Ya Casi Venezuela: as enigmáticas mensagens de Nayib Bukele e Erik Prince sobre Maduro
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, segue compartilhando mensagens enigmáticas relacionadas à posse ilegítima do ditador Nicolás Maduro
Desde as eleições ocorridas em 28 de Julho de 2024, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, tem sido firme em sua rejeição ao regime ditatorial de Nicolás Maduro e à fraude eleitoral que o declarou vencedor.
"O que vimos na Venezuela não tem outro nome senão fraude. Uma 'eleição' onde o resultado oficial não tem relação com a realidade. Algo óbvio para qualquer um", disse ele então.
Nos últimos dias, Bukele compartilhou mensagens enigmáticas relacionadas à posse ilegítima de Maduro e aos protestos em massa convocados por María Corina Machado.
Na quinta-feira passada, 9 de janeiro, ele publicou em sua conta X uma fotografia do clima na Venezuela, na qual é possível ver um infográfico indicando que a cidade estava praticamente limpa, com temperatura de 22°C e ventos fracos, o que gerou uma onda de especulações na rede social.
Isso gerou todo tipo de reação dos cidadãos venezuelanos, já que a publicação foi feita 24 horas antes da posse do ditador Maduro perante a Assembleia Nacional Chavista.
Bolsa azul
Na quinta-feira, 9, María Corina Machado foi abordada por agentes do regime de Maduro ao deixar uma manifestação nos arredores de Caracas.
Durante algumas horas, a opositora ficou sob custódia do governo venezuelano. Posteriormente, Machado divulgou um vídeo onde afirmava estar bem e mencionava a perda de uma "bolsa azul" durante seu sequestro.
"Estou bem, estou segura. Hoje é 9 de janeiro. Participamos de uma concentração maravilhosa e fui perseguida. Minha bolsa azul caiu na rua e agora estou a salvo. A Venezuela será livre", declarou em um vídeo que não foi oficialmente publicado por sua assessoria.
Após a divulgação do vídeo, um post enigmático de Bukele no X — uma foto de uma bolsa azul sem legenda — gerou especulações sobre uma possível conexão entre os dois eventos.
Muitos internautas associaram a bolsa mencionada por Machado à imagem compartilhada por Bukele, levando à criação de teorias que sugerem que esse objeto poderia funcionar como uma "palavra-chave" para acionar uma ação internacional contra o governo Maduro.
O ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, fez piadas públicas sobre o incidente da bolsa perdida por Machado em um programa estatal, enquanto o procurador-geral Tarek William Saab insinuou que ela apresentava transtornos mentais.
Emoji de beijinho
Um novo vídeo de Maduro provocou, em 12 de janeiro, uma reação do presidente salvadorenho nas redes sociais.
No vídeo, é possível ouvir Maduro falando sobre Bukele que, segundo ele, estava na Venezuela, e teria se encontrado com ele "em Chacaíto, tomando uns drinques, em Caracas".
"Ele veio discretamente, não queria que soubessem que estava aqui", disse o ditador.
Depois disso, Maduro disse que Bukele "trouxe boas notícias", mas respondeu que a única notícia é que o "movimento Farabundo Martí faz parte do movimento antifascista mundial", referindo-se ao grupo guerrilheiro salvadorenho.
A isso, Bukele respondeu com outra mensagem enigmática: um emoji de beijo que gerou todo tipo de especulação entre seus seguidores.
No dia 13 de janeiro, Bukele compartilhou em seus stories a mensagem na qual Maria Corina Machado comentava sobre a conversa que teve com ele:
“Acabo de falar com o presidente Nayib Bukele, que me transmitiu sua admiração e apoio à luta pela liberdade do povo venezuelano, assim como sua exigência ao respeito à soberania popular expressada em 28 de julho”, dizia a postagem de Corina compartilhada por Bukele.
Erik Prince : Ya Casi Venezuela
Em meio às especulações, destacou-se a referência a um encontro recente entre Bukele e Erik Prince.
Ex-oficial da Marinha dos EUA, Prince se tornou mundialmente conhecido após fundar a empresa de mercenários Blackwater que prestou serviços para o governo norte-americano.
Há meses, o líder mercenário vem fazendo diversas ameaças contra o regime Maduro na Venezuela.
Em setembro de 2024, ele anunciou a criação da Ya Casi Venezuela, uma ação que promete “mudar o rumo” do país sul-americano.
Nos últimos dias, Prince fez comentários provocativos contra o regime venezuelano em seu perfil do X. Ele também repostou a mensagem de Maria Corina Machado na qual a líder venezuelana agradecia a Trump pelo apoio à luta da Venezuela pela democracia.
Ao repostar o comentário de Corina, Prince escreveu: "Sim, senhora, e Ya Casi Venezuela fará a parte dele também. Mantenham-se resolutos."
Até o momento, no entanto, não está claro qual é o objetivo da ação nem como Prince pretende cumprir o prometido.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)