Valeixo: pressão de Bolsonaro não chegou na PF
Ex-diretor-geral da Polícia Federal, o delegado Maurício Valeixo (foto) disse em depoimento nesta segunda-feira, 11, em Curitiba, que o presidente Jair Bolsonaro nunca tratou diretamente com ele sobre a troca de superintendentes, nem pediu relatórios de inteligência ou informações sobre inquéritos policiais. Durante mais de seis horas de depoimento, Valeixo relatou que, em duas oportunidades, uma...
Ex-diretor-geral da Polícia Federal, o delegado Maurício Valeixo (foto) disse em depoimento nesta segunda-feira, 11, em Curitiba, que o presidente Jair Bolsonaro nunca tratou diretamente com ele sobre a troca de superintendentes, nem pediu relatórios de inteligência ou informações sobre inquéritos policiais.
Durante mais de seis horas de depoimento, Valeixo relatou que, em duas oportunidades, uma presencialmente e outra pelo telefone, Bolsonaro disse que gostaria de nomear ao cargo de diretor-geral da PF "alguém que tivesse maior afinidade" e que não apresentou "nenhum tipo de problema contra a pessoa" dele. Valeixo afirmou ainda que estava cansado da pressão feita pelo presidente por sua saída e que não pediu para deixar o cargo, no fim de abril.
Questionado durante o depoimento sobre o que seria uma interferência política na PF, Valeixo disse que ela ocorre quando há "uma indicação com interesse sobre uma investigação específica" e que, sob o ponto de vista dele, isso "não ocorreu em nenhum momento" durante sua gestão.
A versão de Valeixo afasta a tese de que ele teria prevaricado no cargo ao admitir pedidos ilegais de Bolsonaro. Ao depor, na semana passada, Moro disse que Bolsonaro manifestou desejo de ter acesso aos relatórios de inteligência, pela primeira vez, na reunião ministerial do dia 22 de abril, dois dias antes do seu pedido de demissão.
O vídeo da reunião será exibido às partes envolvidas nesta terça-feira, 12, no inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal sob a relatoria do ministro Celso de Mello.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)