Tebet diz que nota do Copom foi "política" e no tom errado
A ministra do Planejamento, Simone Tebet (foto), juntou-se às críticas do presidente Lula e dos petistas contra a manutenção da Selic, a taxa básica de juros, em 13,75% na reunião do Copom realizada na semana passada. Tebet alegou que, embora a decisão do comitê do Banco Central seja técnica, a nota que o Copom divulgou...

A ministra do Planejamento, Simone Tebet (foto), juntou-se às críticas do presidente Lula e dos petistas contra a manutenção da Selic, a taxa básica de juros, em 13,75% na reunião do Copom realizada na semana passada.
Tebet alegou que, embora a decisão do comitê do Banco Central seja técnica, a nota que o Copom divulgou foi política e justifica o posicionamento do governo. Em seu comunicado, o colegiado afirmou que "não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado" — ou seja, em aumentar os juros, o que vai de encontro ao desejo expresso de Lula.
"Quando o Copom vem dizendo 'não hesitaremos em', pode até ter querido sinalizar para o mercado de que eles são independentes, que não vão ceder ao jogo político. Mas eu acredito que não precisavam ter esticado a corda como esticaram, porque também mandaram um recado, ao meu ver, equivocado para a equipe econômica e o núcleo político ou para a política brasileira", declarou a ministra do Planejamento durante a Arko Conference, nesta segunda-feira (27).
Segundo o relato da Folha, Tebet disse ainda à plateia de empresários que fez os mesmos comentários para o presidente do BC, Roberto Campos Neto, com quem disse ter boa relação e ouviu dele que "sempre foi assim". Para a ministra, é necessário que os documentos do Copom tomem cuidado com as palavras.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (5)
ROMEU
2023-03-28 17:15:46Não queime a língua, ministra! O pleito eleitoral de 2026 não está tão longe assim! Deixe o nine falar bobagens sozinho.
Juerg
2023-03-28 16:38:49A Senhora já vendeu sua alma para o capeta querida!
Tania Maria De Carvalho
2023-03-28 10:40:44Roberto Campos, Copom, precisam tomar cuidado com as palavras- Lula e seus “cumpanheiros “ não precisam. Temos ouvido muitas bobagens e muitos ataques ao mercado, além de ataques à pessoas físicas: Moro e o próprio Roberto Campos Neto são alvos da língua solta de Lula . Quero ver a Tebet cobrar o mesmo cuidado de Lula.
ANTONIO
2023-03-27 22:40:49Como é possível se rebaixar tanto?
Franco
2023-03-27 18:51:03Neste caso, concordo com a ministra. Bem. Por quê ela não critica falas erradas e agressivas do governo? Ninguém tem tem sangue de barata nem é subserviente a partido e governo com o histórico do Lula e do PT. Preciso dizer?