia", continuou.
Desde fevereiro de 2022, diz Zelensky, a Rússia expandiu as práticas de repressão e tortura para o resto dos territórios ocupados na Ucrânia, intensificando as atrocidades em escopo e brutalidade.
Leia mais: Prisão de Sednaya revela terror promovido por Assad
Putin e Assad: "Cúmplices da violência"
Segundo o presidente da Ucrânia, Assad e Putin são mais do que apenas vassalos e senhores.
"Eles são cúmplices da violência. Ditadores como Assad não podem sobreviver sem ditadores como Putin. E Putin tentará se vingar da queda de Assad. É por isso que precisamos de unidade e força para confrontar regimes que apenas semeiam humilhação e não deixam nada além de sofrimento, dor e ruínas em seu rastro. Ao ajudar a Ucrânia em sua luta contra a ditadura de Putin, a comunidade internacional está ajudando muitas outras regiões a restaurar a segurança e a proteção contra a violência", afirmou.
"Deve haver justiça para as atrocidades horríveis e violações de direitos humanos. Na verdade, Putin e Assad são os que merecem ser presos, não as pessoas inocentes que eles vêm aprisionando há anos", concluiu.
Leia mais: Queda de Assad mostra o que decide o jogo no Oriente Médio
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Amaury G Feitosa
2024-12-10 11:18:58Nenhuma DITADURA e nenhum DITADOR são eternas, assim que os ditadores do triunvirato medieval em curso neste chiqueiro que chamam república entendam o claro recado, os povos em desespero para manter sua liberdade também sabe se vingar ... quem sobreviver verá !!!