"Viciado" em fugir de prisões na França é novamente condenado
Redoïne Faïd, um gângster francês de 51 anos que já foi o homem mais procurado da país, foi condenado nesta semana a 14 anos a mais de prisão. O criminoso ganhou a pena por estrelar uma espetacular fuga da prisão em 2018 — a segunda de sua carreira. Na ocasião, de acordo com as autoridades,...
Redoïne Faïd, um gângster francês de 51 anos que já foi o homem mais procurado da país, foi condenado nesta semana a 14 anos a mais de prisão. O criminoso ganhou a pena por estrelar uma espetacular fuga da prisão em 2018 — a segunda de sua carreira.
Na ocasião, de acordo com as autoridades, Faïd se valeu da ajuda de dois irmãos, três sobrinhos e um integrante condenado da máfia da região da Córsega para arquitetar a fuga da prisão de Sequedin, nos arredores de Lille.
Um helicóptero foi tomado pelos comparsas do gângster e o piloto, forçado a descer no pátio do presídio. Com bombas de fumaça para confundir os policiais, um irmão mais velho do ladrão usou uma serra elétrica para abrir as portas da sala de visita. Faïd, que recebia a visita de um segundo irmão, fugiu sob gritos e aplausos de outros presos, em uma operação que durou menos de 10 minutos.
Sua fuga durou cerca de três meses até que a polícia o recapturou na rua de sua cidade natal nos arredores de Paris (na hora ele usava uma burca, o véu feminino do islã). Agora de volta aos tribunais, o ladrão —que disse se inspirar em filmes como Scarface e Cães de Aluguel— ironizou sua atuação.
"Estou em um sarcófago de concreto 23 horas das 24 horas do dia. O que eu vou fazer? Ficar lá esperando para sempre?", Faïd disse à corte, segundo o relato da BBC. "Eu tenho um vício que me consome eu não posso curar: sou viciado em liberdade."
Não foi a primeira vez que o sistema prisional francês sofreu na mão de Faïd: em abril de 2013, ele já havia fugido da mesma prisão. Usando quatro reféns, ele usou explosivos e uma arma contrabandeada para dentro da prisão para explodir quatro portas e fugir em um carro. Um mês e meio depois, ele foi preso em uma pousada no oeste do país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
KEDMA
2023-10-29 10:24:16Liberdade é outra coisa.