Trump demite inspetor que investigava secretário de Estado
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), demitiu na noite de sexta-feira, 15, o inspetor-geral do Departamento de Estado americano, Steve Linick, e nomeou para o cargo um aliado do vice-presidente Mike Pence. A Casa Branca não informou o motivo da demissão de Linick. Segundo o democrata Eliot Engel, que preside o Comitê de Relações Exteriores...
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), demitiu na noite de sexta-feira, 15, o inspetor-geral do Departamento de Estado americano, Steve Linick, e nomeou para o cargo um aliado do vice-presidente Mike Pence.
A Casa Branca não informou o motivo da demissão de Linick. Segundo o democrata Eliot Engel, que preside o Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, o inspetor demitido havia aberto uma investigação sobre o secretário de Estado, Mike Pompeo.
A suspeita levantada sobre o homem-forte do governo Trump é a de que ele teria usado um funcionário nomeado no governo para realizar tarefas pessoais dele e da esposa. A Casa Branca não se manifestou sobre a suposta investigação.
A presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, afirmou que o investigador demitido foi "punido por ter cumprido honradamente seu dever de proteger a Constituição" e a "segurança nacional".
Linick havia sido nomeado inspetor-geral do Departamento de Estado em 2013 pelo ex-presidente Barack Obama. O substituto nomeado por Trump é Stephen Akard, ex-assistente do vice-presidente Mike Pence. Desde o ano passado, ele comandava o Escritório de Missões Estrangeiras do Departamento de Estado, responsável pelas relações diplomáticas do governo americano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)