TRE do Amapá cassa mandato de deputado José Tupinambá
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá determinou a cassação do mandato do deputado estadual José Tupinambá, do PSC, por compra de votos. As irregularidades foram descobertas por equipes de fiscalização integradas pelo Ministério Público Eleitoral e pela Polícia Federal na véspera do pleito de 2018. Cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral, TSE. Conforme a Justiça...
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá determinou a cassação do mandato do deputado estadual José Tupinambá, do PSC, por compra de votos. As irregularidades foram descobertas por equipes de fiscalização integradas pelo Ministério Público Eleitoral e pela Polícia Federal na véspera do pleito de 2018. Cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral, TSE.
Conforme a Justiça Eleitoral, a prisão de duas mulheres que trabalhavam como cabos eleitorais na campanha de José revelou o esquema de conquista de votos por meio da oferta e entrega de benefícios. O crime ocorreu nas três semanas que antecederam o pleito nos conjuntos Macapaba e bairros Infraero e Buritizal, em Macapá, capital do estado.
Na sessão, o procurador regional eleitoral Joaquim Cabral sustentou que, além do uso de cabos eleitorais no ilícito, houve a participação direta do candidato na captação ilícita de votos.
Ao votar, o presidente do TRE-AP, desembargador Rommel Araújo, declarou estar convencido de que José tinha total conhecimento da prática do crime. O magistrado frisou que a conduta do parlamentar configurou “uma verdadeira falta de respeito para com o eleitorado deste estado”. “Nós não podemos permitir que esse tipo de conduta venha acontecer como aconteceu neste caso, claro, a meu sentir”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)