Vai dar tempo para Bolsonaro?
Uma pergunta ronda os empresários com os quais converso: o aumento do Auxílio Brasil de Jair Bolsonaro (foto) lhe dará chance de acirrar a disputa contra Lula e talvez virar o jogo? A minha resposta tem sido que talvez não haja tempo para que isso ocorra, inclusive porque há sempre uma defasagem entre o recebimento...

Uma pergunta ronda os empresários com os quais converso: o aumento do Auxílio Brasil de Jair Bolsonaro (foto) lhe dará chance de acirrar a disputa contra Lula e talvez virar o jogo? A minha resposta tem sido que talvez não haja tempo para que isso ocorra, inclusive porque há sempre uma defasagem entre o recebimento efetivo do benefício, a percepção da diferença que ele pode fazer na vida das pessoas e, não menos importante, o crédito a quem seria o benfeitor.
A dois meses do primeiro turno, o tempo está muito curto para Jair Bolsonaro. A pesquisa Qaest divulgada hoje mostra que, entre os que recebem o Auxílio Brasil, a vantagem eleitoral de Lula sobre o presidente da República caiu de 35 para 23 pontos. Nesse recorte, o chefão petista conta com 52% das intenções de voto, contra 29% de Jair Bolsonaro. No mês passado, segundo a Qaest, Lula tinha 62% e o presidente da República, 27%. Em janeiro, o chefão petista aparecia com 57% e Jair Bolsonaro tinha apenas 18%. Ou seja, a simples aprovação do aumento do Auxílio Brasil no mês passado, de 400 reais para 600 reais, parece ter tido efeito.
A questão é que o pagamento do aumento só começa no próximo dia 9, e aí entramos no terreno da defasagem apontada por mim. Além disso, a diferença nas intenções de voto desse público continua grande demais em desfavor de Jair Bolsonaro. Um dos motivos é que boa parte desses eleitores sabe que o presidente da República buscou um ganho eleitoreiro com o aumento do Auxílio Brasil, que ele não é fiador de nada -- e que com Lula, dono de histórico consistente no terreno do assistencialismo desbragado, o tamanho do benefício não diminuirá.
O outro ponto que a pesquisa Qaest mostra é que o cenário é de estabilidade na disputa entre os eleitores que não recebem o Auxílio Brasil -- Lula tem 41 pontos, contra 34 de Jair Bolsonaro. Ou seja, o presidente da República não está conseguindo tirar votos do chefão petista. Resta saber se, com o início oficial da campanha eleitoral, no próximo dia 16, as pedradas contra a vidraça de corrupção do chefão petista serão suficientes para levar a eleição presidencial para o segundo turno — e se dará para capitalizar a contento o Auxílio Brasil.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
M
2022-08-05 15:00:54O plano de governo divulgado pelo Felipe D’Avila apresenta metas sérias e mensuráveis, um caminho para o futuro que merecemos. Com candidatos como Simone Tebet e Felipe D’Avila, é decepcionante ver tanta atenção sendo dispensada a Lula e Bolsonaro
Nildo Jose Formigheri
2022-08-05 10:00:18O Bolsonaro passou 3,5 anos fazendo besteira agora na ultima hora quer reverte só para se eleger?
VITOR
2022-08-04 13:51:09Eu, particularmente, não acredito que Bolsonaro consiga se reeleger, tendo em vista o péssimo mandato que ele exerceu. Agora, uma coisa eu digo: dando Lula ou Bolsonaro, o país está f****. Tristes momentos nos aguardam.
Ronaldo Resende
2022-08-04 12:19:37qual o valor dessa Qaest que em ouras eleições trabalhou para Pimentel e Dilma, colocando-os sempre a frente e no final uma derrota humilhante. Não dá para acreditar e muito menos fazer analises baseados neles
CHRISTIANO WOLKART SOBRINHO
2022-08-04 10:53:26um ex presidiário não pode ser candidato
Alberto de Araújo
2022-08-04 09:56:01Sinuca de bico. Votar num corrupto, presidiário, ou votar num desequilibrado mental.Por princípio não votarei em nenhum dos dois. Se forem para o segundo turno, o melhor candidato é o voto nulo. O voto da indignação. O voto, álcool gel, voto das mãos limpas. "Troque suas folhas, mas não perca suas raízes.Mude sua opinião mas não perca seus princípios".
claide reis rocha
2022-08-04 07:01:01Votem TEBET ...saiam da esculhambaçao geral...vamos tirar a bandidagem do poder no VOTO..nem Lula nem Bolsonaro.
Renato Garcia
2022-08-03 20:21:49Seria o caso de comemorar uma notícia ruim pro Bolsonaro, mas quando a gente se dá conta que o beneficiário é Lula, dá vontade de sumir. A esperança é que estamos no mês de agosto, quando coisas estranhas acontecem. Será?! ...
Sebastião Oliveira Teixeira
2022-08-03 20:00:28Há quatro anos ninguém imaginaria Lula a frente das pesquisas. Mas Bolsonaro é tão despreparado que a história vai se repetir. Infelizmente parece não haver saída.
Edvaldo Ramos e Sousa
2022-08-03 18:03:42O jogo só acaba, quando termina(acho até que a frase é do Bolsonaro, rs)mas o sociopata tá liquidado por que é muito burro.O Brasil não merecia o Lula de volta, mas, entre um louco e um mão leve, parece que a inteligência é a força.