TSE barra Lula por 6 votos a 1
Por 6 votos a 1, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu a candidatura do ex-presidente Lula ao Planalto nas eleições deste ano. A decisão foi tomada em um julgamento de mais de 10 horas de duração, que começou na tarde de sexta-feira, 31 de agosto, e terminou na madrugada de sábado, 1º de setembro. Votaram pela...

Por 6 votos a 1, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferiu a candidatura do ex-presidente Lula ao Planalto nas eleições deste ano. A decisão foi tomada em um julgamento de mais de 10 horas de duração, que começou na tarde de sexta-feira, 31 de agosto, e terminou na madrugada de sábado, 1º de setembro.
Votaram pela inelegibilidade do ex-presidente os ministros Luís Roberto Barroso, Jorge Mussi, Og Fernandes, Admar Gonzaga, Tarcísio Vieira e Rosa Weber, presidente da corte eleitoral. Apenas o ministro Edson Fachin votou por permitir a candidatura do ex-presidente, mas acabou isolado.
Lula foi declarado inelegível pelo fato de ter sido condenado em segunda instância no processo do triplex do Guarujá (SP) no âmbito da Lava Jato, o que enquadrou o ex-presidente na Lei da Ficha Limpa. A condenação em segunda instância foi dada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
Em seus votos, os ministros do TSE rejeitaram a validade de "liminar" concedida pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU a favor de Lula. A decisão se baseava em pacto de direitos civis e políticos. A avaliação dos ministros foi a de que a decisão do colegiado não tem caráter vinculante às decisões judiciais no Brasil.
Substituição
A maioria dos ministros também decidiu dar 10 dias para o PT substituir Lula por outro candidato. O mais cotado é Fernando Haddad, atual vice da chapa. Enquanto a troca não for feita, o ex-presidente não poderá fazer campanha.
Como Crusoé mostrou mais cedo, a direção nacional do PT deve se reunir neste sábado, 1º, para analisar o resultado do julgamento do TSE e discutir o futuro da chapa Lula-Haddad. Petistas já esperavam uma derrota, mas se disseram surpreendidos com o prazo de 10 dias para substituição de Lula.
A decisão do partido, porém, só deve ser anunciada na segunda-feira, 3, após encontro de Haddad com Lula. O ex-prefeito de São Paulo anunciou que pretende visitar o ex-presidente na carceragem da Polícia Federal em Curitiba na segunda-feira para discutir o futuro da chapa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Carlos
2018-09-01 11:15:36Não poderia ter sido diferente. Bem disse Mário Sabino na presente edição do Crusoé: "... a maior ameaça à democracia não está nos quartéis e, sim, numa sala da Superintendência da PF no Paraná."
Marilene
2018-09-01 10:04:25Tal qual o PCC, o PT continua sendo dirigido por preso de dentro da cadeia. Uma VERGONHA para o País inteiro!
José
2018-09-01 09:09:30Agora o PT vai lançar a chapa "Barrados no Baile, o Casal 20 daqui": Malddad Haddad & Manuela Venezuela, com propaganda embalada por música de Eduardo Dusek...
Decepcionada
2018-09-01 07:46:16Facchin decepcionou.Só não acho honesto culpar Alvaro Dias como muitos estão fazendo.Ele apostou e confiou em Facchin, que até agora vinha agindo contento,foi traído e ainda poderá ter sua candidatura prejudicada.
Heitor
2018-09-01 06:15:01Eu fui dormir, fiquei sabendo agora pouco, tinha me arrependido de não ter comprado Fundos em dólar e ouro
Heitor
2018-09-01 06:13:57Fachin é a maior decepção da minha vida. Como pode um brasileiro ser tão sabujo?
FERNANDA
2018-09-01 05:19:49Que vergonha esse voto do Edson Fachin a favor do bandido. Deplorável....
Márcia
2018-09-01 01:58:51Finalmente!!! Como eu li, agora o volume de vômito no horário eleitoral diminuirá consideravelmente.
Gisele
2018-09-01 01:35:16Aconteceu o que deveria acontecer no rigor da Lei, apesar de que no Brasil tudo pode acontecer...agora, é assim abertamente que Haddad declara ir visitar Lula na segunda feira pra receber as ordens do mestre.Aloooo, já é hora de acabar com essa palhaçada de bandido preso articular suas bandidagem de dentro da prisão.Que é isso?
Observador
2018-09-01 01:26:15Temo pelo futuro da lava-jato. Fachin estoicamente tentou mas não conseguiu convencer seus pares, ainda mais depois da aula de direito internacional de Rosa Weber. Na segunda turma, sabedor dos votos de Toffoli, Lewandowsky e Gilmar estava facil fazer o papel de honesto a favor da lava-jato. Depois de hoje poderá assumir sua personalidade MST/PT com mais tranquilidade. Por isto, temo pelo futuro da operação.