Zambelli já esqueceu como falar português?
"Estou muito tempo sem falar português. Tem termos que não lembro", disse a deputada que está presa na Itália

Presa na Itália, a deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) afirmou nesta quarta-feira, 24, estar até se esquecendo de como falar português.
"Estou muito tempo sem falar português porque não tenho ninguém aqui para falar e tem termos que não lembro e não soube te falar. Mas tenho certeza que meus colegas vão saber me defender aí", disse a parlamentar ao ser inquerida pelo relator Diego Garcia (Republicanos-PR) em audiência na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
A participação da deputada foi por videoconferência.
Zambelli também relatou seu cotidiano na prisão.
"Essa semana acabei de mudar de cela. A porta fica meio aberta e dá para conversar com outras pessoas. Agora, estou fazendo aulas de alfabetização em italiano, para melhorar meu italiano. Estou com uma crise de fibromialgia muito forte e aqui eles só tem ibuprofeno. Eu usava morfina no Brasil. As pessoas que conheciam a Carla que anda e era ativa. Aqui pareço uma velha", disse.
Foragida ou exilada?
Na audiência, Zambelli voltou a posar de perseguida política e disse que não está foragida, mas exilada.
"Eu não estou foragida, estou exilada. Estou em prisão administrativa, não por um crime que cometi aqui na Itália. Estou tranquila por saber que em breve não estarei mais presa, estarei em liberdade", afirmou.
A prisão de Zambelli
A deputada Carla Zambelli foi presa em 29 de julho em Roma, na Itália. Ela estava foragida após ter sido condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Em publicação no X, o deputado italiano Angelo Bonello afirma ter sido responsável por encaminhar o endereço onde ela estava escondida.
“Carla Zambelli está em um apartamento, em Roma. Forneci o endereço à polícia, neste momento a polícia está identificando Zambelli”, escreveu.
O Ministério da Justiça havia solicitado a extradição da parlamentar. O nome de Zambelli já figurava na lista dos procurados da Interpol.
Em 27 de agosto, a deputada brasileira passou por uma nova audiência de custódia. A defesa da parlamentar pedia que ela pudesse aguardar o julgamento de extradição ao Brasil em liberdade.
Apesar da solicitação, a Justiça italiana decidiu manter Zambelli presa no complexo penitenciário de Ribibbia.
Zambelli foi condenada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão, perda do mandato e ao pagamento de uma multa por invasão dos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos.
Leia também: Senadores se reúnem com vice-premiê da Itália para defender Zambelli
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)