Trump cansou de esperar por Putin?
O presidente dos EUA afirmou que irá reduzir o prazo de 50 dias dado ao ditador russo para chegar a um acordo de cessar-fogo na Ucrânia antes de tarifar a Rússia em 100%

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira, 28, que irá reduzir o prazo de 50 dias dado ao ditador russo, Vladimir Putin, para chegar a um acordo de cessar-fogo na Ucrânia.
Em visita a Escócia, o presidente americano indicou querer um acordo em cerca de "10 a 12 dias".
"Estou desapontado com o presidente Putin, muito desapontado com ele. Vamos ter que rever isso, e vou reduzir esses 50 dias que dei para um número menor", disse Trump a jornalistas.
"Ele [Putin] tem que fazer um acordo. Muita gente está morrendo", continuou.
O ultimato de Trump ao Kremlin
Donald Trump ameaçou impor tarifas de importação de 100% à Rússia e seus parceiros comerciais se Moscou e Washington não chegarem a um acordo de cessar-fogo na Ucrânia.
"Uma das razões pelas quais vocês estão aqui hoje é para ouvir que estamos muito descontentes com a Rússia. Mas discutiremos isso talvez em outro dia, mas estamos muito, muito descontentes com eles, e vamos aplicar tarifas muito severas se não tivermos um acordo em 50 dias, tarifas em torno de 100%, vocês as chamariam de tarifas secundárias, vocês sabem o que isso significa", disse o presidente americano em 14 de julho durante reunião com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, na Casa Branca.
"Mas hoje vamos falar sobre outra coisa, e, como vocês sabem, gastamos aproximadamente 350 bilhões de dólares nesta guerra com a Rússia e a Ucrânia. Eu gostaria de vê-la acabar. Não foi a minha guerra. Foi a guerra de [Joe] Biden. Não é a minha guerra. Estou tentando tirá-los dela. E queremos ver um fim. E estou decepcionado com o presidente Putin, porque pensei que teríamos chegado a um acordo há dois meses, mas parece que não chegamos lá. Então, com base nisso, vamos aplicar tarifas secundárias se não tivermos um acordo em 50 dias. É muito simples, e elas serão de 100%. E é assim que é. Não pode ser mais simples. É assim que é. Espero que não tenhamos que fazer isso. Mas, independentemente disso, nós vamos ser", seguiu Trump.
“A Rússia não ligou”
Como mostramos, o vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia e aliado de Putin, Dmitry Medvedev, disse que o Kremlin "não ligou" para o ultimato de Trump.
"Trump emitiu um ultimato teatral ao Kremlin. O mundo estremeceu, esperando as consequências. A Europa beligerante ficou decepcionada. A Rússia não ligou", escreveu o ex-presidente russo no X.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)