Vacinação contra a Covid-19 pode começar entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, diz secretário
O Ministério da Saúde anunciou na noite desta terça-feira, 29, que o governo federal planeja iniciar a vacinação dos brasileiros contra a Covid-19 entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro. Para cumprir o cronograma, entretanto, a pasta ressaltou que precisa que os fabricantes obtenham o registro dos imunizantes junto à Agência Nacional de Vigilância...
O Ministério da Saúde anunciou na noite desta terça-feira, 29, que o governo federal planeja iniciar a vacinação dos brasileiros contra a Covid-19 entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro. Para cumprir o cronograma, entretanto, a pasta ressaltou que precisa que os fabricantes obtenham o registro dos imunizantes junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa.
"Na melhor hipótese, nós estaríamos começando a vacinação a partir do dia 20 de janeiro. Num prazo médio, entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro. E no prazo mais longo, a partir de 10 de fevereiro", disse o secretário-executivo do ministério, Élcio Franco.
“Isso [a vacinação no dia 20 de janeiro] vai depender de uma série de fatores, inclusive de logística, e dos laboratórios estarem em dia com o seu processo de submissão contínua e do processo de registro com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Não depende de nós, depende do laboratório cumprir com a sua parte”, emendou.
O secretário de Vigilância em Saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, reforçou o coro. "Para iniciarmos efetivamente a vacinação, precisamos que os fabricantes obtenham o registro junto à Anvisa, quer seja emergencial ou regular, e que entreguem doses suficientes para a distribuição", argumentou. "O ministério tem feito sua parte. Fizemos o plano, estamos com a operacionalização pronta, estamos cada vez mais nos preparando para este grande dia".
O ministério fez a projeção um dia após a Pfizer anunciar que desistiu de pedir autorização para o uso emergencial e temporário de sua vacina devido à extensa lista de exigências da Anvisa. De acordo com as negociações iniciais, o laboratório entregaria doses do imunizante suficientes para inocular 2 milhões de pessoas em 2021. Um dos maiores problemas é a logística, já que o produto precisa de refrigeração de 70 graus negativos. Na tentativa de resolver o imbróglio, uma nova conversa entre representantes do ministério e da farmacêutica está agendada para esta quarta-feira, 30.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
AIRTON
2020-12-30 11:20:56kkkkkkk kkkkkkk com qual vacina. Observe o que outros países estão fazendo e da um control copy. Agilidade, vontade de fazer, honestidade, transparência, etc são coisas que esse governo INCOMPETENTE não possui. Bom nem temos ministro de saúde.
Oliver
2020-12-30 09:52:13Depende de vocês, sim, cara pálida. A responsabilidade vem com o cargo. Aliás, é passada a hora de serem responsabilizados por este desastre.
Dalton
2020-12-30 07:50:05Não sei como bando de mentirosos, hoje dia 30 nem contrato com nenhuma indústria farmacêutica foi assinado... governo sem vergonha
Rosely
2020-12-30 06:30:41Do jeito que esse desgoverno é incompetente, o início da vacinação no Brasil pode ser de 1o. de janeiro a 31 de dezembro de 2021...
Sandra
2020-12-29 23:11:52Incompetentes, trapalhões, cínicos e mentirosos!!!!
Roberto
2020-12-29 23:07:52Tentando ser bonzinhos (ou será bozinhos?) eles prometem iniciar a vacinação em 20 de janeiro. Pouco menos de 1 mês. Até na Argentina já começaram a vacinar.
Carlos R
2020-12-29 22:15:24COMO SEMPRE, EXPLICAÇÕES VAGAS SOBRE O INÍCIO DA VACINAÇÃO. O DESESPERO SE ABATEU SOBRE O BOZO E SEU GOVERNO TENTANTO EXPLICAR O INEXPLICÁVEL OU TENTANDO ACHAR UM BODE EXPIATÓRIO PRO FRACASSO DELES. ENQUANTO ELES TENTAM EXPLICAR O FRACASSO, O MUNDO CONTINUA A VACINAR SEM QUE, ATÉ AGORA, NINGUEM TENHA VIRADO JACARÉ.
Jose
2020-12-29 21:40:43Onde eles arrumarão a vacina? Quais são as fases? Como serão determinadas as prioridades? Quais os prazos de cada fase? Nenhuma destas perguntas foram respondidas. Portanto, não há plano algum. Apenas um bando de malucos desesperados com a pressão da população cansada e o progresso feito em outros países.
Alzira
2020-12-29 21:28:29É verdade esse bilhete ... Esse sádico que governa o país está fazendo um jogo de empurra. A entrevista deveria ser dada pelo porquinho do Ministério da Saúde, mas ele deve estar em reuniões importantes com cantores sertanejos.