Veto de Biden a investimento na China é inócuo, avalia Rubens Barbosa
Em entrevista ao podcast Latitude veiculada no último sábado (12), o diplomata Rubens Barbosa, ex-embaixador em Londres e Washington e editor responsável do portal Interesse Nacional, avaliou como inócua a ordem executiva, assinada por Joe Biden (foto) na última quarta (9), em que o presidente dos EUA veta investimentos americanos em setores de alta tecnologia...
Em entrevista ao podcast Latitude veiculada no último sábado (12), o diplomata Rubens Barbosa, ex-embaixador em Londres e Washington e editor responsável do portal Interesse Nacional, avaliou como inócua a ordem executiva, assinada por Joe Biden (foto) na última quarta (9), em que o presidente dos EUA veta investimentos americanos em setores de alta tecnologia na China.
"É apenas adiar o problema. No momento em que você proíbe empresas ocidentais de exportar os chips mais sofisticados, para a indústria bélica, a China vai desenvolver isso e daqui a um, dois anos, vai estar no mesmo nível, se não na frente dos EUA. É um tiro no pé. (...) A China está muito na frente dos EUA em inteligência artificial. E aí, o que você faz? Proíbe de ter acesso aos chips?"
O embaixador referia-se à justificativa do governo americano para a ordem executiva de Biden: impedir que empresas do país invistam em indústrias —como as de inteligência artificial, semicondutores e computadores quânticos— que poderiam ser usadas para ampliar a capacidade militar dos chineses.
Barbosa, porém, vê como reduzido o risco de um conflito "quente" entre as duas superpotências mundiais. "Não vejo isso no horizonte previsível. Com a China, a disputa [dos EUA] é por uma hegemonia política global, através da competição tecnológica, comercial e também de cooperação", disse o diplomata, para quem nem americanos nem chineses têm hoje interesse em uma conflagração.
Assista:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
WESLEY MONTECHIARI FIGUEIRA
2023-08-14 11:48:16Deixe ver se entendi: é melhor "dar" logo a tecnologia pra China, pois se não fizerem isso, a China desenvolve seu chip e voilà, não precisam do ocidente. É isso? Se for, tem que tirar a temperatura do embaixador, pois tá com febre...