'Sou tão idiota assim?', pergunta o ministro da Educação à oposição
Manifestantes encheram o Centro do Rio de Janeiro e a Avenida Paulista, em São Paulo, na série de atos convocados para esta quinta-feira, 15, contra o bloqueio das verbas das universidades em todo o país. Mas o ministro da Educação, Abraham Weintraub (na foto, com a deputada Joice Hasselmann), está conseguindo enfrentar os deputados de...
Manifestantes encheram o Centro do Rio de Janeiro e a Avenida Paulista, em São Paulo, na série de atos convocados para esta quinta-feira, 15, contra o bloqueio das verbas das universidades em todo o país. Mas o ministro da Educação, Abraham Weintraub (na foto, com a deputada Joice Hasselmann), está conseguindo enfrentar os deputados de oposição na audiência na Câmara dos Deputados, com a ajuda de parlamentares da base do governo.
Weintraub admitiu concordar em alguns pontos com críticas dos deputados da oposição, como fez ontem o ministro da Economia, Paulo Guedes, na Comissão Mista de Orçamento. Mas sustentou que não houve corte de 30%, e sim contingenciamento de 3,5% das verbas discricionárias das instituições de ensino federais.
"Me mostrem os números", disse o ministro, ao ter o percentual contestado. Ele lembrou que, se divulgar dados errados, pode vir a ser processado por alguns dos órgãos de controle do governo federal. O corte de 30% seria uma das fake news espalhadas na tentativa de desestabilizar o governo, na interpretação de Weintraub. "Uma delas é me mostrar como um idiota. Sou tão idiota assim? Responde, oposição", provocou.
Coube a deputados do PSL lembrar de contingenciamentos já praticados em outras administrações e citar o título de algumas teses e dissertações realizadas em universidades brasileiras de temas mais pitorescos como orgias gays, para mostrar falta de controle no uso das verbas de pesquisas acadêmicas. O objetivo foi fazer um contraponto às críticas da oposição.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Alan
2019-05-16 15:41:10Soraya, claro que não. As meta-análises brasileiras, mormente das universidades esquerdistas , simplesmente não existem! Sua pergunta só corrobora o que falei . Só temos algum impacto na medicina, meu ramo; no mais não têm nada;perdoa ,tem alguma coisa na física. É isso, o resto é balela.
Cirval
2019-05-16 14:46:38Não foi somente pelo corte de verbas que a estudantada e o professora se insurgiu contra o Ministro. Ele juntou bons e maus alunos e professores chamando-os de criadores de balbúrdia. Como Ministro não poderia dizer isso, ainda que pensasse dessa forma. Havia muita gente boa e com boas intenções nas passeatas. A maioria portava cartazes em defesa da educação, embora houvesse sindicatos e políticos opositores no meio deles. Ministro, é melhor trabalhar e resolver os problemas do que criticar.
Silvana
2019-05-16 12:32:02Em se tratando de um ministro da educação, podia ter demostrado mínima habilidade ao comunicar o bloqueio de verbas. Ocorre que a ala ideológica do governo adora uma provocação. Fez a festa dos estudantes e oposição. O ministro da economia que se vire pra minimizar a repercussão econômica.
Zélia
2019-05-16 11:48:08Isso sempre aconteceu. O problema todo é alguns órgãos da imprensa , mais uma vez, tentando desestabilizar o governo.
Lucia
2019-05-16 10:55:27O ensino superior no Brasil está absurdamente podre! Os professores fingem que ensinam e os alunos fingem que produzem alguma coisa de especial relevância. A universidade no Brasil é mais um local de balada atualmente.
Roberto S
2019-05-16 08:44:27Tô achando ótimo essa convocação dos ministros pela oposição. Oposição esta, que tá tomando uma LAVADA nas argumentações, e sendo desmascarada, está tendo efeito contrário, eu nunca tinha assistido TV CÂMARA, agora estou vendo os debates. À oposição restou apenas xingar e difamar os ministros , uma verdadeira covardia, assistam para verem pessoalmente
Roberto
2019-05-16 08:25:39CHEGA de PUTARIA no ensino público. O Brasil merece ser uma nação LIVRE e DEMOCRÁTICA Chega dessa ESQUERDA SUJA HIPÓCRITA E CORRUPTA
THIAGO
2019-05-16 08:13:24Aqui em Belo Horizonte 99% dos manifestantes eram militantes. A maioria dos cartazes com erros grotescos de português. Bandeiras vermelhas da CUT, PSTU e toda a corja esquerdista. Definitivamente, BANDO DE IDIOTAS INÚTEIS!!!
LuisR
2019-05-16 08:02:24"Manifestantes"? acho que não é o termo correto! Duvido que 90% deles saibam ler, escrever e nem o motivo de participarem dessa palhaçada organizada pela esquerda
Alan
2019-05-16 08:00:56Fernando W , não preciso desculpa-lo. Vc não disse nada. Passei os dados gerais. Ou vc acha que temos relevância e fator de impacto? Não têm absolutamente nada. Só sofismas . É por aí meu caro, infelizmente.