Zelensky conversa com Leão XIV sobre crianças deportadas pela Rússia
Presidente ucraniano convidou o pontífice para visita à Ucrânia: "Traria esperança real a todos os fiéis"

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, conversou por telefone com o papa Leão XIV nesta segunda, 12.
Em publicação no X, Zelensky agradeceu ao pontífice sobre a recente declaração em favor do fim da guerra.
Além disso, o presidente ucraniano destacou o apoio do Vaticano para repatriar crianças ucranianas deportadas pela Rússia desde o início da invasão.
Segundo relatório da ONU, 19 crianças ucranianas morreram em abril na guerra.
"Conversei com o Papa Leão XIV. Foi nossa primeira conversa, mas já muito calorosa e verdadeiramente substancial. Agradeci a Sua Santidade por seu apoio à Ucrânia e a todo o nosso povo.
Valorizamos profundamente suas palavras sobre a necessidade de alcançar uma paz justa e duradoura para o nosso país e a libertação dos prisioneiros. Também discutimos os milhares de crianças ucranianas deportadas pela Rússia. A Ucrânia conta com a assistência do Vaticano para trazê-las de volta para suas famílias", escreveu.
Na postagem, Zelensky revelou ter convidado Leão XIV para uma visita à Ucrânia.
Segundo ele, a presença do pontífice no país "traria esperança real a todos os fiéis" e ao povo ucraniano.
"Informei o Papa sobre o acordo entre a Ucrânia e nossos parceiros de que, a partir de hoje, um cessar-fogo total e incondicional por pelo menos 30 dias deve começar. Também reafirmei a prontidão da Ucrânia para novas negociações em qualquer formato, incluindo conversas diretas — uma posição que temos enfatizado repetidamente.
A Ucrânia quer acabar com esta guerra e está fazendo tudo para conseguir isso. Agora aguardamos medidas semelhantes da Rússia. Convidei Sua Santidade a fazer uma visita apostólica à Ucrânia. Tal visita traria esperança real a todos os fiéis e a todo o nosso povo. Concordamos em manter contato e planejar um encontro presencial em um futuro próximo", concluiu.
Leia também: Russos mataram 19 crianças ucranianas em abril
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)