Trump fala que "estão fechando" centro de tortura na Venezuela
O presidente americano não disse qual seria o centro, mas venezuelanos imediatamente pensaram no El Helicoide
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), afirmou nesta terça, 6, que "estão fechando" um centro de tortura em Caracas, capital da Venezuela.
"Eu estou feliz com esse país [Venezuela]. Eles ficaram com esse cara [Nicolás Maduro] por anos e anos. Ele é um cara violento. Ele tentou imitar a minha dança um pouco. Mas ele é um cara violento. Ele matou milhões de pessoas. Ele torturou. Eles têm uma câmara de tortura no meio de Caracas, que eles estão fechando", afirmou Trump.
Trump não disse qual seria o centro. A organização civil Voces de la Memória já contou 17 centros de tortura na área metropolitana de Caracas.
Ao ouvir a fala de Trump, muitos venezuelanos imediatamente imaginaram que se trata do El Helicoide, um edifício construído para ser um shopping center que se tornou o maior centro de tortura de presos políticos na ditadura de Maduro.
O El Helicoide é comandado pelo Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin).
No ano passado, o ditador chegou a gravar vídeos com o El Helicoide ao fundo e promoveu um show de fogos de artificío no local.
Segundo um levantamento da ONG Foro Penal feito em agosto do passado, havia 816 presos políticos no país, sendo que 82 estavam no El Helicoide.
Até o final do ano, o número de presos políticos subiu para 902, nas contas da Foro Penal.
O fechamento do El Helicoide, se confirmado, pode mostrar uma boa vontade do atual governo, liderado por Delcy Rodriguez, de atender algumas demandas do governo americano sobre questões de direitos humanos, em troca de promessas como ajudar na reconstrução do país e não realizar uma segunda operação militar contra membros do regime.
Entre os presos políticos mais conhecidos que estão no El Helicoide estão a analista militar Rocio San Miguel e os dirigentes políticos Freddy Superlano e Roland Carreño.
Leia em Crusoé: Captura de Maduro arranha imagem de Lula
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)