Um pedido de Zelensky ao novo papa
Presidente ucraniano manifestou esperança de apoio contínuo do Vaticano por fim da invasão russa

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, parabenizou o cardeal americano Robert Francis Prevost, Leão XIV, por sua nomeação como o novo papa.
Em publicação no X, Zelensky disse esperar o "apoio moral e espiritual contínuo" do Vaticano para a restauração da justiça e "paz duradoura" na Ucrânia.
"Parabéns a Sua Santidade o Papa Leão XIVl, pontífice, por sua eleição à Sé de São Pedro e pelo início de seu pontificado.
A Ucrânia valoriza profundamente a posição consistente da Santa Sé na defesa do direito internacional, condenando a agressão militar da Federação Russa contra a Ucrânia e protegendo os direitos de civis inocentes.
Neste momento decisivo para o nosso país, esperamos o apoio moral e espiritual contínuo do Vaticano nos esforços da Ucrânia para restaurar a justiça e alcançar uma paz duradoura.
Desejo a Sua Santidade Leão XIV sabedoria, inspiração e força — tanto espiritual quanto física — para cumprir sua nobre missão. Por muitos anos!", escreveu.
Robert Francis Prevost
O cardeal americano nasceu em 14 de setembro de 1955 em Chicago, nos Estados Unidos.
Francis Prevost é membro da Ordem de Santo Agostinho.
Por muitos anos, o novo pontífice foi bispo no Peru.
Em 2023, ele foi nomeado pelo papa Francisco como Prefeito do Dicastério para os Bispos, um dos cargos mais importantes da Cúria Romana. Sua função era escolher e supervisionar os bispos em todo o mundo.
Mensagem aos fiéis
Da Sacada Central da Basílica de São Pedro, o cardeal francês Dominique Mamberti proclamou ao mundo a célebre frase: “Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam”, que significa “Anuncio-vos com grande alegria:Temos um papa”, e revelou o nome do novo papa.
Membro da Ordem de Santo Agostinho, Francis Prevost, o primeiro pontífice americano da história, disse aos fiéis:
“A paz esteja com todos vocês”.
O novo papa agradeceu ao seu sucessor, Francisco, por seu legado.
“Obrigado ao Papa Francisco. Agradeço aos irmãos cardeais que me escolheram como sucessor de Pedro. Caminhando juntos, como Igreja unida, buscaremos sempre a paz e a justiça, trabalhando sempre fielmente a Jesus Cristo, sem medo de anunciar o Evangelho e ser missionários.” afirmou.
“Sempre em busca da paz, da justiça, e sempre tentando trabalhar com homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo”, continuou.
O último papa com nome de Leão, o XIII, foi um articulador da entrada da Igreja Católica no mundo moderno, com profundo legado na área da doutrina social católica.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Jorge Etges
2025-05-08 19:38:10Francisco é ANTECESSOR de Léo XIV e não sucessor!!!