Transparência Internacional aponta retrocessos no combate à corrupção no Brasil
Os retrocessos do Brasil no combate à corrupção, como a aprovação do projeto que desfigurou a Lei de Improbidade Administrativa, podem atrapalhar o ingresso do país na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. A Transparência Internacional no Brasil enviou à OCDE um relatório em que detalha esses retrocessos e faz recomendações ao país para a...
Os retrocessos do Brasil no combate à corrupção, como a aprovação do projeto que desfigurou a Lei de Improbidade Administrativa, podem atrapalhar o ingresso do país na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. A Transparência Internacional no Brasil enviou à OCDE um relatório em que detalha esses retrocessos e faz recomendações ao país para a reversão desse cenário.
O novo documento complementa denúncias anteriores feitas pela Transparência Internacional em 2019 e 2020. Além da aprovação da nova Lei de Improbidade, que foi articulada por Jair Bolsonaro e pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (foto), a entidade aponta outros problemas, como a perda de independência e crescimento da ingerência política do governo sobre órgãos como a Procuradoria-Geral da República, a Polícia Federal, a Receita Federal e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras.
A Transparência Internacional aponta ainda a interferência e o desmanche promovido pelo governo do presidente Jair Bolsonaro em órgãos ambientais, como o Ibama e o Instituto Chico Mendes. A falta de estrutura e de servidores compromete o trabalho de prevenção e estimula a prática de crimes ambientais, apontam os especialistas no relatório.
No âmbito do Poder Judiciário, o documento cita a decisão do STF que retirou da Justiça comum e transferiu para a Justiça Eleitoral a competência para julgar crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, quando houver associação com crimes eleitorais. Segundo a Transparência Internacional, a decisão resultou na anulação e na prescrição de processos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Leandro Nogueira de Freitas
2022-03-11 10:41:01O pior erro desse país foi transferir a capital pra Brasília, o que faz tudo parecer normal e até esperado para aqueles crápulas. Até dentro de Brasília os poderes conseguem se isolar. O único lugar em que o governo funcionaria mais a favor do progresso seria em SP, uma cidade/estado em que o Poder Público não é o principal empregador. Mas qualquer outra capital seria melhor que Brasília. Nada melhor que o político pisar na rua sabendo que pode sofrer uma chuva de tomates e ovos.
Emerson
2022-03-10 22:06:42O BRASIL SEMPRE SERÁ UM PAÍS CORRUPTO. A corrupção está no DNA do Brasileiro. O Sarney era corrupto e vivia cercado por iguais a ele. Depois veio Collor e PC Farias. O PSDB era e é corrupto. Criou o Petrolão, que Paulo Francis morreu denunciando, e o Mensalão do Eduardo Azeredo em MG. Depois veio o PT, que herdou esses esquemas e os turbinou. Depois veio Jair Bolsonaro, aquele das Rachadinhas, que condecorava Milicianos no RJ, aliado hoje do Centrão. O BRASIL NÃO TEM CONSERTO.
Emerson
2022-03-10 22:01:22O BRASIL É O PARAÍSO DA CORRUPÇÃO, DA RAPINAGEM. O BRASIL NUNCA IRÁ PREENCHER OS REQUISITOS PARA ENTRAR NA OCDE.
ROMEU
2022-03-10 18:42:34É uma luta desigual. De um lado as pessoas decentes, honestas e trabalhadoras. Do outro lados os corruptos e aproveitadores de sempre. A diferença é que a maioria dos políticos estão do lado daqueles que vivem às custas das benesses do Estado. Precisamos aplicar-lhes o famoso VOTO FAXINA, nossa única arma contra esse estado de coisas. Sem renovação não há solução!
MARCOS
2022-03-10 18:09:48OS POLÍTICOS CORRUPTOS (A MAIORIA NO CONGRESSO) APROVARAM O PROJETO PRÓ-CRIME QUE OS BENEFICIAM. DEVEM AGRADECER AO BUHRRO POVO BRASILEIRO QUE VOTA EM POLÍTICO CORRUPTO (A MAIORIA DO POVO). CADA PAÍS TEM O POLÍTICO QUE MERECE.
JOAO VITALINO DE FREITAS
2022-03-10 14:22:23Como pode estar em segundo lugar nas pesquisas, com tantos retrocesso, acorda Brasil.
Marcello
2022-03-10 14:21:36Elementar!!!
MAURICIO
2022-03-10 13:57:47Não precisamos de nenhum órgão internacional descrever que o país retrocedeu no combate a corrupção, está claro muito claro o grande retrocesso que tivemos no combate a corrupção e isso pode ser verificado no dia-a-dia inclusive com a libertação do corrupto n° 1. O Brasil retrocedeu sim e isso está muito bem claro, só não vê quem tem o celebro repleto de ervas daninhas.
Sônia Adonis Fioravanti
2022-03-10 13:55:10TAMBÉM COM AS ESCO RIAS DO PP E OS ALIADOS COR RUPTOS DO CAPETAO ,não é nenhuma surpresa .,e graças ao office boy aras ,acabou se a lava jato
Nyco
2022-03-10 13:01:21Transparência Internacional? _ Uma ONG com sede em Berlim? _ kkkk!! _ Que foi comandada por Patrícia Moreira até 2020, quando foi demitida por improbidade administrativa (Conluio político com procuradores da lava-jato)? ... Meus deuses, ... Quanta apelação.