Surto nacionalista pode derrubar presidente e vice do Paraguai
No Paraguai, expressões como "traição à pátria", "entreguista" e "marionete do Brasil" voltaram à tona. Um grupo de congressistas de oposição declarou nessa quarta-feira, 31 de julho, a intenção de iniciar um processo de impeachment contra o presidente Mario Abdo Benítez, o Marito (foto), e seu vice, Hugo Velázquez. Os paraguaios acusam o governo local...
No Paraguai, expressões como "traição à pátria", "entreguista" e "marionete do Brasil" voltaram à tona.
Um grupo de congressistas de oposição declarou nessa quarta-feira, 31 de julho, a intenção de iniciar um processo de impeachment contra o presidente Mario Abdo Benítez, o Marito (foto), e seu vice, Hugo Velázquez.
Os paraguaios acusam o governo local de ter retirado uma cláusula da ata bilateral que regulou a venda de energia paraguaia de Itaipu para o Brasil. Segundo o jornal ABC Color, em um editorial desta quinta-feira, 1 de agosto, a remoção da cláusula "favorável ao Paraguai" foi feita "com o fim de reservar o negócio de venda de energia paraguaia no mercado brasileiro a uma empresa ligada nada menos que ao presidente Jair Bolsonaro".
Para Crusoé, a empresa brasileira que está sendo acusada pelos paraguaios, o Grupo Léros, negou qualquer vínculo com o presidente Bolsonaro e apenas admitiu ter mandado os documentos para se habilitar para um leilão de venda de energia da Ande, a estatal paraguaia de eletricidade.
Nenhuma investigação foi feita para apurar as denúncias. De todo modo, a febre nacionalista tem elevado o risco de o presidente e o vice serem apeados do poder. Na noite dessa quarta-feira, 31, um setor do Partido Colorado ligado ao ex-presidente Horácio Cartes chamado Honra Colorada afirmou que poderia apoiar o impeachment. "O pior pecado é entregar a pátria", disse o legislador colorado Basilio Núñez, que integra o grupo.
"A oposição está muito coesa. O que definirá o destino deles será a posição do ex-presidente Cartes", diz o cientista político paraguaio Marcello Lachi. "Cartes tem muito ódio a Marito e pode deixar que os dois, presidente e vice, caiam."
O que pode salvar Marito no cargo é que, caso ele e o vice sejam destituídos, quem assume é o presidente do Congresso, que pertence a outro partido, o Liberal. Não seria algo do interesse do Partido Colorado, que é situação.
O ABC Color é um dos principais jornais paraguaios e foi determinante na eleição do esquerdista Fernando Lugo, em 2008. Naquele ano, dizia-se os governos anteriores do Paraguai eram marionetes do Brasil e tinham traído a pátria. São frases muito parecidas com as que estão sendo escritas atualmente na imprensa de Assunção.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Flavio
2019-08-02 00:02:51O Principal Produto de Exportação do Paraguai é ARMAS, DROGAS, Cigarros, Falsificação e importação e Exportação de Contrabando Chinese ao BRASIL. O dito ex presidente é dono da MAIOR Companhia Falsificadora de Cigarros do Mundo Se o BR Fecha fronteira com esta autêntica republica de Bananas fará um bem ao BR
Rafael
2019-08-01 15:45:36qual a orientacao politica do atual governo paraguaio?
Paulo
2019-08-01 14:47:34Eu só queria saber de uma coisa só: O Paraguay já pagou sua quota na construção da usina? Já liquidou a fatura? Pois que pelo que sei, o governo Paraguaio cederia a maior parte dos 50% da energia que lhe cabe para amortizar essa dívida. Do lado de cá nós ainda estamos a pagar essa conta, se não me falha a memória, através da fatura que todos nós pagamos mensalmente. Se eles já liquidaram, tudo bem...
Hugo
2019-08-01 14:08:54Vixe, tem que começar a investigar o Bozo depois dessas denúncias.
Sergio
2019-08-01 13:42:57Parece piada chamar a Itaipu de binacional. kkkkkkkk
Rodrigo
2019-08-01 13:38:17Esquerda é lixo em todo o lugar, seja em países desenvolvidos, seja no Paraguai.
Joséf
2019-08-01 12:52:07A esquerda só sabe roubar e pedir impeachment.
NELSON
2019-08-01 12:17:06Se o Brasil disser que basta metade da energia comprada até hoje, o Paraguai entra em desespero porque só o Brasil é cliente e o Paraguai não tem o que fazer com a energia não usada. Pra vender eletrônicos piratas ou fazer contrabando de cigarro não precisa de energia elétrica. O bagageiro de ônibus de sacoleiros resolve. Assim, devagar Paraguai. Vc não tá com essa bola toda.
Odete6
2019-08-01 11:53:31Ô karma "político-trágico"esse da América Latina!... 😖 😫 😣....
Andre
2019-08-01 11:53:01Nada de novo na histeria e nos falses flags esquerdistas de qualquer país. Até virão nacionalistas para voltarem app poder