Subprocuradora diz que acesso de mensagens roubadas a Lula é de 'extrema gravidade'
A subprocuradora da República Cláudia Sampaio Marques (foto) criticou nesta terça-feira, 9, a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, que determinou o compartilhamento das mensagens hackeadas dos celulares dos procuradores da extinta força-tarefa da Lava Jato de Curitiba com a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo a procuradora, a...
A subprocuradora da República Cláudia Sampaio Marques (foto) criticou nesta terça-feira, 9, a decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, que determinou o compartilhamento das mensagens hackeadas dos celulares dos procuradores da extinta força-tarefa da Lava Jato de Curitiba com a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo a procuradora, a liminar proferida por Lewandowski na véspera do Natal é "absolutamente desfundamentada" e de "extrema gravidade" porque configura prova ilícita, obtida mediante crime de invasão dos celulares, viola os direitos fundamentais dos procuradores e fere a jurisprudência do Supremo.
Ela afirmou que, além dos procuradores da força-tarefa, outras pessoas também foram hackeadas pelos hackers presos na Operação Spoofing, em 2019, cujo acervo foi compartilhado com a defesa de Lula. "O que aconteceu nesses autos é de extrema gravidade. O (ex) presidente (Lula) tem em suas mãos, sem qualquer tipo de controle, material de opositores políticos", afirmou.
A subprocuradora pediu a revogação da liminar de Lewandowski, que está em julgamento na Segunda Turma do STF nesta terça-feira. Além do relator Ricardo Lewandowski, compõem o colegiado os ministros Gilmar Mendes, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Kassio Marques.
O advogado Marcelo Knopfelmacher, que defende os procuradores da extinta força-tarefa da Lava Jato de Curitiba, também pediu a revogação da liminar de Lewandowski, argumentando que, além de serem provas ilícitas e imprestáveis, elas não foram periciadas. Para o advogado, como Lula não foi vítima dos hackers, ele não é parte legitima para pedir o compartilhamento das mensagens apreendidas na Operação Spoofing e que estava sob custódia na 10ª Vara Federal de Brasília.
A defesa de Lula pretende usar as mensagens roubadas pelos hackers para anular as condenações do petista pela 13ª Vara Federal de Curitiba, alegando parcialidade do ex-juiz federal Sergio Moro, que trocou mensagens com os procuradores da Lava Jato pelo aplicativo Telegram.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
MAURICIO
2021-02-10 12:28:00País medíocre com juízes pobres em capacidade de julgar é assim. O Brasil nunca será um país digno para seu povo.
Osvaldo
2021-02-10 12:19:23O que será que está por trás desse medo? Desse receio do órgão acusador para que a defesa não tenha conhecimento das mensagens! Será que essas mensagens comprometem realmente o devido processo legal? Será?
Mauricio
2021-02-10 11:40:28Futuro do Brasil! Kkkkk kkkkk kkkkkk kkkkkk kkkkk kkkkk kkkkkk
Carmen
2021-02-10 08:38:26Certas decisões do SUPREMO me deixam arrasada e preocupada com o futuro do Brasil.
Scully
2021-02-10 07:56:28Impressionante como o Bol se vendeu para o Bolsonaro, o Lula e ainda achincalha a LavaJato. Tudo descaradamente!!!
Fernando
2021-02-10 00:40:02Leve correção: a Dra. Cláudia Marques é Subprocuradora-Geral da República, estando abaixo apenas do cargo de PGR, dentro da instituição MPF.
MARIA
2021-02-09 22:42:29Em 2014, Tófolli, já ministro do STF confessou, em palestra na USP, ter participado do roubo de um processo. Pediu e ganhou aplausos dos universitários. Parabéns, Fachin, nesse momento, no STF brasileiro é quase uma honra ser minoria.
Plínio
2021-02-09 22:20:33Suprema Corrupção passando por cima de jurisprudência, razoabilidade e da lei em nome de um criminoso. Era a provocação que faltava para Moro ser candidato. Tenha brios, Sérgio Fernando Moro. Vai deixar sua biografia ser mais manchada calado?! Enfrente essa corja. As pesquisas te colocam como único que pode vencer Bolsonaro num segundo turno. É o mesmo povo que vc diz ter defendido como juiz te chamando! É hora de ser brasileiro!!
Ricardo
2021-02-09 21:46:35Enquanto os honestos são incriminados, os ladrões fazem a festa e comemoram o apoio sempre recebido de alguns Ministros do Supremo Tribunal Federal e de advogados corruptos. A impunidade reina absoluta e o povo (na maioria, um bando de eunucos) paga a conta. Onde estão as guilhotinas?
Regina
2021-02-09 18:16:45Tudo como dantes no quartel de Abrantes. Damos um passo para a frente e três para trás.