União Europeia lamenta América Latina fragmentada e se preocupa com influência da China
O alto representante da União Europeia, Josep Borrell (foto), lamentou nesta segunda-feira, 14, a falta de unidade entre os países da América Latina em razão de "desentendimentos políticos". A declaração ocorreu durante entrevista coletiva por ocasião da reunião virtual de ministros das Relações Exteriores latino-americanos e europeus, na presença do chanceler argentino, Felipe Solá, que...
O alto representante da União Europeia, Josep Borrell (foto), lamentou nesta segunda-feira, 14, a falta de unidade entre os países da América Latina em razão de "desentendimentos políticos". A declaração ocorreu durante entrevista coletiva por ocasião da reunião virtual de ministros das Relações Exteriores latino-americanos e europeus, na presença do chanceler argentino, Felipe Solá, que participou por videoconferência.
"Na América Latina houve dificuldade devido à fragmentação de sua unidade regional e aos desentendimentos políticos que às vezes tornaram difícil sentar na mesma mesa com todos os países latino-americanos", disse Borrell, ao ser perguntado sobre as razões que o fazem acreditar que as relações entre os dois continentes estão abaixo de seu potencial.
"Pouca gente sabe que as empresas europeias investiram mais na América Latina que Rússia, China, Índia e Japão juntos. A quantidade de investimento de empresas europeias na América Latina é impressionante, mas tem que continuar sendo grande porque a China está demonstrando também um enorme interesse investidor pela América Latina e ganhando influência na região”, acrescentou o ministro.
No âmbito europeu, o espanhol explicou que preocupações mais imediatas do bloco contribuíram para o esfriamento das relações com a América Latina. Além disso, ressaltou que "nem todos os países europeus têm a mesma relação histórica, cultural e econômica com a América Latina".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
Antonio
2020-12-14 20:49:00Com esse ministro falastrão o pais está perdendo sua influencia regional.
ZURIEL
2020-12-14 20:31:51Não é culpa nossa... Foi Macron que botou areia no acordo Mercosul UE...
Nisk
2020-12-14 20:11:32Esse povo da europa axa q somos diferentes deles ... eles já estão nas mãos dos “fanáticos” há muito e não sabem o q fazer para se livrarem e para se disfarçarem nos criticam ... até parece q nos os “Primos pobres” não sabemos disto.
Erico
2020-12-14 20:00:51Esse frances poderia explicar porkê o brexit, turquia x franca e parar de apontar o dedo pra ca! Business se faz com pragmatismo! India e China tem mais bocas qe 5 europas! Foi se o colonianismo!
RENATO
2020-12-14 18:52:57Nosso Ernéstão, hábil chanceler e águia em relações internacionais, resolve isto com o pé nas costas!