Adriano Machado/Crusoé

Villas Bôas critica ‘ofensiva’ de ambientalistas estrangeiros sobre Amazônia

05.08.19 22:20

Assessor especial do Gabinete de Segurança Institucional, o general da reserva Eduardo Villas Bôas (foto) criticou na noite desta segunda-feira, 5, a “ofensiva” de ambientalistas internacionais sobre a Amazônia. E elogiou a atuação do governo Jair Bolsonaro de, “pela primeira vez”, se contrapor ao conjunto de ideias do chamado “politicamente correto” relacionado ao assunto.

Em palestra sobre o pensamento estratégico militar promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal, Villas Bôas afirmou que a Amazônia é alvo de uma “guerra indireta”. Segundo o ex-comandante do Exército, depois da assinatura do acordo de livre comércio do Mercosul com a União Europeia, desencadeou-se uma “ofensiva de ambientalistas”, de países como Alemanha, Noruega e Estados Unidos, com críticas à atuação do Brasil na região.

Para o general, a ação é orquestrada por esses países, instrumentalizada por ONGs e organismos internacionais, e provoca um “déficit de soberania” da Amazônia. “O que me impressiona é que a inteligência nacional e seus múltiplos gestores até hoje não compreenderam que essas são novas ferramentas de atuação do imperialismo internacional”, afirmou o assessor especial do GSI.

Villas Bôas reclamou que, ao longo dos últimos anos, o Brasil tem sido de “uma passividade impressionante”. Segundo ele, salvo “raras exceções”, o país vive até hoje na defensiva. “Não temos uma política para a Amazônia, não temos um órgão para cuidar da Amazônia”, afirmou, ressalvando que o atual governo vem procurando se contrapor a essa postura, assim como as Forças Armadas.

O general criticou em especial a Noruega. Para ele, o país europeu não tem “autoridade moral para apontar o dedo para o Brasil e nos dar lições de responsabilidade ambiental”.

“A Noruega é um dos três únicos países do mundo que pescam baleia. É o único país do mundo que explora petróleo dentro do Círculo Polar Ártico”, citou. “Só porque doaram 1 milhão de reais para o Fundo da Amazônia, acham que têm autoridade de se meter em assuntos internos no nosso país”, afirmou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Tudo bem, agora entregar as reservas para meia duzia de gdes latifundiarios derrubarem arvores centenarias e transformar o fragil ecosistema num pasto de dimensões continentais não pode ser admitido. Ou o Brasil gerencia corretamente esta riqueza ou alguem fará isto por nós!!

    1. Acho que se um gringo desses estrar na selva amazônica não sai vivo. O Exercito Brasileiro é o único no mundo que está apto para combater na selva amazônica. Se invadirem a floresta amazônica vai sobrar carne para a onças

  2. EStá mais do que na hora de expulsar essas falsas ONG's do território brasileiro. Como disse o Presidente, a Amazonia é do Brasil e de mais ninguém. Esses verdadeiros tubarões estão interessados nas gigantescas riquezas do nosso subsolo e na incomensurável capacidade da nossa flara em produzir medicamentos. Não sei o que é que o governo está esperando para limpar essas áreas?

  3. Aplaudi o Gen. Villas Bôas de Pé,aqui. Este Senhor Merece Todo o Respeito da Nação Brasileira. &m exemplo de cidadão Brasileiro

  4. Que todas as forças do bem o envolvam, protejam e lhe dêem muita saúde, General Eduardo Villas Bôas!! Muito obrigada por tudo o que, sabemos, tem feito de extremamente relevante pelo nosso Brasil!! Penso que a frase decisiva é justamente esta sua: “Não temos uma política para a Amazônia, não temos um órgão para cuidar da Amazônia”. A reversão dessa realidade é a melhor e a mais adequada resposta que podemos dar ao planeta e, a única que efetivamente nos fará moralmente respeitados.

    1. Embora a Amazônia seja nossa, de fato e de direito e, o respeito à nossa soberania nos seja inapelavelmente devido, a boa conservação de todo o patrimônio natural planetário diz respeito à toda a humanidade. Que façamos todos, muito bem feita cada um a sua parte, para que possamos, nessa era global, vivermos a Terra como uma casa saudável, profícua e feliz para toda a Espécie Humana e as demais espécies, tripulantes também de fato e de direito dessa nave azul tão vulnerável e frágil!

  5. Acabem com esse fundo e já é uma bela estratégia para botar esses paisecos em seus devidos lugares. Outro ponto é acabar de vez com as ONGs que militam sobre esse tema. E o terceiro é claro OCUPAR com projetos corretos e necessários

  6. Concordo com o General. Governo Lula rebaixa a a imagem do Brasil como aquela fala dos 35 milhões de crianças de rua, sempre com suas gracinhas sem graça nenhuma . Patife! Bajulador dos ricos!

  7. Ele finge não saber que o bozo tá mais preocupado em abrir caminho para o garimpo. E se os americanos quiserem invadir, ele e seu filho pateta, darão todo apoio.

    1. Tem gente que não tem nada para fazer, e vem fazer aqui. Eis um ativista do miolo mole.

  8. Parabéns pelo posicionamento General que é nosso eterno Comandante Militar da Amazônia. Que Deus lhe saúde o bastante para ver DORAVANTE o Brasil Grande no futuro que vislumbramos.

  9. Ainda bem que o Antagonista retirou a bobagem que o general falou sobre empresa norueguesa responsável por derramamento de metais pesados no Pará.

  10. NASCI NO PARANÁ E MIGREI PARA A AMAZÔNIA NA DÉCADA DE 70. E TENHO A CONVICÇÃO QUE A AMAZÔNIA AINDA É BRASILEIRA EM FUNÇÃO DA MIGRAÇÃO PROMOVIDA PELO GOVERNO MILITAR. QUANDO VEJO ATAQUES DE AMBIENTALISTAS, AO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA, SINTO ME ATACADO PESSOALMENTE. É DE BOM TERMO LEMBRAR QUE AQUI VIVEM MAIS DE 20 MILHÕES DE PESSOAS QUE PRECISAM TRABALHAR PARA SOBREVIVER EM UMA REGIÃO COM PARCAS OPÇÕES ECONÔMICAS A NÃO SER A EXPLORAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS. AQUI ALEM DE FLORESTA EXISTEM HUMANOS.

    1. A maioria da população da Amazônia é urbana. Tem que criar emprego e rendas nas cidades com tecnologia. Este negócio de atividades econômicas baseadas em desmatamento e exploração insustentável é coisa antiquada.

    2. Vc tem razão quanto à necessidade de prover esses 20 milhões de pessoas com condições de bem estar. Poroso que as doações do fundo da Amazônia somam mais de US$ 1,2 bilhão. Tá lá no site deles. Também não podemos esquecer da zona Franca de Manaus. Abrir fronteira agropecyária e mineração exigirão melhorar muito o controle e fiscalização. Afrouxá-los significará, efetivamente, um imenso desserviço à Pátria Amada.

  11. O mais triste é ver brasileiros agindo contra o Brasil. Será que estão ganhando $$ por esta militância? Isso é alta traição!

  12. Pois é amado General,me entristece ver as FFAA tão submissa a governos anteriores,não ter um plano eficaz para afugentar gringos inóspitos e abutres,a Amazônia é nossa.

  13. Parabéns general. Sempre muito bem posicionado, lúcido e conhecedor do país. Sugiro aos “críticos” abaixo, se informarem melhor sobre o Brasil, antes de escreverem sobre o que estão mal informados. Sugiro, para visão geral, a palestra do Sr. Evaristo de Miranda, da EMBRAPA, disponível no YouTube

    1. VIDA LONGA GENERAL..SUA VOZ É GARANTIA DE LUCIDEZ EM DEFESA DO BRASIL E BRASILEIROS INOCENTES DESINFORMADOS,MANIPULADOS POR UMA MÍDIA CORRUPTA,VENDIDA AOS INTERESSES ESQUERDOPATAS.VIDA LONGA GENERAL SUA LUCIDEZ E NOSSA SALVAGUARDA

  14. Quem dota, vota. Se dá dinheiro, está no direito de cobrar sua utilização. E, se contrariada, está no direito de parar de dar/dotar também...

    1. Não sei se v. entendeu. A partir de agora ou para de dar dinheiro ou dá, mas nas nossas condições. E o dinheiro não vai parar nas mãos das ONG's.

    1. Vá lá e toma posse, seu tolo! Se é que ainda sobrou algo...

  15. Eliminar ONGS que não desempenham ações relevantes e de interesse do Brasil. Quantificar o quanto renderia só país a exploração SUSTENTÁVEL E CONSCIENTE das riquezas da floresta, anualmente e perguntar quais países estão dispostos a contribuir financeiramente para isso. Exemplo: se podemos realizar U$100 bilhões ano, cada país simpatizante da conservação sem exploração da floresta, pagaria ao Brasil uma parte desse dinheiro. se 10 países desejam, U$10 bi

  16. Surpreendeu-me o Gal Vilas Boas por ter adotado o discurso e argumento de políticos. Sem vigiar fronteiras, meu caro General, tudo fica como antes no quartel Abrantes!!! Palavras voam....

  17. O Bolsonaro precisa devolver essa migalha de doação pra Noruega! A Amazônia não precisa de esmolas e sim de um plano efetivo de controle como esse que o governo está tentando implantar!

    1. Fatima, me explica esse programa de controle que nunca ouvi falar nada dele...

  18. Quem vigia a Amazônia desde muito tempo? Porque deram asas às ONGS? Por certo a entrada e saída da Amazônia estão localizadas na fronteira da Amazônia. Quem está por lá desde sempre? Criticar paises sem vigiar fronteiras por mar, terra e ar é o mesmo que atirar n água!

    1. Os governos anteriores fizeram acordos escusos com esses países, através dessas organizações que não são fiscalizadas. Fatiaram e venderam a Amazônia?

  19. A floresta amazônica é responsável em jogar pro alto praticamente toda a umidade que acaba por chover nos reservatórios de nossas hidroelétricas e regar o agronegócio. Permitir que a floresta seja agredida, não fazer nada para protegê-la é absurdo. Não dá para acreditar que o general pense o contrário. Ele apenas fez uma declaração para proteger um político incorreto.

    1. Alexandre. Vc "manda" os que têm opinião divergente se calar, posando de entendido incontestável na matéria e ainda acrescenta a isto os insultos abaixo. Realmente não tem como não devolver os apodos, que lhe servem perfeitamente de carapuça. Divirta-se.

    2. Catilinario. Com prazer lerei Alice no país das maravilhas. Certamente é melhor do que perder meu tempo com alguém que além de ignorante em muitas coisas é mal educado.

    3. Alexandre. Aproveite seu tempo também para ler Alice no país das maravilhas. Ninguém de bom senso nega a importância de preservação das florestas (e a amazônica é apenas uma delas) na produção agropecuária e sua influência no clima. Mas a preservação da Amazônia não é a panacéia (nem a solução definitiva) para nossos males. E temos que desenvolver a exploração econômica, dentro de uma política sustentável. Mas não dentro do delírio conservacionista.

    4. Os dois comentaristas abaixo poderiam, por favor, pesquisar o termo "rios voadores amazonia". Podem guardar para si suas opiniões.

    5. Alexandre. Se vc assistir noticiários de meteorologia, vai perceber o ridículo de sua afirmação. Sempre quando chove no sul-sudeste, anunciam frente fria vinda do Sul ou do Oeste (Argentina, cordilheira dos Andes), e excepcionalmente ventos soprando do Atlântico (Leste). Por esta teoria furada, não evapora uma gota dos oceanos nem da cordilheira do Andes, e muito menos de nossas florestas e rios... O brasil não tem só a floresta amazônica e os rios do Norte. Estude com um mapa nas mãos...

    6. MENTIRA DAS ONG`s . A chuva é causada pela evaporação das águas dos oceanos que são três quartos do globo terrestre , principalmente do oceano pacífico que é o maior oceano do mundo . A floresta amazônica não tem nada a ver com a chuva . 🇧🇷

  20. E o sobre o STF general. Estamos esperando uma posição enfática. Precisa de mais imperialismo que essa SUPREMA CORTE indicada por bandidos que assaltaram o pais com canetada monocrática estão colocando em risco a nossa democracia. Quem sabe está na hora de colocar os pingos nos IS!

  21. Felizmente temos forças armadas competentes e atentas. Mas precisamos tomar conta da Amazônia com ciência, tecnologia e boas práticas. Extraindo de forma sustentável o que pode nos dar de melhor. Não há mais espaço para termos um quintal preservado que é tão cobiçado pelo planeta todo. O nosso 🇧🇷 deve usufruir do tesouro tão cobiçado. Aquela riqueza por enquanto é nossa.

  22. A amazônia é nossa - Brasileira - os países que reclamam deveria cuidar da sua Fauna e Flora, e recuperar o que eles destruíram no seu parque ecológico.

  23. Todo o meu apoio ao General. Ele esta correto em suas afirmações, assim como está correto o posicionamento do Govêrno Federal.

  24. O general está doente, coitado. Anda misturando alhos com bugalhos. Já foi mais inteligente. Quando governos oferecem ajuda para proteger a floresta é porque eles possuem uma agenda oculta. Então ele precisa explicar qual a agenda oculta por trás do governo querer doar terra para grileiro, facilitar a vida dos madeireiros, aumentar os subsídios para as mineradoras estrangeiras deixarem buracos na região, legalizar garimpos com tecnologia primitivas de extração, etc, etc. Bozistas!

    1. Ricardinho apedeuta. Você de novo? Como não consegues argumentar, pede banimento. Vá te catar bonequinha de luxo. Não consegues ser ditador nem no teu kidnet quanto mais deste espaço. Você é uma vergonha para o Brasil. Argumente, mostre provas. Pare de zurrar.

    2. Lave a boca antes de escrever tais impropérios, seu analfabeto funcional. As medidas anunciadas pelo governo visam simplesmente o desenvolvimento econômico da região ao invés de seu isolamento histórico, como preferido pelos piratas das ONGs. Seu banimento deste fórum é mais do que necessário.

  25. Temos sim órgãos que cuidam da Amazônia: o Ibama, o INPE, o Instituto Chico Mendes e outros. Mas não adianta ter órgãos e ferramentas se as pessoas no poder recusam o que os técnicos tem a dizer.

    1. Pegue sua arca e se manda, abestado. Uma vez, ouvi do Gal. Heleno (e isso não é mentira, está em vídeo) lamentando que tentou entrar em uma reserva, se não me engano, em Roraima, e não conseguiu. Se um general não conseguiu, eu vou conseguir? Ou algum deslumbrado desses que está aqui neste blog, conseguirá? Vá te catar, Noé...

  26. Interessante essa observação sobre a passividade do país, no tocante à amazônia, vinda, justamente de um chefe militar. Passividade de quem? Da sociedade civil? A única arma de que disponho, é de uma faca de cozinha que volta e meia preciso afiá-la, está bom assim para defendermos nossa soberania? Quem poderia expulsar essas ONG's, seria o poder armado do estado, não contem conosco. Agora, se deixaram chegar a esse ponto, o negócio é relaxar e gozar, como disse uma ex-prefeita petista.

    1. Desde que me entendo por gente, ouço dizer sobre essa intervenção estrangeira nesta área, muito antes de aparecerem essas ONG's. Naquela época eram os tais "missionários" (como esse pessoal é religioso), então só agora o general acordou? As "autoridades" deste estado, por onde andaram esse tempo todo? Para mim essa amazônia não passa de uma representação cartográfica para tolo ver. Ela já era Há muito tempo. TROUXAS!

  27. Vão dar pitaco nos seus países! Plantem árvores em seus países, nas suas ex colônias, saiam fora do Brasil. Gentalha idiota!

  28. Excelente artigo. Dia sim, dia não, o The Guardian publica matéria de capa dizendo que Bolsonaro é um genocida (encoraja e financia o massacre de índios da Amazônia) e destrói a floresta. E conclamam a “comunidade internacional” a intervir aqui antes que a Amazônia seja destruída. Uma campanha difamatória sem precedentes. Em regra, matérias escritas por jornalistas brasileiros. Um nojo.

  29. Essa é a nossa voz. Vem do fundo do peito num sopro de amor ao Brasil. Aprendamos a respirar como ele. Seu oxigênio é a verdade. Sua inspiração é a Pátria.

  30. Mas que a velocidade do desmatamento na Amazônia aumentou este ano há dúvidas. Este fato, e mais os ataques do presidente e seus generais, a uma instituição que possui ferramentas para cuidar do país apenas demonstra que a única política que o governo tem para Amazônia é a de fazer vista grossa para o desmatamento.

    1. * ... que a velocidade do desmatamento na Amazônia aumento não há dúvidas.

  31. 👏👏👏 OLHA O “HOMEM” AÍ GENTE!!! Para os Desavisados e Corruptos que pensam que o mega Gal. VILLAS BOAS está ausente, UM LEMBRETE: Ele continua ATENTO e é a meu ver o SUPER HIPER MEGA HERÓI desta nação. Sempre discretíssimo e humilde, tem sido o fiel GUARDIÃO da Pátria, sempre “Atento a Tudo” que a Ela de refira, de real e maior importância, aqui e lá fora. Como no sai-não-sai da Dilma; no aval ao então candidato Capitão; e, justo agora, sobre a SOBERANIA de nossa nação! ELE É “O CARA”!!!👏👏👏

  32. Concordo com tudo que ele falou, desde que esses novos cuidados com a Amazônia não se incluam a negativa da realidade. Temos direito de conhecer a realidade do nosso pais no que há de bom e de ruim. Se alguém apontou números mentirosos, que se demonstre a realidade.

  33. Esse tem postura Patriótica, ama o Brasil e seu povo do bem, Amazônia é do Brasil, e nunca foi bem cuidada , como será a partir de agora !

  34. Parabéns general pelas suas ponderações em defesa do país como nação, vá em frente, pois os brasileiros de bem sempre apoiaram suas considerações pertinentes. Vida Longa!!

  35. Vou te informar mais um pouco, caso a ABIn e CI do exército não o façam: 1- aquecimento global antropocêntrico é engodo 2 - quem mais fornece armas e drogas pro Brasil são as Farcs em conluio com seus amiguinhos do PT/ FSP 3- no STF tem advogado do PT, do PCC e do PSDB 4- A China que vcs adoram é comunista, então, só vive de mentira, engodo, controle e genocídio.(nem sempre nessa ordem). Tá fácil de achar essas informações, até a empregada lá de casa já sabe. Alguém ajuda o general a se informar

  36. O problema não são os países estrangeiros e sim nossa esquerda corrupta. É esta esquerda que propaga esta imagem ruim do Brasil no exterior.

    1. Exatamente - sem os imbecis da esquerda caviar brasileira, a quantidade de asneiras propagadas sobre a Amazônia seria muito menor.

  37. Senhor general, acho que vcs não precisam mais da ABIn. Seria melhor visitar alguns blogs no YouTube que o senhor ficará mais informado. O Brasil realmente é uma piada. Como um general recebe uma informação sobre a soberania nacional com mais de 10 anos de atraso?! Ou é ruim de serviço ou estava a serviço dos vermelhinhos nas últimas décadas. Já sei a resposta.

  38. Quem conhece a verdadeira face dos ambientalistas sabe que eles representam o maior risco ao meio ambiente. São lobos em pele de cordeiro, o mal travestido de bem. Posam de mocinhos quando são os bandidos. E com o apoio da grande mídia constroem a narrativa de heróis da natureza. Em seus países de origem suas florestas preservadas não chegam a 1%, segundo dados oficiais. Manipulam dados, escondem fatos, distorcem a realidade e constantemente fazem previsões tenebrosas acerca do futuro do planeta

  39. Bravo! Realmente, o Brasil precisa ter uma política bem estruturada para exploração e conservação da região amazônica. E nada de ficar na defensiva. É afirmar sem rodeios que o Governo e todos os brasileiros não abrem mão de administrar seu território com soberania. ONGs, demais organizações internacionais e governos estrangeiros que fiquem no seu quadrado.

    1. A corrente de pensamento ambientalista (embora apresente excessões) é a nova faceta da esquerda. Por isso esquerdistas que superaram o "trauma" do fracasso do socialismo e do comunismo (Gabeira é um destes) são hoje defensores da ecologia. E os mais radicais entre eles já apontam para um "modus vivendi" em "consonância com a natureza", chegando alguns a defender o estilo de vida tribal. Daí toda a cantilena em torno da Amazônia e da demarcação de terras indígenas.

    2. A pretenção falaciosa desses ambientalistas de serem os donos da verdade, da defesa da natureza, do combate a degradação do planeta me faz lembrar o mesmo falacioso discurso do PT em defesa da moralidade, do combate a corrupção e da honestidade acima de tudo. Os dois se utilizam das mesmas estratégias de acusar os outros daquilo que eles são.

Mais notícias
Assine agora
TOPO