De que o Tribunal Penal Internacional precisa para condenar Putin?
Ex-juíza do Tribunal Penal Internacional, a jurista brasileira Sylvia Steiner explica por que Putin não é acusado de genocídio, no âmbito do processo pelo qual ele é alvo de mandado de prisão
Em entrevista à Crusoé, publicada na edição desta sexta-feira (24), a ex-juíza do Tribunal Penal Internacional (TPI) Sylvia Steiner analisa o caso aberto na corte no final de semana passado contra o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
Ele e sua comissária para os direitos da infância, Maria Lvova-Belova, são acusados de crimes de guerra pela transferência forçada de crianças ucranianas para a Rússia, no âmbito da invasão russa à Ucrânia.
A transferência forçada de crianças também poderia configurar crime de genocídio, como no Massacre de Srebrenica (foto), na Bósnia, mas esse não é o caso na Ucrânia até então.
"É necessário comprovar que a intenção é destruir os ucranianos", explica Steiner.
Clique no vídeo abaixo para assistir ao corte da entrevista com Sylvia Steiner.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
ROMEU
2023-03-27 18:28:50Boa pergunta! Simples resposta. Para condenar a tirania e acabar de vez com a desgraça humana precisa-se tão somente de extirpar a hipocrisia do meio político. Será que um dia a gente chega lá? Na dúvida é melhor esperar...