"Teria que anular toda a eleição", diz Lewandowski sobre tese do PL
O ministro do STF Ricardo Lewandowski (foto) disse nesta quarta-feira (23) que, caso a tese de falha nas urnas do Partido Liberal (PL) fosse confirmada, todas as eleições brasileiras em 2022 deveriam ser anuladas. Ele, que também integra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), comentou a decisão do presidente da corte eleitoral, ministro Alexandre de Moraes,...
O ministro do STF Ricardo Lewandowski (foto) disse nesta quarta-feira (23) que, caso a tese de falha nas urnas do Partido Liberal (PL) fosse confirmada, todas as eleições brasileiras em 2022 deveriam ser anuladas.
Ele, que também integra o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), comentou a decisão do presidente da corte eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, de cobrar a apresentação de possíveis falhas nos dois turnos da eleição até às 16h de hoje.
“O ministro Alexandre de Moraes deu 24 horas para eles emendarem a inicial. Concordo", disse Lewandowski. "Se o defeito está nas urnas, está tanto no primeiro quanto no segundo turno. Se alegar defeito e colocar em xeque toda a votação no segundo turno, evidentemente esse defeito estaria no primeiro turno e aí teria que anular toda a eleição para senador, deputado, governador.”
Na tarde de hoje, o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, reiterou que apontou ao TSE falhas apenas no segundo turno deste ano e apenas na eleição presidencial. Ele alegou que os técnicos da auditoria contratada pela sigla "conseguiram pegar discrepância" só na segunda etapa do pleito.
No primeiro turno da eleição, além de eleger o governador Cláudio Castro no Rio, o PL fez a maior bancada da Câmara federal para 2023, com 99 deputados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
cristovao
2022-11-24 14:42:50Recentemente LEWAM tambem viajou para os ESTADOS UNIDOS JUNTO E mantiido por corruptos com processos no STF isso que é parcialidade Como tiveram coragem de soltar LULARAPIO JULGANDO MORO e DELANOL parciais, com relação ao corruPTo da silva e ainda com produto de ROUBO #issoqueérespeitaraconstituição.
Amaury G Feitosa
2022-11-23 19:27:18Nesta o ministro está certíssimo a solução não pode ser com o famoso e quase sempre criminoso ",jeitinho brasileiro" algo inadmissível, inaceitável por absurdo e mais estupros às leis ... há dois anos prego o uso do Art 142 da CF feito exatamente para crises e conflitos no Estado principalmente diante da total desmoralização dos poderes e infelizmente o que previ está ocorrendo e pode ficar pior muuuuito pior.