Ucrânia afirma ter matado o comandante da frota russa no Mar Negro
As Forças de Operações Especiais da Ucrânia emitiram uma nota nesta segunda, 25, informando que o almirante Viktor Sokolov (foto), comandante da Frota Russa do Mar Negro, e outros 34 oficiais de alta patente, morreram no ataque ucraniano que destruiu a sede daquela frota em Sebastopol, na última sexta. Com isso, Sokolov torna-se o militar...
As Forças de Operações Especiais da Ucrânia emitiram uma nota nesta segunda, 25, informando que o almirante Viktor Sokolov (foto), comandante da Frota Russa do Mar Negro, e outros 34 oficiais de alta patente, morreram no ataque ucraniano que destruiu a sede daquela frota em Sebastopol, na última sexta.
Com isso, Sokolov torna-se o militar de mais alta patente morto desde o início da invasão, em fevereiro do ano passado. Outros 105 ocupantes da sede ficaram feridos.
O Ministério da Defesa da Rússia não confirmou nem negou que Sokolov tenha morrido no ataque na península da Crimeia. Após as explosões, o departamento de Defesa russo disse que um militar russo tinha morrido, mas depois esclareceu que ele estava desaparecido.
Também não está claro de onde as Forças Especiais da Ucrânia obtiveram o balanço de mortos e feridos no ataque. Cada lado frequentemente exagera as perdas do inimigo e fala pouco sobre suas próprias baixas.
O que se sabe com certeza é que pelo menos um míssil ucraniano atingiu o alvo em Sebastopol. Os funcionários russos confirmaram o ataque ucraniano na sexta-feira e imagens do prédio danificado circularam nas redes sociais, em meio a uma coluna de fumaça.
O comunicado ucraniano desta segunda não menciona o submarino Rostov do Don, que foi danificado durante o mesmo ataque. No entanto, o texto destaca que entre os mortos estavam militares do navio Minsk. O Ministério da Defesa russo admitiu que os mísseis danificaram duas embarcações que estavam sendo reparadas. Fotografias, incluindo imagens de satélite e vários vídeos indicam que houve vários impactos de mísseis.
Em 6 de junho de 2023, Sokolov — casado e pai de três filhos — alcançou o posto militar de almirante. Ele foi nomeado comandante da Frota do Mar Negro em setembro de 2022.
Viktor Nikolaevich Sokolov nasceu em 1962 na então República Socialista Soviética da Moldávia. Ele substituiu no ano passado no cargo Igor Osipov, outra vítima mais provável da ofensiva ucraniana, embora no campo profissional. Segundo relatos da mídia ucraniana, Igor Osipov foi preso pelos próprios serviços especiais russos como punição logo após o naufrágio do cruzador de mísseis Moskva, em 13 de abril de 2022. Osipov esteve ausente das comemorações do Dia da Vitória em 9 de maio e do Dia da Frota do Mar Negro em Sebastopol alguns dias depois, ocasiões em que o comandante da Frota do Mar Negro da Marinha russa sempre desempenha um dos principais papéis cerimoniais.
Kiev está abrindo uma nova frente na Crimeia. Eles intensificaram os ataques no Mar Negro e na península ocupada enquanto as forças ucranianas continuam com uma contraofensiva lenta e custosa — que dura quase quatro meses — para recuperar o território ocupado pela Rússia.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Odete6
2023-09-25 16:37:09Pois é. MÓrrêu. "MÓrreu" capacheando o nano russo genocida.
Odete6
2023-09-25 16:37:08Pois é. MÓrrêu. "MÓrreu" capacheando o nano russo genocida.