Trump acusa presidente do Fed de corrupção
O presidente americano voltou a atacar Jerome Powell após o banco central dos EUA manter a taxa de juros na faixa de 4,25% a 4,50%

Após o Federal Reserve anunciar a manutenção da taxa de juros na faixa de 4,25% a 4,50% ao ano, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a atacar o chefe da instituição, Jerome Powell, acusando-o de corrupção.
"Jerome 'Tarde Demais' Powell fez de novo!!! Ele chegou TARDE DEMAIS e, na verdade, FURIOSO DEMAIS, ESTÚPIDO DEMAIS e POLÍTICO DEMAIS para assumir o cargo de presidente do Fed. Ele está custando TRILHÕES DE DÓLARES ao nosso país, além de uma das reformas de prédio(s) mais incompetentes, ou corruptas, da história da construção civil! Em outras palavras, 'Tarde Demais' é um PERDEDOR COMPLETO, e nosso país está pagando o preço!", escreveu Trump na rede Truth Social.
Essa foi a quinta vez consecutiva que o Fed decidiu manter os juros nos EUA.
A decisão, contudo, não foi unânime. Os diretores Christopher Waller e Michelle Bowman votaram por um corte de 0,25 ponto percentual, marcando a primeira vez desde 1993 em que dois membros do Conselho de Governantes do Fed se opõem à maioria em uma votação de política monetária.
Pressão de Trump
Os comentários negativos de Trump sobre o trabalho de Powell tiveram início em abril, quando o assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, havia ventilado a possibilidade do presidente americano removê-lo do cargo.
No entanto, a demissão do presidente do Fed só é permitida “por justa causa”. Especialistas interpretam essa cláusula de maneira restritiva, aplicável apenas em casos de má conduta ou incapacidade, não abrangendo divergências políticas.
Construção do prédio do Fed
Trump e Powell protagonizaram uma conversa tensa em 24 de julho, quando o republicano visitou um dos prédios do banco central americano em construção na capital Washington.
Diante da imprensa, Trump questionou Powell sobre os alegados estouros no orçamento para as obras.
"Os estouros de orçamento do projeto já ultrapassaram 3,1 bilhões de dólares", afirmou o republicano.
O presidente do Fed balançou a cabeça em sinal de discordância e respondeu: "Ninguém me disse esse número. Eu não ouvi isso de nenhuma pessoa do Fed."
Leia mais: Trump discute com Powell sobre orçamento de obra no Fed
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Gabriel Cajaty
2025-07-31 22:27:35Que absurdo. Minhas postagens continuam saindo em nome de GABRIEL CAJATY. Parece piada mas não é. Meu nome é JOSÉ ROBERTO REZENDE FULLY.
Gabriel Cajaty
2025-07-31 22:23:25Estou postando para testar se meus comentários sairão doravante, isto porque, têm sido enviados e não são publicados. Espero que o erro tenha sido sanado pelos responsáveis do setor. Grato.
Clayton De Souza pontes
2025-07-31 10:39:31Esses populistas têm método. Gostam de apontar ou atribuir erros aos outros. Será que o Trump aprendeu essa tática com ô descondenado Lula?